Hereges excomungados

José Reis Chaves

Primeiramente, informo as duas palestras de Trigueirinho, em 22-11-2004, às 17,30 e 20,30 horas, no Minascentro, Av. Augusto de Lima, 785, Centro, BH, entrada franca, não se permitindo o acesso de adultos acompanhados de menores de 12 anos, incluídos os bebês.

Nas fogueiras coletivas da Inquisição, eram colocados vários hereges, isto é, pessoas que não acreditam em algum dogma. O espetáculo era dantesco: "churrasco" de carne humana de pessoas ainda vivas! E os gritos de dor e horror e o cheiro desse "churrasco" invadiam as igrejas, em que fiéis assistiam à missa. Mas a verdadeira missa estava lá fora, na praça! "Tudo o que fizerdes ao menor de todos, estareis fazendo a mim" (Mt 25,45)! Porém os protestantes tiveram também a sua Inquisição. E a Igreja está evoluindo. No Concílio de Trento (1545-1563), houve 126 anátemas (maldições) aos hereges. No C. Vaticano I (1870), esses anátemas caíram para 18. E no C. Vaticano II (1963), não houve sequer um anátema. E das 432 doutrinas heréticas mais conhecidas, eis algumas: gnósticos, arianos, pelagianos, docetistas, montanistas, cátaros (albigenses), mágicos, mendicantes, flagelantes, marranos, fraticelli, hussitas, borboritas, hidraparastatos, tascodrogitas, batracitos, entacristos, apotocitos, sacóforos e beguinos.

Os médiuns (profetas na Bíblia), com seus fenômenos de obsessão, possessão, visões, audição de vozes etc, eram tidos como endemoninhados e feiticeiros, e, conseqüentemente, considerados como sendo também hereges. E as mulheres médiuns, chamadas injustamente de feiticeiras no passado, foram as vítimas mais numerosas da Inquisição. Isso se deveu à ignorância dos padres e pastores e à sua ojeriza com as pessoas dotadas de dons espirituais (do seu Espírito Santo Interno), dons esses que nem sempre os líderes religiosos possuem.

Se você aceita a dualidade platônica de que você é um espírito e um corpo físico separados (Ec. 12,7), você é um herege excomungado da categoria dos cátaros, pois a excomunhão é também automática. A Igreja excomunga os protestantes, os espíritas e os evangélicos. E as religiões destes, exceto a dos espíritas, excomungam também os católicos, os espíritas e os ortodoxos. Destarte, todos nós somos hereges excomungados, automaticamente, por alguma igreja cristã!

O teósofo e biblista José Reis Chaves escreve neste espaço às segundas-feiras.