Existem diferentes modos de pensar?
Quem escreve um ensaio está preocupado com a objetividade, a coerência e as idéias bem fundamentadas — objetivos que são semelhantes aos de todas as ciências. O mesmo acontece com a mais simples redação escolar, qualquer que seja o seu conteúdo. Isso porque essa forma de texto mostra o esforço do ser humano em seu desejo de conhecer e compreender a realidade em que vive, em todas as possibilidades de enfoque. O ensaio é, nesse sentido, expressão do método científico de conhecimento.
1. Análise e síntese
Esses são os dois métodos básicos de investigação científica. São dois processos de raciocínio que norteiam a pesquisa, a investigação e a discussão nas ciências. Todas as ciências, sejam as exatas, as biológicas ou as humanas, apóiam-se nesses dois métodos.
2. Como funcionam os métodos de investigação
• | A análise — Consiste na decomposição de um todo em suas partes. É o que acontece quando um químico faz experiências para descobrir os elementos que compõem uma substância ou quando um professor de Português mostra aos alunos as diversas funções literárias num texto. Nesses dois exemplos, a análise está sendo colocada em prática. |
• | A síntese — É o oposto da análise. É um método em que se vai da parte para o todo, das causas para os efeitos. Exemplos: o químico misturando elementos para obter determinada substância; o médico perguntando o que o paciente sente para fazer o diagnóstico; um aluno fazendo uma série de operações para chegar à resposta de um problema de Matemática. Nesses casos, está sendo colocada em prática a síntese. Nas ciências, esses dois métodos, embora opostos, são complementares. |
Para lembrar:
Os recursos de análise e síntese são a base do método científico. Podem ser usados em momentos diferentes, conforme a finalidade que se tenha. Mas, no todo, se complementam. |
Na redação, esses mesmos recursos podem ser a base para a estrutura dos textos e servem para criarmos duas possibilidades de orgnização do raciocínio. Assim, temos:
3. O raciocínio
Os métodos de análise e síntese traduzem o funcionamento da mente humana ao investigar com objetividade a realidade à sua volta. O raciocínio ligado à análise é chamado dedutivo e o relacionado à síntese chama-se indutivo.
| Então, temos: |
4. As formas básicas do texto
Aplicando todos esses conceitos à estrutura do texto, chegamos a duas estruturas básicas: a linear e a cíclica.
• Estrutura linear — Tem como fundamento o método indutivo.
• Estrutura cíclica — Tem como fundamento o método dedutivo.
Apesar de sua aparente rigidez, existem algumas outras opções de estruturas que podem ser utilizadas pelo redator do ensaio.
Glossário
Dedutivo: resulta da estrutura lógica que consiste em pensar do todo para a parte. Daí o sentido de inferência.
Diagnóstico: conhecimento ou determinação de uma doença pela observação dos seus sintomas.
Indutivo: que procede por indução, isto é, uma operação mental que consiste em estabelecer uma verdade com base no conhecimento de certo número de dados singulares (das partes para o todo).
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