Progresso dos espíritos

30/06/2003 - Se todos os espíritos existentes estão em constante aprimoramento. Como se explica o aumento progressivo da violência, egoísmo e falta de amor em nossa civilização? Não era para ser exatamente ao contrário?

A sua pergunta é interessante, mas a resposta é simples e serena. Em primeiro lugar não somos apenas os seis bilhões de almas encarnadas. Emmanuel, que foi o guia espiritual de Francisco Cândido Xavier, afirmou que existem 25 bilhões de almas desencarnadas na atmosfera do planeta Terra.

Os espíritos progridem lentamente, e há muitos espíritos ainda bastante atrasados. Um grande número de almas encarnadas, deixam a Terra através da morte, ignorantes e maus. Se não tomarem medidas enérgicas no plano do espírito, para mudarem, reencarnarão ignorantes e maus. Além dos instintos primários de muitos, há a influência de espíritos maldosos que utilizam encarnados fracos moralmente, para saciarem, através deles, os seus desejos.

Os espíritos disseram a Kardec que os maus predominam na Terra porque os bons são tímidos. Quando um grande número de pessoas boas deixarem de ser tímidas o bem se imporá. Podemos considerar ainda que espíritos atrasados vem de outros planetas para se encarnarem na Terra.

Há aqueles muitos atrasados, bestiais, que pedem para reencarnarem aqui na esperança de avançarem mais depressa, contudo, as vezes fracassam e acabem cometendo atos de crueldade, espantando-nos a todos. Mas pode ter a certeza, cara amiga, que a Terra será, um dia, a morada da felicidade, e nós podemos acelerar esse processo divulgando e vivenciando os ensinamentos espíritas.