Reunião pública de estudo de “O Livro dos Espíritos”

e de “O Evangelho segundo o Espiritismo”

Grupo Espírita Batuíra de Portugal

Duas vezes por semana - às segundas-feiras, das 20h às 21.30h e às quartas-feiras, das 17h às 18.30h -, tem lugar nesta casa uma reunião pública de importância fundamental para todos os espíritas: a do estudo de “O Livro dos Espíritos” e de “O Evangelho segundo o Espiritismo”. Como o seu nome indica, é pública, o que significa que nela podem participar todos os que se dirigirem ao GEB nesses horários.

A reunião de segunda-feira existe desde que o Centro abriu, mas a de quarta-feira foi iniciada posteriormente, ao apercebermo-nos de que havia pessoas que, por um ou outro motivo, não podiam comparecer às reuniões nocturnas. O estudo processa-se da seguinte forma:

No que diz respeito a “O Livro dos Espíritos”, começa-se na pergunta nº.1 e vai-se avançando, ao ritmo de 3/4 perguntas por semana, até chegar à derradeira pergunta - a nº.1018 ou 1019 (dependendo das edições da obra). Quanto a “O Evangelho segundo o Espiritismo” é aberto “ao acaso”; mas podemos afirmar que, apesar de poder parecer aos mais desavisados que ele é aberto – como acima se diz – “ao acaso”, a experiência tem demonstrado ao longo dos anos que esse “acaso” não existe, pois a lição que calha é sempre o complemento necessário e, muitas vezes, indispensável, para as perguntas de “O Livro dos Espíritos” que se vão estudar nesse dia.

Durante a hora e meia que dura a reunião, os assistentes vão tecendo os seus comentários sobre os assuntos em foco nesse dia nos dois livros, sendo lembrados de que as suas análises não podem sair desse âmbito. A reunião acaba com a leitura de uma página de um dos seguintes livros de Emmanuel, psicografados por Chico Xavier: “Fonte Viva”; “Pão Nosso”; “Caminho, Verdade e Vida” ou “Vinha de Luz”, os quais são uma ajuda inestimável para se compreenderem ainda melhor as lições de “O Evangelho segundo o Espiritismo”.

E como hoje em dia começa a haver uma enorme profusão de livros, o que pode deixar o espírita um pouco desorientado sobre os que há-de consultar para melhor estudar, deixamos aqui a sugestão de um bom auxiliar: o “Vade Mecum Espírita”, uma obra da autoria de Luiz P. Guimarães, publicada pela editora “Nosso Lar”, em que é feita uma relação de 1404 temas que são abordados em 347 obras espíritas.

Também é importante a consulta de outras obras complementares como, por exemplo, “Pérolas do Além”, “Religião dos Espíritos” e “O Consolador”, de Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier; os livros que constituem a colecção escrita por André Luiz, também psicografia de Francisco Cândido Xavier; todas as obras de Richard Simmoneti e toda a bibliografia de Yvonne A. Pereira e de Martins Peralva, para só citarmos alguns.

Um olhar experiente

A fim de de sabermos um pouco mais sobre os verdadeiros resultados das reuniões de estudo, o nosso jornal “Verdade e Luz” dirigiu algumas perguntas ao presidente do Grupo Espírita Batuíra e coordenador do estudo das 2ªs.-feiras, Sr. Orlando Carvalho:

V.L. – Sr. Orlando, quais são os benefícios que uma reunião deste género acarreta para os seus frequentadores?

O.C. – Os benefícios são vários porque, ao ser um estudo que se baseia nas obras da Codificação Kardequiana, é preciso estudar profundamente e, para isso, torna-se necessária a consulta não apenas das obras básicas do Espiritismo, mas também de todas as outras que fazem parte da nossa já vasta biblioteca.

V.L. – Como se processa a reunião?

O.C. – Após estarem todos os assistentes sentados à mesa, dá-se início ao estudo com uma prece que, aliás, é como começam todas as reuniões nesta casa. Depois, e seguindo uma ordem pré-estabelecida, é dada a palavra a cada um dos participantes, a fim de fazerem os seus comentários sobre as perguntas de “O Livro dos Espíritos” e sobre a página de “O Evangelho segundo o Espiritismo” em estudo nesse dia. É conveniente deixar aqui bem claro que não são permitidas nem interferências nem desvios de qualquer ordem que possam dar azo a discussões que, inevitavelmente, perturbariam o estudo. Se for preciso prestar algum esclarecimento, ele será dado no fim da reunião. O estudo acaba, impreterivelmente, à hora marcada, com a leitura de uma página de um dos quatro livros já referidos anteriormente, seguindo-se a prece de agradecimento.

V.L. – Esta reunião favorece, de alguma maneira, o fortalecimento do Grupo?

O.C. – Com a experiência que vai sendo adquirida pelos seus freqüentadores, que se manifesta através da assiduidade e do interesse que põem em aprender, temos efectivamente conseguido resultados que são gratificantes e muito produtivos para o Grupo pois, normalmente, é daqui que saem os trabalhadores que vão integrar os diversos departamentos da casa, tais como:

Entre os participantes nesta reunião aparecem, com certa freqüência, pessoas com capacidades medianímicas e que são depois encaminhadas para as reuniões de educação mediúnica.

V.L. – Qual é o objectivo final?

O.C. – O objectivo final é a formação espiritual das pessoas a fim de que, em resultado do estudo dos dois livros, elas fiquem preparadas para as tarefas que passarão a desempenhar. E é bem visível a alegria e o enriquecimento espiritual de todos os que participam numa tarefa de Evangelho-terapia. E não nos podemos esquecer nunca que - nesta como em qualquer outra reunião ou tarefa da nossa casa - há a participação e o envolvimento dos Amigos Espirituais da Paz e da Luz, nomeadamente do nosso mentor Batuíra, os quais estão sempre presentes e que nos têm dito inúmeras vezes que a assistir a estas reuniões de estudo estão também numerosos espíritos desencarnados que precisam de aprender, tal como nós.