A dica é sutil e é de Chico Xavier. Ele foi indagado numa entrevista para opinar sobre o crescente número de obsessões em curso nos dias atuais.
Após citar a insatisfação generalizada de muitas pessoas, abrindo espaços mentais para influência inferior, justificando o distanciamento que ainda nos permitimos do Cristo – já que com essa perda de contato com Jesus criamos tomadas mentais para o domínio das sombras, conforme também considerou – ele deu a dica composta apenas de dois itens:
- Respeitando-nos mutuamente; b) cumprindo nossos deveres.
Veja que os dois pequenos itens bem retratam o comportamento atual de nossa sociedade como um todo, predominando o desrespeito (que se manifesta de várias formas) e imperando a omissão no cumprimento dos deveres (variados, igualmente, sejam conosco mesmo e estendendo-se a família, cargos, na profissão entre outros que podem ser citados).
No lado oposto, convenhamos que viver o respeito pleno, mutuamente, e cumprir os deveres que nos cabem, realmente são posturas preventivas de desequilíbrios físicos, emocionais, morais, familiares e especialmente sociais, onde tais reflexos se fazem sentir tão intensamente. Sabedoria de Chico nesse momento aflitivo da história.