Informações

José Reis Chaves

Dedico esta coluna, principalmente, aos meus críticos.

Sempre foi para mim um lazer, de cotio, ler e estudar a Bíblia e as várias teologias. E por causa desses meus críticos, eu tenho sido forçado a ultrapassar esse meu natural lazer, e buscar, com afinco, argumentos bíblicos e teológicos para dar respostas melhores possíveis para eles e todos os que acompanham esta coluna. Mas esse trabalho tem sido também um deleite para mim, pois me tem aprimorado o conhecimento na minha área de estudo predileta, ou seja, a Bíblia e as várias teologias. E reitero o que já tenho dito em outras matérias. Não sou inimigo da Igreja Católica e de nenhuma outra religião, como esses críticos têm dado a entender. Primeiro porque a Igreja Católica foi a religião de meus saudosos pais e demais antepassados meus. Segundo porque o espiritismo, no Ocidente, é a religião pioneira em afirmar que todas as religiões levam-nos a Deus. Ademais, porque alguém vê erros numa religião, não significa que ele seja, necessariamente, inimigo dela. E quem não vê erros nas religiões dos outros? Acrescente-se a isso que, muitas vezes, uma heresia de hoje torna-se ortodoxia no futuro! Eu apenas busco divulgar a verdade teológica bíblica espírita.

E para os detratores do Espiritismo, eis alguns informes interessantes: Há no Brasil 100 hospitais espíritas, como o André Luiz, de Belo Horizonte, e muitos outros que estão em projeto de fundação. Esses hospitais contam com o tratamento acadêmico e o espiritual também, se o paciente e seus familiares o desejarem. Um dos dirigentes do André Luiz é o psiquiatra e médium psicógrafo dr. Roberto Lúcio, cuja obra psicografada mais conhecida é "Mediunidade com Jesus".

E há milhares de instituições espíritas de caridade no Brasil. Oportunamente, falaremos da fundação de universidades espíritas no Brasil e estrangeiro. Outro informe interessante: Chico Xavier, o "Mineiro do Século" (numa louvável pesquisa da Rede Globo de TV), com 418 livros psicografados, traduzidos para várias línguas, e lidos por 76% dos brasileiros, já conta com mais de 100 biografias! Duas delas são "Chico no Monte Carmelo", do Dr. Marival Veloso de Matos (organizador), com prefácio do dr. Elias Barbosa, e "Chico Xavier - Casos Inéditos" -, do dr. Weimar Muniz de Oliveira, juiz de direito em Goiânia, GO. E eis uma grande obra evangélico-espírita recém-lançada: "Luz Imperecível", do Dr.Honório Onofre de Abreu.

Neste ensejo, saúdo, desejando-lhes sucesso, os novos colunistas de O TEMPO: José Serra, dom Walmor Oliveira de Azevedo, novo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, o ex-ministro Paulo Haddad, Laura Medioli, a deputada federal (PT) Sandra Starling, Xico Graziano, Mário Rosas e os norte-americanos Paul Krugman, William Safire e Thomas Friedman.

Autor de "A Face Oculta das Religiões", Ed. Martin Claret.
E-mail: escritorchaves@ig.com.br