O que é carmático?

09/06/2003 - Já ouvi alguns confrades e até um livro com conteúdo espírita, a palavra CARMÁTICO, no sentido de carma. Acho um equívoco e vocês?

Carma é palavra do "sanscrito" e significa, de certa forma, causa e efeito. Quase sempre é utilizada no sentido negativo, ou de cobrança, sofrimento, tendo em contrapartida o Dharma, que seria para as coisas positivas, felicidade, harmonia. Carma é palavra muito antiga vinda dos Vedas, ou do Vendatismo, doutrina milhares de anos mais velhas que o judaísmo e o cristianismo. Grande número de espíritas evitam esse termo por não fazer parte da obra Kardequiana.

Herculano Pires a aceitava tranqüilamente dizendo que ela pode ser utilizada, porque expressa como mais facilidade, com uma única palavra, lei de causa e efeito, ou ação e reação. Em nosso entendimento consideramos que não devemos enfatizar nem uma, nem outra, achando que tudo está relacionado ao pagamento dívidas, que cada contratempo, obstáculo, dor grande ou pequena, seja ação do carma ou da lei de causa e efeito, ou conseqüência do passado.

Precisamos lembrar sempre que existem causas anteriores das aflições, como existem as causas atuais. Respondendo objetivamente a sua pergunta, não achamos que seja equívoco ou engano, mas dentro do possível devemos evitar esses vocábulos que não são espíritas.