Reunião tipo “Pinga Fogo”
Ivan René Franzolin
ADE-SP — 1º Encontro de Expositores Espíritas [16/03/96]
Para ser realizada no lugar da palestra em uma reunião pública do mês
Material levantado a partir da experiência de um ano de realização do “Pinga Fogo” na Sociedade Espírita Mãos Unidas.
Orientação para os trabalhadores
Objetivos
- Divulgar a Doutrina Espírita através da abordagem de assuntos diversos;
- Obter maior participação do público, atendendo ao interesse de maior número de pessoas;
- Atender a questões mais urgentes e necessárias dos ouvintes;
- Despertar a atenção do público através da realização de uma exposição diferente e dinâmica;
- Fomentar a curiosidade intelectual e despertar o interesse pelo estudo da doutrina.
Estrutura básica
Avisos: 03 min
Notícias: do Movimento Espírita 03 min
Apresentação dos objetivos e regras: 03 min
Prece de abertura 01 min
Perguntas: 49 min
Prece de encerramento 01 min
Organização
- Manter na mesa no mínimo dois e máximo de quatro expositores para responderem as perguntas;
- Procurar distribuir as perguntas segundo a especialidade ou o conhecimento de cada um, evitando que uma pessoa responda maior número de perguntas;
- Não demorar mais de 4 minutos, em média, para responder cada questão.
Premissas
- Não criar polêmica;
- Não forçar o convencimento;
- Não generalizar e usar clichês;
- Não criticar religiões, pessoas etc.
Recomendações
- Avisar o público que as pessoas foram escolhidas entre os oradores da casa e, dada a amplitude da doutrina, ninguém pode se considerar seu pleno conhecedor;
- Preferir não responder a pergunta que tiver dúvidas sobre a resposta certa;
- Responder de forma breve, objetiva e rica de informações;
- Não exagerar na defesa do Espiritismo;
- Preferir humor leve a piadas;
- Opinião pessoal deve ser evitada e, caso contrário, apresentada como tal;
- Basear argumentação mais em Kardec;
- Procurar citar as fontes.
Funcionamento
- Um ou mais atendentes estarão de pé para entregar papel, prancheta, caneta e recolher as perguntas enviando-as à mesa.
- Uma pessoa da mesa estará incumbida de agrupar e passar as perguntas aos expositores.
- A resposta de uma pergunta pode ou não ser complementada pelos outros expositores.
Orientação ao público
Finalidade da reunião
- Divulgar a Doutrina Espírita através de respostas a dúvidas e questões intrigantes do público. Não se pretende forçar ninguém a se tornar espírita — essa é uma decisão particular de cada um.
Duração e partes da reunião
— a reunião terá sempre início às 20:00 horas e término às 21:00 horas
Avisos: 03 min
Notícias: 03 min
Regras do jogo: 03 min
Prece: 01 min
Perguntas: 49 min
Prece 01 min
Instruções básicas
- Fazer perguntas por escrito solicitando quando necessário, caneta, prancheta e papel aos atendentes, ou retirando no local indicado;
- Pode trazer as questões previamente escritas;
- Fazer perguntas curtas, de fácil entendimento e com letra legível;
- No início da reunião serão permitidas a realização de até 3 perguntas orais por 3 pessoas distintas para dar tempo do público escrever suas perguntas;
- Para assuntos delicados e pessoais dirigir-se à mesa após a reunião;
- A mesma pessoa não deve fazer mais de duas perguntas;
- Solicitar complementação (apenas uma vez), caso a resposta não tenha sido satisfatória;
- Não criticar religiões, pessoas etc. na formulação das questões;
- Perguntas que necessitem de complementação ou de indicação bibliográfica ficarão pendentes para a próxima reunião.
Recomendações
- Seguir a recomendação de Paulo de Tarso em sua 1ª carta aos Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 21: “Examinai tudo e ficai com o que é bom”.
- Procure mais informações sobre sua dúvida na bibliografia citada; estude, faça cursos. Dê um tempo para sua mente absorver o conhecimento e entendê-lo.
- Troque idéias com seus familiares e amigos sobre as questões antes e depois de formuladas;
- Questione e procure sempre melhorar seu entendimento sobre o Espiritismo;
- Participe! A qualquer momento escreva suas impressões sobre qualquer trabalho realizado e envie para a direção do Centro. Sua opinião é importante para a melhoria das atividades e serviços realizados.