J. Herculano Pires - O Apóstolo de Kardec

Elias B. Ibrahin

de Itapetininga, SP

O título acima revela o nível elevado do excelente livro lançado por Jorge Rizzini. É a verdadeira história do Espiritismo no Estado de São Paulo e além fronteiras. Mais que isso, o testemunho valioso de uma vida inteira dedicada à defesa de nossa querida Doutrina Espírita, com absoluta fidelidade a Allan Kardec.

Contém temas atuais, problemas que persistem em nossos dias e para os quais todo cuidado é pouco, tais como: política no Espiritismo, distorções doutrinárias, livros apócrifos, Federações vaidosas e com misticismo, promoção pessoal, disputa por cargos em Diretorias espíritas, hipocrisia/farisaísmo, falta de coragem na defesa da Doutrina, pseudo-sábios escrevendo livros, teorias esdrúxulas, infidelidade a Kardec, influência de estudo doutrinário, concessões a dano da Doutrina, etc.

Trata-se de um roteiro para o movimento espírita de São Paulo e do Brasil. Deve ser lido, estudado e guardado para consultas por todos os espíritas que têm responsabilidade e amor à Doutrina.

Em Itapetininga, tivemos a oportunidade de conviver algumas vezes com José Herculano - como preferia ser chamado - mercê do seu irmão Renê Pires que foi Presidente por doze anos deste Centro “O Caminho” e sempre admiramos a obra do Apóstolo de Kardec. Concordamos inteiramente com os pensamentos e atitudes tomadas por José Herculano. Somos seus admiradores e seguidores incondicionais. Que Deus o abençoe sempre - “o zelador do Espiritismo” - no dizer de sua filha Heloisa Pires, e “o homem múltiplo” - conforme o autor do livro-documento.

Parabéns portanto ao escritor Jorge Rizzini, pelo ótimo trabalho. É um livro recomendado com a máxima convicção! Realmente, faz o leitor crescer espiritualmente! Saudamos o lançamento! Que seja muito lido e divulgado!

(Jornal Verdade e Luz Nº 192 Janeiro de 2002)