Plágios

Paulo da Silva Neto Sobrinho

Sr. Editor,

Essa é a nossa opinião, se possível gostaríamos de ver publicada, sobre artigo publicado dia 23/03/20004, coluna Opinião dos Leitores, título Plágios, assinada por Luiz Roberto Turatti:

Já que se falou em plágios

Será que “corajosamente” também devemos denunciar Lucas e Mateus de terem plagiado Marcos, já que este foi quem escreveu o Evangelho antes dos outros dois?. Vejamos, como exemplo entre vários outros, o Batismo de Jesus pelas narrativas:

Mc 1, 9-11: Nesses dias, Jesus chegou de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. Logo que Jesus saiu da água, viu o céu se rasgando, e o Espírito, como pomba, desceu sobre ele. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado; em ti encontro o meu agrado."

Mt 3, 13-17: Jesus foi da Galiléia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João, e ser batizado por ele. Mas João procurava impedi-lo, dizendo: "Sou eu que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim?" Jesus, porém, lhe respondeu: "Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça." E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele. E do céu veio uma voz, dizendo: "Este é o meu Filho amado, que muito me agrada."

Lc 3, 21-22: Todo o povo foi batizado. Jesus, depois de batizado, estava rezando. Então o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado! Em ti encontro o meu agrado."

Quanto a Chico, sua vida de amor ao próximo é reconhecida por muitos. Escolhido como Mineiro do Século 2000, indicado para o prêmio Nobel em 1981 e homenageado pela Câmara de Deputados em junho de 2002, são elementos suficientes para dizer de sua personalidade.

Divaldo fundador, em Salvador, da Mansão do Caminho instituição que atende crianças órfãs e carentes. Cidadão Honorário de Salvador, com mais outros 79 títulos de cidadania honorária pelo país, Doutor Honoris Causa em Humanidades, no Canadá, vários outros títulos dentre os mais de 600 que recebeu no Brasil e exterior. É mais um espírita cuja vida é dedicada ao próximo. Não necessitamos falar mais nada, já que esses fatos falam por si.

Só fanático religioso não reconhece isso, principalmente esses seguidores do Quevedo como o Sr. Turatti (O Tempo, opinião 28/03/2004), que ficam a buscar na mídia qualquer fato negativo e sensacionalista que venha a falar dessas duas personalidades. A ele repetimos as palavras de Jesus: “Aquele que tiver sem pecado atire a primeira pedra”.

Paulo Neto

e-mail: pauloneto@ghnet.com.br

Abraços

Paulo Neto

(Publicado no Jornal "O Tempo", dia 09.04.2004, Coluna Opinião dos Leitores)