Maravilhas esquecidas ou desconhecidas

Orson Peter Carrara

Estive recentemente em Votuporanga-SP para uma palestra e fui agradavelmente surpreendido com excelente música ao vivo da cantora espírita Andréa Rodrigues que, por gentileza, presenteou-me com o belíssimo CD Viver Feliz, cujas músicas ela apresentava antes da palestra. O CD é suave, tem 19 faixas belíssimas, com letras doutrinárias e melodias de muita sensibilidade. Foi editado pela Editora DIDIER e pode ser encontrado em nossas distribuidoras. Impossível definir qual das músicas é a mais bonita, pois todas traduzem espiritualidade.

Como ouço o CD de Andréa com freqüência, fiquei a pensar que muitos bons trabalhos na área da música ou mesmo da arte em geral são desconhecidos ou estão esquecidos pela ausência de uma divulgação mais direta. Todos eles são fruto de muita dedicação, trazem profunda inspiração e sua mais ampla divulgação traria benefícios para muita gente.

É o caso das vibrantes apresentações do Grupo de Canto Voz da Manhã (contatos com Écio pelo telefone 0 xx 11 4221-8481); igualmente das maravilhosas melodias da cantora Célia, com seus inúmeros CDs (fone 0 xx 13 3576-6969); da sensibilidade de Marisa Cajado com o Projeto Cancioneiros do Infinito (fone 0 xx 13 3354-1779); da simpática presença de Moacyr Camargo (0 xx 11 3917-2329 ou moacyrcamargo@uol.com.br) ou da dedicação doutrinária de Sidirlei Ferreira, o Leleco, de Bauru (fone 0 xx 14 3224-3750).

Ao mesmo tempo, como esquecer Paula Zamp, Miguel Pereira, Ana Person, Oneida Terra e Plínio de Oliveira e Nando Cordel, cujos contatos não possuo no momento, entre outros também notáveis nomes que seria impossível relacionar em sua totalidade num simples artigo?

Há ainda as belas trilhas sonoras de peças teatrais em CDs, normalmente comercializados durante as apresentações, e o notável trabalho Allan Kardec – O homem – Bicentenário 1804 2004, lançado pela Federação Espírita do Estado do Espírito Santo (0 xx 27 3222-7551) onde, entre outras magistrais faixas com música e coral, está a inesquecível Canção da Alegria Cristã, de Leopoldo Machado.

Mas há também outros trabalhos magníficos de grande alcance para beneficiar pessoas deprimidas ou angustiadas. Como, por exemplo, o CD MELHORANDO A AUTO-ESTIMA, do Dr. José Carlos de Lucca e os trabalhos do Dr. Izaias Claro, em CDs igualmente. Isto tudo sem falar da extraordinária série Momento Espírita (visitem os sites www.feparana.com.br, www.momento.com.br e www.livrariamundoespirita.com.br) e a série em slides do Projeto Slide (contatos com Américo pelo fone 0 xx 11 6952-1582 ou americosucena@uol.com.br.

Tudo isso por única razão: o que é bom precisa ser divulgado, espalhado, noticiado...