Dependência química

04/03/2003 - Será que a dependência química, pode ser explicada pelo Espiritismo, como sendo problema de outras vidas? Pois acredito estar sendo influenciado neste sentido.

Não, prezado amigo. Não acreditamos que se possa ou se deva explicar a dependência desta maneira. Talvez possa explicar a fraqueza do espírito, que procura nas drogas ou no álcool a solução dos seus problemas. Logicamente, o uso de drogas é uma fuga da realidade. O que pode acontecer é que após se instalar a dependência química, espíritos viciosos possam se utilizar do encarnado para saciar os seus desejos pelas drogas. Isto é o que se chama de indução ao vício.

Entretanto, que fique bem claro que dificilmente um espírito pode fazer com que alguém se inicie no vício, mas após este instalado, ele pode dominar o encarnado, cuja vontade é fraca, em confronto com a sua vontade muito forte.

Pensar como você está pensando é escamotear a dependência, como a dizer: eu não tenho culpa, e sim, a reencarnação.

Prezado amigo, se você quer se libertar da dependência, encare de frente que você tem um problema sério e precisa de ajuda, ou será muito difícil se libertar do vício.

Procure ajuda com os narcóticos anônimos. Se você não souber onde encontrar um núcleo, visite os alcoólicos anônimos e eles, com certeza, lhe darão o endereço do núcleo de narcóticos anônimos mais próximo da sua residência.