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Alma ao Socialismo

Alma ao Socialismo

Em todos os tempos, as almas sensíveis, emocionadas pelo espetáculo das
prolongadas tribulações e das negras misérias da Humanidade, assim como as que
por si mesmas conheceram o infortúnio dos dias maus, hão ideado sistemas mais ou
menos práticos, capazes de pôr termo aos sofrimentos dos homens. Desde que,
porém, se pretendeu aplicá-los, os que o tentaram em decepções esbarraram, bem
amargas. É que se não havia levado muito em conta o papel, da Terra na grande
harmonia universal, nem sabido adaptar ao grau de sua evolução as reformas,
necessárias, mas, amiúde, prematuras.

As revoluções só têm feito, as mais das vezes, deslocar os abusos. Num
progresso lento, contínuo e, sobretudo, na educação do povo, é que,
principalmente, se encontra o “processus” mais eficiente para que neste mundo se
realizem os aperfeiçoamentos entrevistos.

O Socialismo atual, também, quer estabelecer uma ordem de coisas que seja um
composto de justiça e progresso. Mas, para isso, terá, antes de tudo, que se
inspirar num ideal elevado, numa doutrina espiritualista, que constitua como que
o cimento que ligue os seus elementos diversos, a fim de com eles formar um
sistema homogêneo, uma força viva e benfazeja. Isso, entretanto, o de que sempre
careceram as teorias socialistas, por demais impregnadas de materialismo.

Ora, esse ideal a Doutrina, a Revelação dos Espíritos lhes vem oferecer,
mediante as provas experimentais demonstrativas da existência e da sobrevivência
da alma.

O moderno espiritualismo traz ao Socialismo a revelação da vida universal e
de suas leis, leis cujo conhecimento é indispensável a todos os que trabalham
pelo progresso social. Não sendo mais que um dos aspectos, uma das formas da
vida universal, a vida humana tem que se adaptar a esta, tomando-a no seu
sentido profundo e no seu objetivo, sob pena de ver todas as obras sociais
atacadas de impotência e de esterilidade, porquanto nada de durável se pode
edificar fora da lei geral de evolução e de harmonia.

Para o materialista, a vida terrena, sem precedentes e sem conseqüentes,
curtíssima duração empresta aos sentimentos e aos liames que unem os homens.
Porém, graças aos testemunhos dos defuntos, ampliam-se ao infinito as
perspectivas. O nosso destino se desdobra, através dos tempos, numa sucessão de
existências inumeráveis, cada uma das quais é um meio de educação, de ascensão
gradativa, de evolução do ser, no sentido do bom, do perfeito.

Desde logo, pois, a vida adquire maior valor e o destino toma uma amplitude
que escapa a toda e qualquer mensuração. A solidariedade e a fraternidade, que
constituem os princípios essenciais

do Socialismo, já não ligam somente os homens no presente, mas em todas as
fases de sua imensa evolução. A fraternidade se torna uma das leis da vida
universal, resultando daí ficarem as instituições, as obras humanas, fecundadas
e como que iluminadas.

Vem depois o conhecimento do que somos, da nossa dupla natureza, perecível
uma, a outra imortal, e, conseguintemente, a solução dos problemas até aqui
insolúveis, da vida, do livre arbítrio e da responsabilidade, a conseqüência dos
atos a recair sobre seus autores, a demonstração da justiça e o aperfeiçoamento
de todos, pelo trabalho, pelo estudo, pela utilização das forças morais inatas
no homem.

Tais são os dados capitais desse ensino, dessa revelação, ao mesmo tempo
científica, experimental e filosófica, que não pode ser abafada, desnaturada,
falsificada, porque tem por intérpretes os milhões de vozes que se elevam em
todos os pontos do Globo e que, fazendo umas a contraprova do que dizem as
outras, nos informam das condições da vida futura e das suas leis.

Esse ensino penetra em todos os domínios do pensamento, toma pouco a pouco o
lugar do dogmatismo dos séculos passados, das formas materiais, apoiado
exclusivamente na consciência e na razão. E, unicamente a partir do dia em que o
houver adotado, é que o Socialismo se achará em condições de trabalhar
eficazmente na educação do povo, na reforma do ser humano, a fim de reprimir as
paixões e o egoísmo, os ódios de classes, até hoje o maior obstáculo à
realização de seus objetivos.

Adotando esta dilatada doutrina espiritualista é que o Socialismo alcançará o
seu máximo de irradiação, toda a sua potencialidade regeneradora e logrará
implantar na Terra um estado de coisas conforme a suprema lei de progresso e de
justiça. Conservar-se-á estéril, enquanto ao programa das reformas materiais não
juntar as forças do Espírito.

É preciso dar uma alma ao Socialismo!

Cada vez mais acerba e ardorosa se faz à luta pela vida, por motivo de que,
em vez de restringirem as necessidades materiais, o que seria o remédio melhor,
os homens as multiplicam à porfia. Todos os dias se criam necessidades
fictícias, imaginárias, que mais pesado tornam o jugo da matéria, do mesmo passo
que são desprezadas as necessidades espirituais, os tesouros da inteligência e
do coração, para cuja aquisição viemos especialmente a este mundo. Daí resulta
que, para a maioria dos homens, perdido ficou o objetivo da existência,
cumprindo-lhes recomeçá-la em condições mais penosas, mais dolorosas.

Ignorante da conseqüência de seus atos, que sobre ela recaem, e das leis do
destino, a Humanidade prepara dias sombrios para o seu amanhã, dias que
perdurarão até que a luz do Alto e a Revelação dos Espíritos lhe venham, enfim,
clarear o caminho.

O papel do Espiritismo na educação social tem que se patentear, porque
constitui uma inovação, necessária do ponto de vista filosófico, e se torna
assim correlativo com os trabalhos dos sábios, orientados para o estudo das
ondas que formam parte integrante dos feixes da vida universal.

Filosofia e Ciência têm que chegar, paralelamente, num sentido abstrato e
concreto, aos mesmos resultados: dilatação do pensamento humano e extra-humano,
do ponto de vista filosófico, por efeito de uma visão científica, precisa, clara
e racional.

Diante desses vastos domínios da vida universal, em face da meta sublime que
a alma colima através de suas peregrinações, que significação têm as vãs
distinções de castas e os preconceitos da riqueza?

A noção das responsabilidades pode preservar de muitas quedas e atenuar
muitos ódios. Uma vaga de igualdade aproxima todas as situações.
Compreender-se-á que a injustiça da sorte é apenas aparente, que as provações
têm sua razão de ser para a reparação das faltas do passado e a conquista de
melhor futuro.

Então, a malevolência, a inveja e o egoísmo poderão ceder lugar ao altruísmo,
e a fraternidade deixará de ser uma palavra carente de sentido, por isso que
perceberemos quão intimamente estamos ligados uns aos outros, em a nossa eterna
ascensão.

E o mal? perguntarão.

O mal não é senão o estado de inferioridade dos seres e dos mundos.
Enfraquece com a evolução geral e acaba por desaparecer. Na sua fadigosa subida
para o bem, para a luz, o próprio ser constrói sua consciência, sua
personalidade, e na sua mesma elevação encontra a alegria e a recompensa.

(de “Reformador” de 1/4/1925)

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