Uma conquista pessoal

Valdomiro Halvei Barcellos

você sabia que:

O tabaco é o maior agente EVITÁVEL causador de doenças e mortes prematuras.

A fumaça do tabaco é considerado o maior agente de poluição ambiental doméstica pela Organização Mundial de Saúde.

Existem mais de 50 doenças relacionadas ao fumo, entre elas bronquite crônica e enfisema pulmonar, derrame cerebral, doença isquêmica do coração, úlcera pépticos, vários tipos de câncer como de pulmão, bexiga, boca, garganta, esôfago e colo de útero. A pessoa que fuma vive menos e envelhece mais cedo.

O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer em geral, 90% das mortes por câncer de pulmão, 30% das mortes por doenças coronarianas, 85% das mortes por bronquite crônica e enfisema pulmonar e 25% das mortes por derrame cerebral.

As mães que fumam na gravidez têm maior risco de aborto, parto prematuro e o bebê nasce com menor peso.

Mais de 5000 substâncias estão presentes na fumaça do cigarro, entre alcatrão, nicotina, resíduos de agrotóxicos, elementos radioativos, metais pesados. Várias delas cancerígenas e irritantes para os olhos, nariz e garganta.

A nicotina é uma droga que causa dependência física e psicológica. Ela pertence ao grupo dos estimulantes do sistema nervoso central, o mesmo da cafeína, da cocaína, do crack e dos inibidores do apetite (anfetaminas).

As pessoas passam cerca de 80% do seu tempo em ambientes fechados; fumar nestes locais prejudica a qualidade do ar e expõem as pessoas que não fumam, principalmente as crianças. Os riscos são sofrerem os danos da fumaça e doenças do tabaco.

PARANDO DE FUMAR, A PESSOA VAI:

Economizar o dinheiro do cigarro.

Melhorar o hálito, a aparência da pele e cabelos.

Melhorar o desempenho físico e sexual.

Melhorar a auto - estima.

Melhorar o ar que respira e que os outros respiram.

Diminuir o risco de adoecer por doenças relacionadas ao fumo.

Ser um bom exemplo para as crianças e as pessoas que fumam.

DICAS PARA QUEM QUER PARAR DE FUMAR

MARQUE UMA DATA PARA PARAR DE FUMAR E INFORME AS PESSOAS QUE O RODEIAM SOBRE A SUA DECISÃO.

ELIMINE A CARTEIRA DE CIGARROS, ISQUEIRO OU FÓSFOROS E O CINZEIRO.

PEÇA APOIO A FAMILIARES, AMIGOS OU PROFISSIONAIS DE SAÚDE.

TENHA UMM PLANO DE AÇÃO EM CASO DE VONTADE INCONTROLÁVEL DE FUMAR E LEMBRE -SE DE QUE A SENSAÇÃO RUIM DA FALTA DO CIGARRO É PASSAGEIRA.

EVITE AMBIENTES FECHADOS ONDE AS PESSOAS ESTEJAM FUMANDO.

EVITE BEBIDA COM MUJITA CAFEÍNA, COMO CAFÉ OU CHÁ PRETO.

EVITE COMPORTAMENTOS E SITUAÇÕES QUE LHE DÊM VONTADE DE FUMAR E, SE NECESSÁRIUO, MODIFIQUE SUA ROTINA. FAÇA UMA ATIVIDADE FÍSICA REGULARMENTE.

PROCURE SE DISTRAIR COM ATIVIDADES QUE PROPORCIONEM PRAZER. SE VOCE TEM UM HOBBY, PONHA - O EM PRÁTICA.

RESPIRE PROFUNDAMENTE, RELAXE, PRINCIPALMENTE NAS SITUAÇÕES DE ESTRESSE.

BEBA ÁGUA OU OUTRO LÍQUIDO QUANDO LHE DER VONTADE DE FUMAR.

NÃO SUBSTITUA O CIGARRO POR ALIMENTOS OU BALAS, FAÇA REFEIÇÕES BALANCEADAS E PREFIRA ALIMENTOS DE BAIXAS CALORIAS.

REFORCE SUA VONTADE DE NÃO FUMAR, LEMBRANDO - SE DOS MALEFÍCIOS DO CIGARRO E DAS VANTAGENS EM NÃO FUMAR.

RESISTA AO DESEJO DE FUMAR, RECUSE CIGARROS OFERECIDOS POR OUTRAS PESSOAS, APRENDA A DIZER NÃO AO CIGARRO.

SE NECESSÁRIO PROCURE AJUDA MÉDICA ESPECIALIZADA.

LEMBRE - SE: PARAR DE FUMAR É UMA VITÓRIA, UMA CONQUISTA PESSOAL.

SERVIÇO DE PNEUMOLOGIA DO HCPA - FUNDAÇÃO MÉDICA DO RS

29 DE AGOSTO DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O FUMO.