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Chico Xavier não é Kardec!

Não é objetivo deste artigo atacar quem quer que seja, por manifestar opinião
contrária à que vou expor. Mas há questões que devem ser tratadas com cuidado
para não se tornarem elemento de confusão. A crítica franca, aberta, racional,
própria dos postulados espíritas, deve ser praticada, fraternalmente claro, sob
pena de imergirmos de novo nas trevas medievais. Onde não houver questionamento
e crítica, onde não houver debate transparente, certamente haverá dominação,
ignorância, apatia e graves entraves à autonomia da razão humana e ao
desenvolvimento espiritual da humanidade.

Como em minhas viagens pelo Brasil afora, sou indagada sobre a polêmica em
foco, resolvi manifestar-me publicamente para examiná-la com as ferramentas
críticas que tomo emprestado de Kardec.

Que Chico Xavier seja a reencarnação de Kardec não seria uma hipótese a ser
discutida, porque se trata de um absurdo tão sem fundamento que deveria chocar o
bom senso de qualquer um (já vi até não-espíritas que conhecem superficialmente
a doutrina se mostrarem perplexos diante da idéia). Mas já que se trata de uma
afirmação na pena de alguns escritores e médiuns, atuantes no movimento, não
podemos deixar de analisá-la.

AS AFIRMATIVAS SOBRE REENCARNAÇÕES

Em primeiro lugar, deveríamos evitar a leviandade que tomou conta de
escritores e médiuns espíritas nos últimos anos: afirma-se com o maior
descompromisso e sem nenhuma demonstração de evidência que fulano é reencarnação
de cicrano e geralmente são pessoas famosas, já desencarnadas, ou personagens
históricas – que não podem contradizer tais afirmações. É perfeitamente legítimo
o estudo de casos de reencarnação, mas eles precisam ser fruto de pesquisa, de
preferência de pessoas próximas e, se alguma hipótese for apresentada de
personalidades de projeção, deve-se fazê-lo com todo o cuidado, com argumentos
bem fundamentados e ainda assim não passará de uma hipótese a ser examinada e
comentada por outros pesquisadores.

Um exemplo positivo de um estudo com critério é Eu sou Camille Desmoulins,
de Luciano dos Anjos e Hermínio Miranda. São centenas de páginas de pesquisa, em
que a personalidade em questão participou, fez regressão de memória, e o autor
realizou exaustivas buscas de documentos históricos, etc. Outro estudo sério é o
de Hernani Guimarães de Andrade, com personagens desconhecidas – crianças com
lembranças de outras vidas – em seu livro Reencarnação no Brasil. (De
passagem, fica aqui a nossa carinhosa vibração ao Hernani, desencarnado há
alguns dias). Isso apenas para citar autores brasileiros. No plano
internacional, há, por exemplo, a excelente pesquisa feita por Ian Stevenson.

Outra forma de estudo de personalidade através de reencarnações foi a
realizada pela saudosa e sensatíssima médium Yvonne A. Pereira, no caso de suas
próprias vidas passadas. Não houve aí a identificação das personalidades
históricas ou a comprovação dessa identidade, mas uma regressão de memória,
promovida pelos Espíritos superiores, para mostrar a trajetória evolutiva de um
espírito feminino. Trata-se assim de um estudo psicológico através dos tempos,
sem compromisso com a evidência histórica. Uma possibilidade interessante e
legítima.

O que não pode acontecer – e acontece com bastante freqüência – é
simplesmente alguém sair anunciando que fulano foi tal pessoa e aceitar-se isso
como fato consumado. Aí exorbita-se do estudo de caso, da pesquisa científica,
para se tornar mediunismo inconseqüente e dogmatismo sem fundamento.

O pior é quando tais afirmativas contrariam as evidências mais óbvias e a
coerência mais superficial entre uma personalidade e outra, que se supõe ser a
mesma.

Ou seja, para falar de reencarnação é preciso usar os critérios próprios do
espiritismo: pesquisa científica, coerência racional, podendo-se valer
igualmente da intuição mediúnica. Mas se essa intuição vier desacompanhada dos
outros aspectos, pode se tornar misticismo.

A IDENTIDADE DO EU

Um dos pontos fundamentais demonstrados pelo espiritismo, que aliás se insere
plenamente na tradição socrático-platônica-cristã, é a idéia de uma identidade
individual, permanente, que está em progresso e mutação, mas guarda um eu
reconhecível, com características próprias de personalidade, com memórias e
potencialidades particulares. Até os Espíritos puros, que atingiram a perfeição,
cuja personalidade nos é difícil examinar, mantêm, segundo a doutrina espírita,
ainda e sempre sua individualidade.

