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Dicas Para Um Locutor de Rádio

Dicas Para Um Locutor de Rádio

Não existem fórmulas mágicas para se formar um bom locutor, existem recursos
que, quando bem aproveitados, facilitam na locução.

O Locutor e o Microfone

Alguns anos atrás os microfones não possuíam a tecnologia de hoje. Com o
desenvolvimento dos atuais, temos condições de ampliar a voz humana a
extraordinários limites. A voz passou a ser mais bem detectada, ganhando um
colorido todo especial. Da mesma forma que a voz passou a ser amplificada, com a
nova tecnologia, surgiram também alguns requisitos básicos a serem observador
pelos locutores quanto à sua utilização:

  • ANTES DE USAR UM MICROFONE, DEVE-SE TESTÁ-LO JUNTO AO EQUIPAMENTO.
    Atitude: Coloque a chave do microfone ou o canal em que ele está
    acoplado à mesa em áudio, e teste-o de forma a saber se está como o
    funcionamento normal. Via de regra sempre fazemos o teste antes de entrarmos
    no ar.
  • POSICIONE O MICROFONE DE FORMA CORRETA JUNTO A VOCÊ.
    Atitude: Os microfone são acoplados às “girafas”, ou seja, a pedestais
    metálicos, reguláveis na altura e na distância. Certifique-se de que o
    microfone esteja desligado e regule-o de forma a ficar em distância e altura
    compatíveis ao seu trabalho.
  • DISTÂNCIA CORRETA.
    Atitude: Conforme o microfone variam-se as distâncias. Existem
    microfones mais sensíveis, que devem ficar a pelo menos 1 metro de distância
    do locutor, devido sua multidireção de captação sonora. É o chamado microfone
    multidirecional.
    O Shure, Leson e outros de semelhantes características são chamados de
    unidirecionais, por captarem os sons da voz com qualidade, somente na posição
    frontal e, neste caso, devem ficar a uma distância de 10 a 20 cm do locutor.
    Pois do contrário, em distância provocaríamos os famosos “pufs” no ar, que
    nada mais são do que a saturação na capacidade de captação do mesmo.
  • MAU FUNCIONAMENTO DO MICROFONE.
    Atitude: Se o microfone começar a funcionar mal, não vacile em
    substituí-lo por outro. Normalmente mau funcionamento do equipamento se dá
    pelo desgaste do material, por quedas e fortes batidas no mesmo e ainda por
    mau contato dos cabos e conectores do microfone junto à mesa.
  • CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO, POIS O MICROFONE VAI CAPTÁ-LA E AMPLIFICÁ-LA.
    Atitude: Uma das coisas que mais demonstram que um locutor é iniciante
    é a forma pela qual são feitas as tomas de ar antes de se falar. O microfone
    amplifica os sibilados da voz
    e os ruídos provocados pela boca. É extremamente desagradável ouvirmos alguns
    tipos de ruídos provocados pela língua, dentro da boca, durante a locução.
    Cuide para isto não acontecer.
  • NÃO DÊ APARTES PRÓXIMO AO MICROFONE, A SUA FALA SERÁ CAPTADA E
    AMPLIFICADA.

    Atitude: Muitas vezes o microfone é deixado aberto no ar, por
    esquecimento ou propositadamente, quando na passagem rápida de um segmento a
    outro do programa. Neste momento devemos cuidar para que não provoquemos sons
    detectáveis junto a ele, tais como: Úfa, Que calor, Vá mais pra lá, etc.
  • SE ESTIVER LENDO NÃO VIRE AS FOLHAS DIANTE DO MICROFONE, VIRE-AS FORA
    DE SEU ÂMBITO DE ALCANCE.

    Atitude: Procure dispor de forma ordenada as folhas dos noticiários ou
    da programação. Desta forma, quando você entrar no ar, não correrá o risco de
    perder-se diante delas.

O Locutor e o Ouvinte

Você deve se identificar com o ouvinte e não o ouvinte se identificar com
você. Diante desta colocação. Talvez um pouco contraditória à primeira vista,
existe a necessidade de você ser intensamente agradável no ar. Pois, são
milhares de ouvintes a presenciarem a sua forma de se comunicar. O ser humano,
pela sua própria necessidade de se agrupar, procura se identificar com todas as
coisas que o rodeiam e ao mesmo tempo se sentir identificados por elas.

Saiba como cativar os seus ouvintes

  • Tome conhecimento de tudo o que estiver acontece no na emissora, quanto a
    promoções a serem realizadas no ar, bem como toda e qualquer alteração dentro
    da programação.
  • Certifique-se de que todo equipamento esteja funcionando normalmente.
  • Confira a programação musical, o roteiro comercial.

Ao ler observe os seguintes detalhes:

  1. Fique atento aos sinais do operador, quando houver, é dele que sai o
    comando técnico
  2. Interpretar corretamente o texto, para não correr o risco de ser alegre em
    notícias tristes, ou vice-versa.
  3. O tom precisa ser convincente, de quem acredita no que está falando.
  4. Pronuncie bem as palavras, não esquecendo os finais com “S” ou com “R”.
  5. Articule bem o final das frases e realce as frases finais do texto.
  6. Não deixe qualquer ruído atrapalhar a audição do ouvinte. Evite tossir,
    pigarrear, espirrar ou bater com o lápis ou caneta na mesa. Se acaso
    acontecer, aja com naturalidade.

O Locutor durante a locução

Quando estiver comandando a programação no ar, não esqueça das regras
fundamentais de sincronia e criatividade. O jogo bem elabora, entre as vinhetas
e viradas de uma música para outra, traz à sua locução um colorido especial.
Procure evitar a falta de concentração no seu trabalho fazendo outras coisas ao
mesmo tempo, isto provoca erros.
A concentração é fundamental para a execução perfeita da operação de mesa,
quando se trata de um locutor-operador (FM) e ainda é indispensável à sincronia
entre o locutor e o operador de áudio (AM). A postura é muito importante, ela
revela respeito à programação e ao ouvinte.

O Locutor e a Voz

A voz é o instrumento de trabalho do locutor e através dela muitos conseguem
criar uma magia em volta de si. Uma bela voz não é aquela, tão-somente, grave e
aveludada; precisamos ainda de uma boa dicção, articulação e interpretação a
tudo que falarmos ao microfone.
Existem alguns cuidados para se manter um bom padrão vocal:

  1. Evite tomar líquidos gelados.
  2. Gargarejos com água morna, acompanhados de meio copo de suco de limão pela
    manhã. Agem como preventivos das infecções da garganta, prejudiciais ao
    locutor.

(Extraído do livro – Como Falar no Rádio – Editora Ibrasa)

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