Dicas de Pesquisa

Uma pesquisa pode ser realizada com apenas uma palavra ou uma frase. Porém, com as dicas nesta página, você pode modificar sua pesquisa para obter melhores resultados práticos.

Use AND (que significa E) para encontrar duas palavras num mesmo texto. Se mais de uma palavra for usada, este é o operador padrão. Por exemplo: amor AND caridade irá encontrar somente os documentos que contenham as palavras amor e caridade. Isto tem o mesmo efeito de se usar simplesmente amor caridade.

Use OR (que significa OU) para encontrar uma ou outra palavra, por exemplo: justiça OR igualdade Esta pesquisa encontra todas as páginas que mencionam justiça, igualdade ou ambas.

Use NEAR (que significa PRÓXIMO) para encontrar palavras próximas uma das outras. Por exemplo, as duas pesquisas caridade AND amor e caridade NEAR amor procuram as ambas palavras no mesmo documento. Mas se você usar NEAR, as respostas serão apresentadas em ordem de proximidade, portanto, os primeiros itens da lista de resposta serão aqueles em que as palavras caridade e amor estiverem mais próximas do que aqueles que aparecerão ao final da lista.

Use AND NOT (que significa EXCETO) para excluir um determinado texto de sua pesquisa. Por exemplo, se você quer encontrar páginas com a palavra lei mas não quer (pois já sabe o suficiente, por exemplo) lei de progresso, pesquise por lei AND NOT progresso.

Use parêntesis para agrupar os elementos de pesquisa em unidades lógicas. Usando o exemplo anterior, digamos que você quer encontrar páginas que também contenham a palavra caridade, pesquisa por (lei AND NOT progresso) AND caridade.

Use aspas para pesquisar uma determinada frase (ou conjunto de palavras) exatamente da forma que você determinou, coloque esta frase entre aspas. Por exemplo, "Amai-vos uns aos outros" obtém todos os documentos que fizeram referência a esta frase.

Os resultados serão apresentados de dez em dez, limitados a um máximo de 100 e em ordem de relevância, ou seja, os que estiverem mais próximos de atender à sua pesquisa virão primeiro. O grau de aproximação pode ser visto no número percentual que antecede o nome do arquivo.

Para paginar entre os resultados, há uma barra acima e abaixo deles, indicando a página atual e fornecendo acesso a qualquer outra desejada.