Nos estudos criteriosos de reencarnação, essa verdade salta ao olhos: ninguém
poderia negar que Luciano dos Anjos é Camille Desmoulins. As duas
individualidades são parecidíssimas. Até nos traços físicos. E isso não é tão
incomum. Ian Stevenson faz um estudo intrigante dos sinais de nascença.
Às vezes, a ligação com a encarnação anterior é tão vívida, que a criança nasce
até com marcas do tipo de morte que teve ou algum trauma sofrido.

Assim como na comunicação de um Espírito por um médium, para sua
identificação devem entrar uma série de fatores, evidências, muitas inesperadas,
aparentemente fortuitas, mas que no seu conjunto conferem uma forte sensação de
que a personalidade comunicante é aquela: na reencarnação, dá-se o mesmo. Apenas
um quadro de muitos detalhes, coincidências significativas, semelhanças, nos dá
alguma convicção de que tal pessoa esteja ali, reencarnada.

Se nos limitássemos a tratar de casos de reencarnação que obedecessem aos
critérios mencionados, evitaríamos lançar a idéia no ridículo.

O CASO CHICO-KARDEC

Poderia escrever muitas páginas com todos os pontos de total dissemelhança
entre a personalidade de Kardec e de Chico. Em primeiro lugar, estabeleçamos
alguns parênteses. O que sabemos de mais sólido sobre outras existências de
Kardec – o resto são inoportunas especulações – são as duas que ele aceitava: a
de druida e a de Jan Huss (esta, segundo informação que Canuto de Abreu teria
visto em seus manuscritos, antes da Segunda Guerra). Mas, nos três momentos
conhecidos, dá para notar a coerência de uma personalidade corajosa, viril,
segura, austera, de mente límpida e clara (o estilo de Jan Huss é o mesmo de
Kardec, simples e cristalino, preciso e firme) e sempre dedicada à educação. Os
druidas eram sacerdotes-educadores, Huss foi reitor da Universidade de Praga e
Rivail/Kardec foi educador durante mais de trinta anos na França. Quanto ao seu
estilo, ele mesmo adverte que não tinha vocação poética, não apreciava
metáforas, mas queria atingir o máximo de didatismo e simplicidade. Para isso,
tanto Huss quanto Kardec escreveram gramáticas.

Huss desafiou a Igreja Católica e morreu cantando na fogueira em 1415, depois
de ter escrito cartas belíssimas da prisão, mostrando sua firmeza e serenidade.
Kardec desafiou a Ciência oficial, a religião tradicional e todo sistema
acadêmico estabelecido, fundando um novo paradigma para o conhecimento humano,
numa síntese genial. Quando estudamos sua vida e sua personalidade, vemo-lo
mover-se com absoluta segurança de si, com total equilíbrio, desde os primeiros
textos pedagógicos aos 24 anos, até a redação da última Revista Espírita,
que deixou pronta antes de morrer. Os próprios Espíritos Superiores o chamam de
mestre. O Espírito da Verdade o trata de forma amorosa, aconselhando-o sempre
com respeito ao seu livre-arbítrio, à sua capacidade intelectual e à sua
estatura moral.

Kardec se ocultou tanto atrás da obra, pela sua extrema modéstia e reserva
(que não era a humildade mística de Chico, que se autodenominava verme, besta,
pulga, cisco …), que os próprios adeptos do espiritismo não sabem
aquilatar-lhe a grandeza.

Agora, analisemos a pessoa Chico Xavier, que conheci desde a minha primeira
infância. Trata-se de uma personalidade doce, amorosa, bastante feminina,
emocional, mística, com forte vocação literária e poética (ao contrário de
Kardec) mas uma personalidade fraca. Basta ver sua relação com Emmanuel. Seu
guia espiritual, aliás forte e altivo, sempre manteve com Chico uma postura
disciplinar, rígida, admoestando-o se o via fraquejar.

Vêem-se diversas situações desse tipo, na leitura do livro As vidas de
Chico Xavier
, de Marcel Souto Maior, que considero a biografia mais
confiável e mais bem escrita, porque feita por um profissional do jornalismo,
entre tantas que mais parecem relatos de vida de santo da Idade Média, pela
linguagem melada, pela louvação exagerada e pelo cunho miraculoso. Basta lembrar
de Chico, gritando em pânico, porque o avião em que estava ameaçava cair e
Emmanuel, diante dele, dizendo: “Dá testemunho da tua fé, da tua confiança na
imortalidade! (…) morra com educação!” . Este o Espírito que enfrentou a
fogueira, cantando, sem retirar uma palavra do que dissera? A resposta, o
próprio Emmanuel já deu ao Chico certa vez: “Meu filho, você é planta muito
fraca para suportar a força das ventanias. Tem ainda muito o que lutar para um
dia merecer ser preso e morrer pelo Cristo.”

