Mensagem de Natal

Paulo da Silva Neto Sobrinho

Não podemos nos furtar de falar do evento que é o mais importante para todos nós seres humanos, qual seja a data em que comemoramos o nascimento de Jesus, o Cristo.

Esperamos que neste ano possamos nos irmanar nos sentimentos de amor, de tolerância e de compreensão, seguindo o exemplo daquele que especialmente Deus, o nosso Pai, nos enviou para servir de modelo e guia.

Que possamos ouvir dentro dos nossos corações as palavras com que Jesus saudou a seus discípulos: "A paz esteja com vocês", já que é o que todos nos intimamente buscamos.

Muito simbólica a narrativa de Lucas quando diz “Maria deu à luz o seu filho primogênito, (2,7), na voz embargada Simeão profetiza que ele seria a “luz para iluminar as nações”, o que de fato foi confirmado por Ele quando disse: “Eu sou a luz do mundo”.

Por outro lado, como sempre quis se igualar a nós, diz sobre “Vós sois a luz do mundo”, nos recomendando que “brilhe vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”, o que nos coloca diante da inevitável máxima do Evangelho “amar ao próximo como a ti mesmo”.

Então estamos diante da opção de sermos luz se nós o quisermos, entretanto devemos ter consciência que essa é a condição necessária para se instalar o reino de Deus aqui na Terra. Se não agirmos dessa maneira, estaremos dizendo que a vinda desse Mensageiro de Amor foi infrutífera para nós. Mudemos nossas atitudes, buscando seguir suas recomendações de tal forma que possamos ser aquela “árvore que produz bons frutos” maneira prática de cada um dizer ao Cristo: Valeu a pena tudo o que passastes para trazer a mensagem do Pai a mim.

Dez/2004