Os documentos, fotografias e cartas contidos nesta página fazem parte do conteúdo do livro Autonomia - A História Jamais Contada do Espiritismo. No livro, você irá descobrir o que aconteceu após a morte de Allan Kardec com o Verdadeiro Espiritismo a partir de investigações e registros encontrados pelo pesquisador Canuto de Abreu na França.

Depois deste achado, ocorre uma trama complexa envolvendo saques, destruição e roubos destes documentos.

Agora você também pode consultar materiais do novo livro Nem Céu Nem Inferno - As leis da alma segundo o Espiritismo, de autoria de Paulo Henrique de Figueiredo e Lucas Sampaio.

Fruto de pesquisas em documentos inéditos obtidos em Paris. Revela investigações sobre a trama que resultou na adulteração das obras conclusivas da doutrina espírita: O Céu e o Inferno e A Gênese.

É tempo de se retomar as bases autênticas de uma gigantesca revolução moral fundamentada na autonomia intelectual, autonomia moral e até autonomia com relação à crença.

Tamanho
do Texto

Página 467 a 487 (Apêndice 3)

Nem Céu, Nem Inferno – Estatuto da Sociedade Anônima do Espiritismo

Allan Kardec planejava estabelecer uma nova fase para o Espiritismo, depois da primeira, de elaboração, quando, como fundador, estabeleceu os princípios fundamentais da doutrina espírita. Mas era preciso perpetuar essa ciência. Planejou participar como conselheiro do Comitê Central, quando da constituição definitiva, em seu plano. Após sua morte, em 1869,…

saiba mais
Página 435 a 466 (Apêndice 2)

Nem Céu, Nem Inferno – Manuscritos do programa de constituição do Espiritismo

Depois de divulgar a Constituição transitória na Revista Espírita de 1868, Allan Kardec preparava-se para colocar em prática a organização e o método do Espiritismo pela fase da direção coletiva, com o objetivo de perpetuar o estabelecimento e progresso da doutrina espírita, segundo a orientação dos espíritos superiores. Estes manuscritos…

saiba mais
Página 273 a 275

Nem Céu, Nem Inferno – Comunicação do espírito Sanson

Em 31 de janeiro de 1865, Rivail teve uma doença grave que quase o levou à desencarnação. A causa da doença era o excesso de trabalho e a falta de exercício físico. Ele trabalhava cerca de 18 horas por dia e parava apenas rapidamente para comer. Diante disso, as ordens…

saiba mais
Página 270

Nem Céu, Nem Inferno – Carta de Kardec ao Sr. Malibran

No número da Revista Espírita de dezembro de 1864, Allan Kardec anuncia o novo periódico belga O Mundo Musical, Jornal popular e internacional de belas-artes e de literatura, publicado sob a direção dos senhores Malibran e Roselli. A razão da divulgação estava no fato de se tratar de um periódico…

saiba mais
Página 258 e 270

Nem Céu, Nem Inferno – Carta de Kardec ao Dr Tinella

Além de ser fiel a Kardec como responsável pela elaboração da doutrina espírita, mostrando contrariedade e resistência quanto aos dogmas que psicografava para a obra Os quatro Evangelhos, coordenada por Roustaing, outros fatos demonstram que a médium Émilie Collignon possuía laços de sincera amizade com o codificador. Eles se conheceram…

saiba mais
Página 253 a 256

Nem Céu, Nem Inferno – Carta de Kardec para Collignon

Émilie Aimée Charlotte Bréard Collignon (1820-1902) é conhecida como a médium que psicografou a obra Os quatro Evangelhos, coordenada e apresentada por Jean-Baptiste Roustaing, que contém dogmas e preceitos morais opostos aos do Espiritismo. Todavia, os manuscritos originais demonstram que ela na verdade era fiel a Kardec. Allan Kardec manteve…

saiba mais
Página 249 e 250

Nem Céu, Nem Inferno – Carta de Kardec para Percheron

Em setembro de 1865, foi revelada uma tentativa frustrada de golpe contra o Espiritismo, praticada por espíritas bastante próximos do codificador, como os senhores d’Ambel e Canu, com a participação do advogado André Pezzani, amigo de Roustaing. Unidos, eles utilizaram o jornal L’Avenir - moniteur du spiritisme para divulgar ideias…

saiba mais
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior