O Espiritismo é doutrina Cristã

Umberto Ferreira

Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? Jesus. (O Livro dos Espíritos - questão 625)

O Espiritismo é uma doutrina muito abrangente com relação ao conhecimento. Tem tríplice aspecto: científico, filosófico e religioso (ou moral). Surgiu a partir do estudo dos fenômenos mediúnicos, estudo este conduzido com metodologia científica, com o rigor exigido pela Ciência. Como filosofia, aborda as mais diversas questões que vem preocupando o homem, desde épocas muito antigas, quando começou a pensar. Como doutrina de caráter religioso ou moral, leva a criatura a compreender a sua natureza espiritual e a realizar a sua reforma íntima, com vistas ao aperfeiçoamento moral. É, pois, doutrina eminentemente ética.

O aspecto religioso é fundamentado nos ensinamentos do Cristo. Sua moral é a que é ensinada e praticada por Jesus. Todos os que negam a base cristã do Espiritismo demonstram não conhecê-lo. "O Livro dos Espíritos", que é a obra fundamental da Doutrina Espírita, indica Jesus como guia e modelo para o homem. Ele é, pois, "o Caminho, a Verdade e a Vida". Uma das obras básicas da Codificação kardequiana é "O Evangelho Segundo o Espiritismo". Ela trata especificamente do aspecto religioso e é toda desenvolvida a partir dos ensinamentos do Cristo. Nos seus 28 capítulos cita mais de 400 versículos dos Evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, os quais são estudados a fundo, de modo que se tornem compreensíveis para a grande maioria das pessoas. Das partes do Evangelho, as mais estudadas nesta obra são o "sermão da montanha" e diversas parábolas. Tudo é explicado em linguagem simples e objetiva.

Emmanuel prossegue os estudos iniciados por Allan Kardec. Através da psicografia de Francisco Cândido Xavier, dita cinco livros altamente instrutivos: "Fonte Viva", "Pão Nosso", "Vinha de Luz", "Caminho, Verdade e Vida" e "Palavras de Vida Eterna". Neste conjunto de livros, desenvolve estudos fundamentados em cerca de 900 versículos do "Novo Testamento"

Humberto de Campos enriquece a bibliografia espírita com estudos evangélicos. A sua obra "Boa Nova", psicografada por Francisco Xavier, contém a narração de fatos da vida de Jesus e ensinamentos vivos de inestimável valor.

Outras obras também contêm ensinamentos do Cristo, mas as que citamos são suficientes para demonstrar, de forma incontestável, que o Espiritismo é doutrina eminentemente cristã.

O estudo da Doutrina Espírita leva o homem a sentir a necessidade de conhecer profundamente o "Novo Testamento" e facilita a compreensão dos ensinamentos do Evangelho de Jesus, Atos, Cartas de Paulo, etc. Todo espírita estudioso caminha neste sentido, porque compreende que o Espiritismo sem Evangelho se reduz a uma filosofia com grandes limitações e que diminui bastante as possibilidades de atingir o seu mais nobre objetivo, que é a reforma moral da criatura.

O Espiritismo é, portanto, doutrina cristã, que busca chegar à essência do Evangelho, interpretando os textos em verdadeiro espírito.