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As Quatro Nobres Verdades – Parte 11

As Quatro Nobres Verdades – Parte 11

“Que eu seja motivo de prazer
De acordo com a vontade de todos os seres sencientes
E sem interferência, como são a terra
a água, o fogo, o vento, as ervas medicinais e florestas.

Que eu seja caro aos seres sencientes
Como sua própria vida, e que eles me sejam caros.
Que seus pecados frutifiquem para mim
E todas as minhas virtudes para eles.

(…)

Enquanto perdurar o espaço,
Enquanto persistirem os seres sencientes,
Que eu também possa permanecer
Para dissipar as desgraças do mundo.”
Estrofes de textos budistas citadas pelo Dalai Lama para explicar os ideais de
um Bodhisattva
Do livro “Transformando a Mente”, editora Martins Fontes

– O Budismo prega a inação ante o mundo ?
De jeito nenhum, mas afirma que pretender agir sobre o mundo sem ter
transformado a si mesmo não pode levar a uma felicidade durável nem a uma
felicidade profunda. Pode-se dizer que a ação sobre o mundo é desejável,
enquanto que a transformação interior é indispensável (…)”.

cap. Ação sobre o mundo e ação sobre si mesmo, O Monge e o Filósofo,
Jean-François Revel e Matthieu Ricard, editora Mandarim

(…) A melhor maneira para um governante administrar o seu país é,
antes de tudo, governar a si próprio. Um governante deve apresentar-se perante
o seu povo com o coração compassivo, deve ensinar e conduzi-lo a remover todas
as impurezas de sua mente. A felicidade que advém dos bons ensinamentos em
muito excede a alegria que as coisas materiais do mundo podem oferecer.
Portanto , ele deveria dar a seu povo um bom ensinamento e manter sua mente e
corpo tranquilos.

(…) Assim se passa com tudo na vida cotidiana de uma nação. A mente é
a fonte de tudo e, conseqüentemente, o governante deve primeiro levar o povo a
disciplinar a própria mente.

(…) Se um país for próspero, não lhe será necessário atacar outro país
e não precisará de armas de ataque.

Quando o povo está feliz e satisfeito, as diferenças de classe
desaparecem, as boas ações são promovidas, as virtudes aumentadas, e os homens
passam a se respeitar uns aos outros. Nesse clima todos prosperarão; o tempo e
a temperatura se tornarão normais; o sol, a lua e as estrelas brilharão
normalmente; as chuvas e os ventos virão regularmente; e as calamidades da
natureza desaparecerão.”

cap. Em prol de todos, A Doutrina de Buda, Siddharta Gautama, editora Martin
Claret

O Budismo considera que a fonte dos problemas econômicos e sociais é o apego
ao “eu”, o “egoísmo”. Sua influência visa diminuir o egoísmo nos indivíduos e
através da melhora do individuo, melhorar a sociedade. Considera que todos os
seres senscientes (que buscam a libertação do sofrimento) tem direitos e que
devem ser tratados com compaixão.

– Espiritismo

O homem que se ilumina conquista a ordem e a harmonia para si mesmo. E
para que a coletividade realize semelhante aquisição, para o organismo social,
faz-se imprescindível que todos os seus elementos compreendam os sagrados
deveres de auto-iluminação
” Emmanuel, médium Francisco Cândido Xavier, da
resposta a questão 234, O Consolador – FEB.

Na hora atual da humanidade terrestre, em que todas as conquistas da
civilização se subvertem nos extremismos. o Espiritismo é o grande iniciador
da Sociologia, por significar o Evangelho redivivo que as religiões
literalistas tentaram inumar nos interesses econômicos e na convenção exterior
de seus prosélitos.

Restaurando os ensinos de Jesus para o homem e esclarecendo que os
valores legítimos da criatura são os que procedem da consciência e do coração,
a doutrina consoladora dos Espíritos reafirma a verdade de que a cada homem
será dado de acordo com seus méritos, no esforço individual, dentro da
aplicação da lei do trabalho e do bem; razão pela qual representa o melhor
antídoto dos venenos sociais atualmente espalhados no mundo pelas filosofias
políticas do absurdo e da ambição desmedida, restabelecendo a verdade e a
concórdia para os corações
” Emmanuel, médium Francisco Cândido Xavier, da
resposta a questão 59, O Consolador – FEB.

Apoiar, quanto possível, os movimentos e as organizações de proteção
aos animais, através de atos de generosidade cristã e humana compreensão. Os
seres da retaguarda evolutiva alinham-se conosco em posição de necessidade
ante a Lei”

cap. Perante os Animais, Conduta Espírita, espíritos André Luiz, médium Waldo
Vieira, FEB

“(…) Quando a lei de Deus constituir a base da lei humana por toda a
parte, os povos praticarão a caridade mutuamente, como os indivíduos. Então
viverão felizes e em paz, porque ninguém procurará fazer o mal ao seu vizinho,
nem viver às suas custas.”

Trecho da resposta dada pelos Espíritos para a questão 789, O Livro dos
Espíritos, Allan Kardec

O Espiritismo considera que a fonte dos problemas econômicos e sociais é o
egoísmo, fruto da ignorância e do pouco progresso moral dos indivíduos que
formam as sociedades. Sua influência visa diminuir o egoísmo e através da
melhora do individuo, melhorar a sociedade. Considera que todos os seres vivos
são solidários (o progresso do espírito se dá através de uma longa cadeia
evolutiva dos seres mais simples aos mais complexos) e portanto tem direitos,
todos devem ser tratados com caridade.

– Análise

A reforma de uma sociedade não pode ser feita apenas através de leis
externas, sem alterações fundamentais nos indivíduos que a compõe. Liberdade,
igualdade e fraternidade são, em essência, conquistas que só poderão ser
verdadeiramente estabelecidas quando o egoísmo tiver sido combatido eficazmente.
O combate ao egoísmo exige uma transformação mental ou moral, decorrente de uma
salutar disciplina espiritual. Não de trata de almejar uma sociedade regida por
normas religiosas, ou dogmas, pois tanto o Budismo como o Espiritismo, não os
tem, mas de uma sociedade em que a prática da compaixão, da caridade e do amor
ao próximo são normas livremente escolhidas por seus cidadãos. A escolha, por
sua vez, não decorre da adesão cega a uma fé, mas a certeza adquirida no estudo
próprio, de que a realidade última transcende a matéria – que somente o desapego
ao eu e a adesão a normas morais universais trazem a verdadeira felicidade.

(Publicado no Boletim GEAE Número 439 de 11 de junho de 2002)

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