Recebemos, via Internet, o seguinte questionamento:
Você fala que Jesus veio para acabar com o Velho Testamento. Verdade:
não cuideis que vim destruir a lei e os profetas (como era chamado o Antigo
Testamento), não vim ab-rogar, mas cumprir. MATEUS cap. 5, 17. (leia até 48).
Se você ler, verá que Jesus veio explicar a lei e os profetas e explicar o que
era o inferno (chamado de morte pelos profetas do AT). Portanto se Isaias
(profetas) profetiza sobre Jesus e contra o Espiritismo (cap. 8, 19 e 20) e
nos livros da lei como Deuteronômio também Deus fala que abomina o Espiritismo
(conversa ou invocação de mortos ou supostos espíritos superiores) Jesus veio
para cumprir e também ele abominava essas praticas. Jesus não colocou ai
exceção (não me lembro o cap. de Deuteronômio e Levítico). Se você prestar
atenção, tudo que Jesus ensinou esta na lei e nos profetas. Jesus só eliminou
os rituais e sacrifícios. Saiba também que você interpretou errado a parábola
do remendo e do vinho novo. Leia com atenção.
Estudaremos, logo a seguir, algumas passagens do Evangelho buscando
compreender as palavras de Jesus, para deixar o mais claro possível o que
realmente Ele pensava, de modo que também o nosso leitor tenha elementos
suficientes para tirar suas próprias conclusões. Não deixaremos de ler Mateus 5,
17 a 48, conforme sugerido, para ver se Jesus nestas passagens realmente está
explicando a Lei e os Profetas.
Lucas 10, 25-28: E eis que certo homem, intérprete da lei, se levantou com
intuito de por Jesus em provas, e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a
vida eterna? Então Jesus lhe perguntou: Que está escrito na lei? Como
interpretas? A isto ele respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu
coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu
entendimento; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então Jesus lhe disse:
Respondeste corretamente; faze isto, e viverás.
Se Jesus, quando disse a respeito da Lei, estivesse se referindo a todo o
Pentateuco mosaico estaria em contradição com esta passagem, pois considerou
como correta a resposta do intérprete da lei. Nela somente disse que está
escrito na lei: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua
alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e amarás o teu
próximo como a ti mesmo. Ora, na legislação de Moisés existem muitas outras
coisas para se cumprir além dessas.
Lucas 16, 16-18: A lei e os profetas vigoraram até João;
desde esse tempo vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem
se esforça por entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra, do que cair
um til sequer da lei. Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete
adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete
adultério.
Se a Lei e os profetas vigoraram até João é porque depois de João está
vigorando algo diferente, uma nova lei. Ela é nada mais nada menos que o
Evangelho, ou seja, o Novo Testamento. A questão: de toda a lei e os profetas
serem cumpridos, se refere a tudo que há neles com relação às profecias sobre a
vinda de Jesus e os acontecimentos que iriam ocorrer com Ele é que seriam
cumpridos e não, como querem alguns, que todas as ordenações contidas lá sejam
cumpridas. Até mesmo porque, como iremos ver mais adiante, especificamente
algumas delas Ele as alterou profundamente, como é o caso, por exemplo, da
questão do “olho por olho”. Observar que isso não faz parte dos rituais e
sacrifícios.
Lucas 24, 25-27: Ele então lhes disse: “Ó homens sem inteligência,
como é lento o vosso coração para crer no que os profetas anunciaram! Não era
preciso que Cristo sofresse essas coisas para entrar na glória? E partindo de
Moisés começou a percorrer todos os profetas, explicando em todas as Escrituras,
o que dizia a respeito a ele mesmo.
Após ressuscitar, Jesus caminha com dois discípulos e lhes explica o que nas
Escrituras se dizia a respeito dele, iniciando por Moisés, percorre todos os
profetas, ou seja, esclarece-lhes somente o que era importante e que deveria ser
cumprido na Lei e nos Profetas. Portanto o que Ele não veio revogar ou abolir
foram as profecias contidas nas Escrituras a seu respeito. Se tudo nas
Escrituras fosse importante não iria se restringir só a explicar o que dizia a
Seu respeito. E para provar que não estamos distorcendo os fatos vejamos a
passagem seguinte.
Lucas 24, 44-45: A seguir Jesus lhes disse: São estas palavras que eu
vos falei, estando ainda convosco, que importava se cumprisse tudo o que
de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então lhes
abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;
Vejam vocês, é perfeitamente claro o que Jesus quis dizer quanto ao
cumprimento das Escrituras. Não era, portanto tudo quanto existia nas
Escrituras, mas somente importava que se cumprisse tudo o que dele
estava escrito nela, ou seja, sua origem da casa de Davi, sua missão, todo o
seu padecimento que culminou com sua morte na cruz e sua gloriosa ressurreição.
Assim não há como entender de outra forma, a não ser que as palavras de Jesus
não sirvam para nada ou que as queiramos distorcer.
João 1, 17: Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a
verdade vieram por Jesus Cristo.
Aqui temos uma nítida demonstração de que a Lei de Moisés não é de suma
importância para os cristãos, já que a VERDADE veio por Jesus Cristo e é
Ele que nós procuramos seguir e não a Moisés. Não poderemos dizer que a Lei de
Moisés não teve o seu valor, é claro que teve, entretanto, como diz Jesus,
somente até João. Porque, para um povo atrasado, ela foi um fator de
desenvolvimento.
João 1, 45: Filipe encontrou Natanael e lhe falou: “Achamos aquele de
quem escreveram Moisés na Lei e os Profetas, Jesus, filho de José de
Nazaré”.
Passagem que vem a confirmar que as profecias a respeito do Messias estavam
se cumprindo no momento que Jesus inicia a sua vida pública. E era justamente
nisso que os hebreus esperavam ansiosamente que se cumprisse as Escrituras.
João 7, 23: Se um homem recebe a circuncisão no sábado, para cumprir a
Lei de Moisés, por que vos irritais contra mim porque curei totalmente um
homem no sábado?
João 8, 5-7: Na Lei, Moisés nos manda apedrejar as
adúlteras; mas tu o que dizes? Perguntavam isso para tentá-lo a fim de terem do
que o acusar. Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo no chão. Como
insistissem em perguntar, ergueu-se e lhes disse: “Aquele de vós que estiver sem
pecado, atire-lhe a primeira pedra”.
Se realmente as leis que Moisés passou ao povo hebreu fossem todas
provenientes de Deus, por que nestas duas passagens não se diz: cumprir a Lei
de Deus e Na lei, Deus nos manda, respectivamente. Porque eram leis
de Moisés e não de Deus. Tanto é que na questão das adúlteras Jesus não disse ao
povo para cumprir a Lei, antes ao contrário revoga-a demonstrando uma
inteligência peculiar. Deus também nunca diria: “Não cobiçar a mulher do
próximo”, mandamento que realça ser, obviamente, um produto da cultura de uma
sociedade machista daquela época, nada mais que isso, sendo, portanto, da forma
que está expressa, lei dos homens e não de Deus.
Atos 7, 35-37: A este Moisés eles rejeitaram, dizendo: Quem te nomeou
nosso chefe e juiz? Mas Deus é que o enviou como guia e libertador, por meio
do anjo que lhe apareceu na sarça. Então o anjo conduziu o povo para
fora, realizando milagres e prodígios no Egito, no Mar Vermelho e no deserto por
quarenta anos. Este é Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus fará surgir
dentre vossos irmãos um profeta como eu. Foi ele quem, no tempo da assembléia no
deserto, foi mediador entre o anjo que lhe falava no Monte Sinai e nossos
antepassados, e foi ele quem recebeu palavras de vida para nos transmitir.
Temos na Lei que Deus apareceu a Moisés no Monte Sinai, que pessoalmente
conduziu o povo para fora do Egito, que realizou vários milagres, etc.
Entretanto por esta passagem está se afirmando que foi um ANJO. E aí como
ficamos?
Romanos 7, 5: Enquanto viviam segundo a carne, as paixões pecaminosas,
estimuladas pela Lei, produziam fruto para a morte em nossos membros.
Podemos deduzir desta passagem que a Lei estimulava paixões pecaminosas? Se
for isto mesmo, é porque ela, a Lei, não era a VERDADE, que veio somente
com Jesus.
Romanos 7, 6: Mas agora, livres da Lei, estamos mortos para aquilo que nos
conservava prisioneiros, de sorte, que podemos servir a Deus conforme um
espírito novo e não segundo a letra antiga.
Livres da Lei, ou seja, que não estamos mais submissos a ela, não é claro
isso? Se podemos servir a Deus conforme um espírito novo, qual seja, os
ensinamentos de Jesus, por que ficar ainda apegados a Moisés (letra antiga)? O
Antigo Testamento está revogado ou ainda queremos permanecer na dúvida?
Mateus 5, 17-18: Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não os
vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o
céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo
se cumpra.
Conforme já explicamos anteriormente até que tudo se cumpra em relação a Ele,
ou seja, que veio para cumprir tudo que Dele está escrito na lei e nos profetas,
que nem um i ou nem um til do que ali estava deixaria de ser cumprido.
Mateus 5, 19-20: Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que
dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos
céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no
reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a
dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.
Nosso quadro é: Jesus na passagem evangélica do Sermão do Monte, onde inicia
dizendo novos ensinamentos que deveremos cumprir. São as verdades que Ele passa
a todos nós como roteiro de vida. São os mandamentos que diz para não violar. A
partir dali também é que altera e revoga a legislação de Moisés, confirmamos
isso com as passagens relativas ao capítulo 5 de Mateus que serão colocadas logo
a seguir.
Mateus 5, 21-22: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem
matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que (sem
motivo) se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um
insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar:
Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.
Moisés: Não matarás. Jesus: que não devemos irar nem insultar
ao nosso irmão
Mateus 5, 27-28: Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos
digo: Qualquer um que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já
adulterou com ela.
Moisés: Não adulterarás. Jesus: só o fato de olhar para uma
mulher com intenção impura já cometemos adultério.
Mateus 5, 31-32: Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe
carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: Qualquer que repudiar sua mulher, exceto
em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que
casar com a repudiada comete adultério.
Moisés: que se poderia repudiar a mulher. Jesus: se repudiar
estás expondo a mulher ao adultério.
Mateus 5, 33-37: Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás
falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. Eu,
porém, vos digo: De modo algum jureis: Nem pelo céu, por ser o trono de Deus;
nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade
do grande Rei; nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo
branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto
passar vem do maligno.
Moisés: Não jurarás falso. Jesus: De modo algum jureis.
Mateus 5, 38-42: Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente.
Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso; mas a qualquer que te ferir na
face direita, volta-lhe também a outra; e ao que quer demandar contigo e
tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma
milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede, e não voltes as costas ao que deseja
que lhe emprestes.
Moisés: Olho por olho. Jesus: Quem te ferir na face direita,
volta-lhe também a outra.
Mateus 5, 43-48: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o
teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos
perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz
nascer o seu sol sobre maus e bons, e vir chuvas sobre justos e injustos.
Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os
publicanos também o mesmo? E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis
de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? Portanto, sede vós perfeitos como
perfeito é o vosso Pai celeste.
Moisés: Odiarás o teu inimigo. Jesus: Amai os vossos inimigos.
Hebreus 7, 18-19: Portanto, por um lado, se revoga a anterior
ordenança, por causa de sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nunca
aperfeiçoou cousa alguma) e, por outro lado, se introduz esperança superior,
pela qual nos chegamos a Deus. E, visto que não é sem prestar juramento (porque
aqueles, sem juramento, são feitos sacerdotes, mas este, com juramento, por
aquele que lhe disse: O Senhor jurou e não se arrependerá; Tu és sacerdote para
sempre); por isso mesmo Jesus se tem tornado fiador de superior aliança.
Hebreus, 8, 6-7 e 13: Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto
mais excelente, quanto é ele também mediador de superior aliança
instituída com base em superiores promessas. Porque, se aquela primeira
aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria sendo buscado lugar
para segunda. E, de fato, repreendendo-os, diz: Eis aí vêm dias, diz o
Senhor, e firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna
antiquado e envelhecido, está prestes a desaparecer.
Se até aqui ainda existia alguma pequena sombra de dúvida, agora foi
definitivamente dissipada por estas duas narrativas da carta aos Hebreus.
Poderíamos até dizer: “quem tem ouvidos que ouça”, mas diremos quem tem olhos
veja: aliança anterior é fraca, inútil e com defeito, enquanto que a nova é
superior a ela. Quanto ao “está prestes a desaparecer”, só não desapareceu
ainda é por insistência de alguns que querem a todo custo manter viva a
Legislação de Moisés contida no Antigo Testamento. Repetindo: Porque, se
aquela primeira aliança tivesse sido sem defeito, de maneira alguma estaria
sendo buscado lugar para segunda.
Marcos 2, 18-22: Como os discípulos de João e os fariseus estavam
jejuando, foram lhe perguntar: Por que é que os discípulos de João e os
discípulos dos fariseus jejuam, e os teus não? Jesus lhes respondeu: Por acaso
ficaria bem que os convidados para um casamento fizessem jejum, enquanto o
esposo está com eles? Enquanto está, não convém. Mas virá um tempo em que o
esposo lhes será tirado. Então sim, eles vão jejuar. Ninguém costura um
remendo de pano novo em roupa velha. Do contrário o remendo novo, pelo fato
de encolher, estraga a roupa velha e o rasgão fica pior. Ninguém põe vinho
novo em velhos recipientes de couro. Caso contrário, o vinho arrebentaria os
recipientes. Ficariam perdidos os recipientes e também o vinho. Para vinho novo,
recipientes novos!
Seria o mesmo que Jesus dizer: Se vocês ficarem apegados aos ensinamentos de
Moisés, não conseguirão suportar nem compreender os que agora vos trago. Aonde
se falava sobre os jejuns? Não é no Velho Testamento, que tanto os fariseus e os
discípulos de João Batista tiravam o que seguiam? Lembram-se: a Lei e os
Profetas vigoraram até João. Assim não fica claro sua revogação por Jesus?
Só não o é para os que ainda insistem em seguir Moisés. Mais claro fica quanto
tomamos da nota de rodapé constante do Novo Testamento, Edições Loyola o
seguinte: Tanto o pano novo como o vinho novo são símbolos duma nova era (cf. At
10, 11; Hbr 1, 11; Gên 49, 11-12); os cristãos dever estar animados dum
espírito novo, incompatível com antigas prescrições do judaísmo já
ultrapassadas.
Concluindo nosso estudo. Provamos que Jesus não se restringiu a só revogar os
rituais e sacrifícios. Provamos que não distorcemos as narrativas da Bíblia à
nossa conveniência, como tanto nos acusam. São elas exatamente que nos dão uma
base sólida para afirmar com absoluta certeza que:
- o cumprimento da lei e dos profetas que Jesus se refere no Evangelho é com
relação às profecias contidas nas Escrituras sobre Ele mesmo; - que somente tem como ser cumprido da Lei: Amar a Deus sobre todas as
coisas e ao próximo como a ti mesmo. - que nunca disse para seguirmos toda a Lei, aqui entendida como todo o
Pentateuco.
Agora podemos responder ao questionamento: O Antigo Testamento foi revogado
por Jesus? Sim, sem nenhuma sombra de dúvida.
Por isso não nos sentimos na obrigação de cumprir nada do que consta no
Antigo Testamento, até mesmo por sermos coerentes com o que pensamos.
São as conclusões que chegamos. Entretanto não há como obrigar ninguém a
pensar como nós. A única coisa que pedimos é que deixem de se apegar em demasia
aos velhos ensinamentos como se eles fossem verdadeiros. A Terra já não é mais o
centro do Universo, visto que o homem percebendo a ignorância de tal afirmativa,
finalmente, aceitou a voz da Ciência. Além do que muitas coisas não foram
mudadas para que se pudesse conservar o domínio sobre o povo que as cúpulas
religiosas queriam manter a todo custo. Ainda hoje encontramos as que buscam
conseguir o “poder” e o “dinheiro” com os quais subjugam todos os seus
profitentes.
Paulo da Silva Neto Sobrinho
Jun/2001.
Bibliografia:
– Bíblia Anotada = The Ryrie Study Bible/Texto bíblico: Versão Almeida,
Revista e Atualizada, com introdução, esboço, referências laterais e notas por
Charles Caldwell Ryrie; Tradução de Carlos Oswaldo Cardoso Pinto. São Paulo,
Mundo Cristão, 1994.
– Bíblia Sagrada, Editora Ave Maria, São Paulo, 1989, 68ª Edição.
– Bíblia Sagrada, Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 1989, 8ª Edição.
– Novo Testamento, LEB – Edições Loyola, São Paulo, 1984.
Nota: Na página seguinte colocamos a resposta que nos foi enviada pela pessoa
que nos fez o questionamento.
A Resposta ao Texto: O Antigo Testamento foi revogado por Jesus?
Gostaria de deixar claro que espero com esse texto, bom senso e
imparcialidade de religiões.
Primeiro falarei da parábola, que você interpretou errado. A parábola não
fala nada de revogar o Antigo Testamento, e nada dessas interpretações absurdas
que você escreve. FALA SIM QUE ENQUANTO O PRÓPRIO DEUS (Jesus é o Deus que se
fez carne, o ungido de Deus, aquele a quem Deus confiou tudo, não para acabar
com tudo, mas para cumprir tudo) ESTAVA COM ELES, eles tinham que ficar alegres,
exultarem ao ver sua grande luz, e não afligir suas almas. E quando lhes fosse
tirada a luz, então jejuariam. Ora você trata o jejum como se Jesus tivesse
abolido o jejum. Nesta passagem e em Mateus 6, 16-18, Ele até ensina como o povo
deve jejuar. POR FAVOR, LEIA E REFLITA. LEIA AS PALAVRAS NO CONTEXTO INTERNO E
NÃO ACREDITE EM QUALQUER NOTA DE RODAPÉ.
A seguir comento suas observações:
Lucas 10, 25a 28 – Amar a Deus, não é simplesmente dizer que o ama. É cumprir
em verdade e alegria, tudo o que foi mandado por Ele. Leia Mateus 19, 16 a 20, e
verá que amar a Deus é seguir o que Ele disse, DEUS não proibiu à-toa o
Espiritismo, você vai ver mais na frente. Numa página que aconselhei.
Lucas 16, 16a 18 – Mas uma vez você manipulou as palavras. É mentiroso o que
você afirma que o Antigo Testamento serviu só para cumprir a vinda de Jesus. Me
fale onde e quando Jesus quis dizer isso. Rituais e sacrifícios foram abolidos,
a lei não. A lei foi explicada no seu contexto certo por Jesus. Você tem que
entender que um povo que depois de ver prodígios, constrói um bezerro de ouro
para o adorar, não compreenderia as palavras de Jesus. Como deus disse: atentei
para este povo (Israel) e eis que era povo obstinado de coração – o que Jesus
quis explicar, ele explicou, o que quis mudar mudou. Se ele não apoiou e nem
comentou a comunicação com os mortos (se percebe nos cultos cristãos depois da
morte de Jesus, que os apóstolos nem de longe coisas parecidas com cultos
espíritas, e nem eram médiuns), e porque é abominação ao senhor.
A lei era falha, mas Jesus a completou. O que tinha que ser mudado mudou. o
que tinha que ser anulado anulou. Mas não a conversa com mortos, a mediunidade
(necromancia) médiuns = necromantes.
Ora, o Espiritismo fala que a revelação dos espíritos é mais importante que a
Bíblia. Sai disso meu amigo Paulo. Sai disso.
Se você não acredita que Deus falou a Moisés, eu sinto muito, mas aí começou
o projeto de Deus. Se foi um anjo, ou Deus eu não sei. Sei que o Espírito Santo
quando eu era ateu me tocou, no que eu lesse a Bíblia que antes tinha como nojo.
E ele me tocou a começar exatamente pelo AT. E eu sei que aquela lei não é
perfeita, mas é a lei de Deus. E claro que não vou apedrejar ninguém, sei que
Jesus a fez ficar perfeita. Por favor, entre nessa página de um ex-satanista que
presenciou visões e coisas semelhantes as minhas. Se quiserdes saber minha
história pergunte na resposta, mas eu só aceito resposta depois que você tiver
entrado nessa página que te esclarecerá.
www.fuiumdeles.cjb.net (entre!!)
abraços
Orarei por você.