Tamanho
do Texto

Arrumando as malas

Mapa
Mapa Viagens

Para uma viagem tranquila é fundamental definirmos o conteúdo de nossa bagagem e começar arrumando as malas.

Antoine de Saint Exupéry,  em sua obra “O pequeno príncipe”, já afirmava que para se viajar feliz deve-se viajar leve.  Portanto, a primeira regra a ser seguida é: Faça as malas leves. É claro que isso vai depender de para onde vamos, do meio de transporte e quando vamos regressar.

Se formos viajar a pé o ideal é uma mochila. Se vamos de automóvel, poderemos levar muito mais coisas do que de moto, avião ou ônibus. Pode ser obvio, mas muitas pessoas ficam completamente perdidas na hora de arrumar as malas.

A segunda regra é analise de para onde, como e quando você vai. Relacione aquilo que será útil, pois os tipos de itens serão completamente diferentes se for para  a praia, campo ou montanha.

Em terceiro lugar,  analise quando você vai, pois dependendo do período, sua bagagem poderá conter roupas de inverno, verão e até guarda-chuva ou guarda-sol.

Agora imagine por um instante que você sabe que vai viajar, mas não sabe quando. O que seria mais sensato? Arrumar as malas na véspera ou arrumá-las com antecedência?  O bom senso nos diz que devemos ser previdentes e arrumar com antecedência, mas quem faz isso? A correria do dia a dia nos leva sempre a priorizar as coisas urgentes, em detrimento das importantes.

E se soubermos de forma inesperada que iremos viajar somente por ocasião do embarque? Novamente o bom senso nos diz que devemos levar o mínimo  essencial:  documento de identidade, passaporte, dinheiro, cartões de crédito, cheques de viagem e outras formas de pagamento.

E se eu lhe disser  que para o lugar onde você vai  não aceitam dinheiro? Sim, seu dinheiro não terá nenhum valor. Cartões de credito e talões de cheque também não serão necessários. Preocupado? Está pensando em levar ouro, jóias e outros itens de valor? Não se preocupe esses artigos também não serão aceitos!

Curioso? Já adivinhou para onde vai viajar? Ainda não!

Arrumando as malas

Não importa, vou lhe dar uma pista. Digamos que será uma viagem cujo retorno poderá demorar muitoooooooo tempo!  Quanto tempo?  Não sei, varia muito, existem casos que centenas de anos. Sim, sei o que pensou, você não estará mais vivo. Finalmente!

Quando partir, você vai levar no mínimo uma mala. Será que ela estará cheia de coisas negativas? Se a resposta for sim, vamos deixá-la mais leve.

Primeiro, vamos tirar as mágoas e ressentimentos, perdoando a todas as pessoas que nos feriram. Vamos aproveitar e perdoar a nós mesmos também, pois com certeza fizemos algumas coisas que hoje, mais experientes, não faríamos. Será que podemos consertar algumas dessas coisas? Que tal entrar em contato com várias dessas pessoas e pedir desculpas ou mesmo perdão? Caso não consigamos, poderemos pedir perdão através do pensamento, não será a mesma coisa, mas ficaremos mais leves.

Agora que já temos uma mala mais leve, que tal prepararmos outra somente com coisas boas. Que tal, a partir de hoje sermos mais caridosos. Veja bem, não é somente distribuir donativos, mas ser mais tolerante, oferecer  um ombro amigo, escutar mais as pessoas, enxugar algumas lagrimas, enfim, ajudar a todo mundo sempre com muito amor e carinho.

Espero sinceramente que sua mala de coisas boas seja muito maior que a outra.

E então, vamos começar a arrumar as malas?

Autor: Floriano Ferreira Junior

Expositor no curso de doutrina das Casas André Luiz e colaborador no programa Renovação da Rede  Boa Nova de Rádio.

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior