Tamanho
do Texto

Chamado à Aventura: Conhecer o Espiritismo

No artigo anterior, O Mundo Comum: A vida antes do Espiritismo, demos início a esta jornada. Conhecemos um mundo onde o Espiritismo ainda não estava presente em sua vida. Prepare-se. Isso está prestes a mudar!

Nas histórias de heróis, o Chamado à Aventura é o acontecimento que coloca a história em movimento. E ele pode vir de várias formas. Pode ser uma mensagem, um evento ou mesmo um inquietação interna. O herói se depara com o iminente início de sua jornada.

Mas nossa vida também nos chama à aventura constantemente. Em nossa jornada, o chamado pode ser justamente conhecer o Espiritismo. Você provavelmente já passou ou conhece alguém que viveu uma dessas situações:

  • Desencarne de entes queridos;
  • Perda de emprego;
  • Divórcio;
  • Suicídio na família ou amigos;
  • Vício em drogas, álcool, jogos de azar;
  • Dúvidas sobre o que fazer com a sua vida;
  • Questionamentos sobre Deus e o Universo;
  • Inquietações sobre o que acontece depois da morte;
  • Entre tantos outros…

O fato é que nós vivemos uma sucessão de desafios. Nós sabemos que a maioria das pessoas chegam ao Espiritismo pela dor. Lidar com as mazelas humanas de maneira equilibrada exige novos conhecimentos. É neste momento que nossa mente se abre para receber os ensinamentos da Doutrina Espírita.

Não desista agora!

“Não é o que nos acontece que mais importa, e sim o que nós fazemos com o que nos acontece.” (Paulo Vieira)

Lidar com dificuldades é necessário. Nossa evolução depende de como nos comportamos quando algo acontece. E eu sei que muitas vezes achamos que não temos opções. Mas é justamente nessas horas que devemos persistir. A distância entre seu estado atual e uma situação melhor é mais curta do que você imagina!

Quando uma mãe “perde” seu filho, a vida parece ruir em suas mãos. Quando aquele amigo de infância se afunda nas drogas e você não sabe mais como ajudar, a sensação é de impotência total. Mesmo quando você, em suas dores mais profundas, olha para o espelho e sente que não tem saída, ainda assim há maneiras de melhorar.

O espiritismo é uma ciência e filosofia, e traz conhecimentos sobre a vida e o que acontece após a morte. Somos espíritos eternos, vivendo sucessivas existências e evoluindo através das leis divinas. Conhecer a fundo estes conceitos certamente trará luz à sua vida.

Dicas para conhecer melhor o Espiritismo

Neste ponto da aventura nos deparamos com um vasto conteúdo disponível para conhecer o Espiritismo. São livros, sites, vídeos e tantas outras mídias. É tanta coisa que muitas vezes não sabemos por onde começar!

Vou compartilhar com você 5 dicas para conhecer melhor o Espiritismo. Não importa se você acabou de chegar na doutrina ou se já nasceu em berço espírita. Essas dicas vão te ajudar a superar esta etapa da jornada com mais equilíbrio:

  1. As Obras Básicas do Espiritismo: Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, compilou as obras que são a base do Espiritismo. Nelas, você encontra as respostas para muitas de suas perguntas. Desde os desafios das relações humanas até explicações sobre o mundo espiritual. E não precisa se preocupar. Você não terá que decorar as mais de mil perguntas de O Livro dos Espíritos. Tampouco saber de cor os 28 capítulos de o Evangelho Segundo o Espiritismo. O importante é colocar os ensinamentos em prática, mesmo que sejam apenas algumas linhas!
  2. Curso de Doutrina Espírita: Dar os primeiros passos no Espiritismo dentro de um centro espírita é recomendadíssimo. Além do suporte espiritual da casa, você conhecerá muitas pessoas que poderão te auxiliar (falaremos sobre isso nos próximos artigos). A maioria dos centros disponibiliza cursos sobre o Espiritismo (inclusive cursos online!). Mas não pense que ao terminar o curso você nunca mais precisará estudar! O Espiritismo é vasto e profundo, além de ser progressista e andar lado a lado com a ciência terrestre. Continue a estudar sempre!
  3. Programação da Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior: Ter a oportunidade de trabalhar na Rádio Boa Nova e na TV Mundo Maior me fez perceber a importância deste trabalho. Nosso objetivo é levar esclarecimentos, consolo e mensagens positivas para você. Já recebemos diversos relatos de pessoas que evitaram um suicídio, aborto ou abandonaram um vício graças aos programas da rádio e da TV. Se você quer ter acesso a conteúdo espírita de qualidade, está no lugar certo!
  4. Portal do Espírito: Um dos maiores sites de conteúdo espírita da internet foi doado à FEAL em 2012 e agora está de cara nova. Uma grande variedade de assuntos foram abordados pelos colunistas do site desde sua criação, em 2001. Sugiro que entre no site e pesquisa sobre algum tema que tenha dúvida. É um ótimo portal para acessar quando estiver fazendo o curso de Espiritismo. Acesse o portal clicando aqui.
  5. Canal Meninas Espíritas: Desde 2016 faço parte da equipe do canal Meninas Espíritas e tem sido uma experiência incrível! Toda semana publicamos vídeos novos trazendo temas de interesse do público espírita, principalmente os jovens. A proposta é divulgar a doutrina de maneira descontraída, lúdica e sempre com muita responsabilidade e estudo. Se você quer conhecer mais sobre espiritisom e ainda se divertir, inscreva-se no canal!

Nunca é tarde para conhecer o Espiritismo

“Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo.“ (Vinícius de Moraes)

Obrigado por chegar até aqui! Mais um passo foi dado em sua jornada. Não importa se você acha que chegou tarde. O importante é que você está aqui. Lembre-se: você é a personagem principal desta história. Cada conquista te torna mais forte para enfrentar os desafios seguintes.

Ficarei muito feliz em receber sua opinião sobre este artigo. Deixe seu comentário logo abaixo e me diga o que mais gostou nele. Na semana que vem falaremos sobre a Recusa do Chamado, algo muito comum de acontecer nas histórias dos filmes, e também em nossas vidas!

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior