Tamanho
do Texto

Abertura das Sessões Práticas

Abertura das Sessões Práticas

A prática do Espiritismo no Brasil é extremamente heterogênea. Pode-se dizer que cada grupo faz o que bem entende em termos de sessões mediúnicas. Certos confrades afirmam que isso é maravilhoso, pois está em ação a liberdade de agir, sem que ninguém diga o que fazer, sem hierarquias etc. Tudo muito bonito, mas na prática essa teoria se mostra ineficiente.

As sessões mediúnicas dos grupos tornaram-se improdutivas. Faltou-lhes uma orientação fundamentada na Codificação. Em muitos casos, os trabalhos acabaram sob o domínio de Espíritos ignorantes. Essas casas não fazem desobsessão, não curam ninguém, nem possuem mensagens mediúnicas que possam ser avaliadas. A realidade do movimento mostra que os caminhos trilhados estão errados e tem muita gente que insiste em segui-los. Se o dirigente quiser, pode mudar sua sessão mediúnica e ver resultados palpáveis rapidamente. Basta que se oriente na Codificação. Ainda que esse ou aquele orador aconselhe tal ou qual procedimento, a teoria kardequiana ainda é o caminho seguro.

Para se dar início a qualquer sessão de Espiritismo dê-se preferência ao modelo de prece encontrado em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo 28, item 6, intitulada “Prece para o começo da Reunião”.

Alguns expositores dizem que a prece feita de coração é mais profunda, pois é sincera. Isso nem sempre é verdade. Existem pessoas que falam coisas que só emocionam a elas. Quem poderá ter certeza que suas súplicas estão tocando os corações dos vivos ou dos desencarnados presentes? Ninguém, claro. Se temos um ótimo modelo oferecido por Allan Kardec, contendo pensamentos elevados e os cuidados que se deve tomar numa reunião, por que não utilizá-lo? O melhor a fazer, pois, é lermos essa prece do Evangelho para que todos possam acompanhá-la mentalmente. Eis a forma mais simples e segura de se criar o ambiente favorável às atividades mediúnicas. Tal procedimento evitará aquelas situações desagradáveis em que os dirigentes efetuam preces quilométricas, nas quais pensam que por muito falar serão ouvidos.

A abertura de sessões deve ser feita, com o apoio do Evangelho Segundo o Espiritismo. Fora dele, se estará colocando em risco a segurança da sessão e, possivelmente dos seus participantes.

José Queid Tufaile Huaixan

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior