Regras para elaboração de artigos para oPortal do Espírito

As regras para elaboração dos artigos para página do Portal do Espírito são normas criadas para a otimização da mensagem tanto na sua estrutura relacionada à legibilidade dos artigos quanto o acesso nos mecanismos de busca.

  1. Definir uma palavra-chave para seu artigo.

    A palavra-chave é a palavra que consegue por si só resumir e representar do que se trata o artigo, ou seja, uma palavra que identifica elementos que pertencem a uma mesma área de interesse para fins de pesquisa.

    Ex: definição de palavra-chave.

    No artigo abaixo “A Caridade e o Caridoso” a palavra que resume e melhor representa o assunto do artigo é a palavra “caridade”.

    A Caridade e o Caridoso

    “A caridade é a alma do Espiritismo: ela resume todos os deveres do Homem para consigo mesmo e para com os seus semelhantes”…
    Mas a caridade é ainda uma dessas palavras de sentido múltiplo… O campo da caridade é muito vasto; ele compreende duas grandes divisões: Caridade beneficente e caridade benevolente.

  2. A palavra-chave deve estar presente no título e primeiro parágrafo do artigo.

    Ex: Aplicação da palavra-chave no título e 1º parágrafo.

    Palavra-chave “Vida”

    Título do artigo: Amor à Vida

    (1º Parágrafo) Há uma beleza infinita na vida que às vezes demoramos a perceber, algo que nos prende ao ato de viver, facilitando a vigência do instinto de conservação.

  3. Título deve conter no máximo 40 caracteres.

    Ex: Título com até 40 caracteres.

    Título do artigo: Chico Xavier, o Maior de Todos os Tempos

  4. O artigo deve conter no mínimo três vezes a palavra-chave.

    Ex: Aplicação de palavra-chave no corpo do artigo.

    Palavra-chave “Espiritismo”

    Compromisso do Espiritismo

    O advento do Espiritismo no planeta trouxe consigo um grave compromisso que cabe aos espíritas respeitarem e aplicarem – inicialmente a si mesmos e por consequência natural contagiar ou atingir aqueles com quem convivemos, em família ou em sociedade –, dada a responsabilidade que nele está embutido.
    Isso por uma razão muito simples: o objetivo prioritário da Doutrina Espírita, conforme explicitado na questão 292, item 22, em O Livro dos Médiuns: “(…) o objetivo essencial, exclusivo, do Espiritismo, é vosso adiantamento (…)”. Todas as demais atividades desenvolvidas pelos centros espíritas e seu movimento são importantes, mas todas secundárias, situando-se em primeiro lugar o adiantamento moral do ser humano.
    Ora! Pensar nisso traz imensos desdobramentos, uma vez que o Espiritismo, que não tem hierarquia, nem chefes, nem pretende evidências sociais ou procura posições de comando ou poder, dispensa por sua própria natureza, quaisquer iniciativas que louvem a vaidade.

  5. O artigo deve conter o tamanho mínimo de 300 caracteres.

    Obs: Caracteres são o número de palavras utilizadas no artigo sem contar com os espaçamentos.

  6. Caso haja citações nos artigos é necessário indicar a fonte.

    Ex: Na aplicação de citações indicar a fonte.

    O Homem de Bem

    “O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem…” (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo).

  7. Identificação no final do artigo, acrescentar:

    Nome do autor (colunista)
    Contato (Email)
    Site (Blog, Face…). Opcional.

    Ex: Identificação de autor.

    “… Percebendo um pouco da grandiosidade que é a fraternidade, ela seria comparativamente, como um grande telhado, que para existir precisa se apoiar em paredes fortes e resistentes, as quais necessitam estar solidamente sustentadas nos alicerces. Quais são os alicerces de conhecimento e sentimentos que garantem a solidez de paredes, ou seja, outros conhecimento e sentimentos, deles desdobrados e desenvolvidos, que permitam a existência da verdadeira fraternidade? Quais desses alicerces já temos? E paredes? Sólidas, isto é, com a firmeza da vivência?
    O Espiritismo ajuda através dos Princípios. Mas… a construção é apenas e tão somente de cada um de nós!”

    Carlos José da Silva
    c_jose@yahoo.com


    logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior