Dicas de Download

Para fazer um download, ou seja, copiar um arquivo a partir do Portal para o seu computador, a maneira mais fácil e clicar sobre o arquivo com o botão da direita do mouse, aparecerá um menu de opções, bastando escolher "Salvar para", depois disso surgirá uma tela que lhe permitirá definir a pasta onde o arquivo será gravado e mesmo alterar o nome dele, se desejar.

Uma vez tendo o arquivo em seu disco local, você pode utilizá-lo, sendo que a forma como isto é feita varia conforme a extensão dele, ou o seu tipo. Abaixo temos uma lista dos tipos disponíveis em nosso site:

ZIP

É um formato genérico que contém outros arquivos dentro dele. No Windows XP ele é chamado e pasta compactada e pode ser aberto diretamente com o Explorer. Em outros ambientes é necessário um programa que faça isso, como o WinZip por exemplo.

Uma vez aberto o arquivo, tira-se de lá de dentro o que houver, permitindo o seu uso.

Imagens em Geral (JPG ou GIF)

Os arquivos de imagem são visualizados diretamente no Windows Explorer, podendo ser gravados e posteriormente usados como papéis de parede.

MP3

É o formato mais comum para áudio, para tocar estes arquivos é preciso ter um programa que toque neste formato, como o WinAmp, Sonique ou outros, conforme seu gosto.

Uma vez instalado o programa, basta clicar sobre os arquivos e poderá ouvir o seu conteúdo.

PDF

Este é um formato de textos, que para ser visto precisa de um programa chamado "Acrobat Reader" instalado no seu computador.

Na página que combina os arquivos neste formato já um link para o site onde este programa pode ser baixado.

Uma vez instalado, basta clicar sobre o arquivo e ele se abrirá, permitindo a sua leitura ou impressão.

PPS

É o formato do PowerPoint, ferramenta de visualização de apresentações da Microsoft. Para quem tem este programa instalado, clicando sobre o arquivo ele é aberto e apresentado.

Para os demais, é necessário instalar um visualizador de apresentações, fornecido pela própria Microsoft. No topo da página que combina os arquivos deste formato há um link para o programa que temos disponível em nosso site.

RAR

Arquivos de extensão rar são arquivos compactados, como os de tipo zip, só que com o compactador WinRar, este compactador permite dividir um mesmo arquivo grande em diversos menores, o que facilita o download, para depois ele mesmo extrair os arquivos originais, para isso é necessário baixar todo o conjunto, que deve ter um nome do tipo nome-do-arquivo.partX.rar, sendo que X varia conforme o número de arquivos, para abrir basta clicar no primeiro e solicitar a extração, tal como no zip, o WinRar faz o resto.