Noutras ocasiões, os próprios encarnados tiveram de adverti-lo severamente,
como no caso da adulteração do Evangelho segundo o Espiritismo, na década
de 70, que levou Herculano Pires a escrever um livro, Na Hora do Testemunho,
no qual quase obrigou Chico à retratação pública, por ter apoiado indiretamente
a edição adulterada.

Chico é, pois, um Espírito bom, em processo de resgate e regeneração, ainda
enfrentando conflitos internos e desequilíbrios e tendo necessidade do freio
curto de Emmanuel para se manter na linha das próprias obrigações. Nunca,
diga-se, ele mesmo se viu ou se assumiu de outra forma. Kardec, ao contrário, já
600 anos atrás não revela conflito, não se mostra abalado por nada. Seu
companheiro de Reforma, Jerônimo de Praga, chegou a abjurar, com medo da
fogueira. Arrependeu-se depois e enfrentou a morte com galhardia. Mas em Jan
Huss não há hesitação ou fraqueza, apenas a altivez do Espírito que já atingiu a
estatura de um missionário.

Da mesma forma Kardec. Nem sabemos o quanto ele sofreu e foi perseguido, pois
não se queixava. Apenas nas entrelinhas de Obras Póstumas, quando se
refere por exemplo à Sociedade Espírita de Paris como um ninho de intrigas, é
que de longe vislumbramos o que deve ter passado. Mas nunca o vemos abatido ou
choroso.

Quanto à linguagem de Chico é também oposta à de Kardec. Trata-se de uma
linguagem literária, ornamentada, própria do médium – pois sabemos que o médium
influencia as comunicações. Se Chico não tinha cabedal literário nesta vida, é
certo que o trouxe de outras, para se tornar o intérprete de tantos literatos do
Além. Se Kardec tivesse escrito, por exemplo, Mecanismos da Mediunidade,
seria certamente numa linguagem bem mais objetiva, menos literária e mais
digerível.

Vou mais longe. Sem ofensa ou menosprezo pelo grande Espírito de Emmanuel,
ele próprio fica bem abaixo da estatura espiritual de Kardec. Basta lembrar que,
enquanto Jan Huss estava morrendo na fogueira por criticar os abusos da Igreja e
duzentos anos depois, seu discípulo Comenius estava inaugurando a Pedagogia
moderna, em oposição à educação jesuítica; Emmanuel – leia-se Manuel da Nóbrega
– estava ainda a pleno serviço da Igreja, imerso no projeto de catequese
jesuítica. Tanto ele quanto Anchieta talvez tivessem suas críticas ao movimento
de que participavam e sem dúvida deram contribuição meritória ao início da
educação brasileira. Mas estavam ainda com as correntes mais conservadoras da
história, ao passo que Huss (depois Kardec) inaugurara já novas relações entre
Deus e o homem, sendo retomado na Reforma de Lutero e aprofundado na proposta
educacional de Comenius, que estava a anos luz adiante da proposta jesuíta.

Com isso, não estou diminuindo a importância nem da personalidade histórica
de Manuel da Nóbrega, nem do Espírito Emmanuel, entidade que respeito e amo
muito, nem menosprezando a obra que fez por intermédio do Chico. Mas é preciso
reconhecer a superioridade de Kardec, coisa que tanto Emmanuel, quanto Chico,
sempre reconheceram. Certo dia disse Emmanuel a Chico – e esta é uma passagem
conhecida de todos – que se ele, Emmanuel deixasse Jesus ou Kardec, o pupilo
deveria deixá-lo. Ora, o guia se submetia a Kardec, como Kardec poderia ser seu
tutelado?

O QUE ESTÁ POR TRÁS DESSA IDEIA

Tudo isso poderia não passar de uma discussão vazia, simples questão de
opinião, sem maiores conseqüências. Mas vejo graves problemas nessa polêmica e
só por isso meti-me a falar no assunto. Afirmar que Chico Xavier é reencarnação
de Kardec é submeter Kardec ao Chico … logicamente, pela lei da evolução, o
mais recente é mais evoluído e portanto vai mais adiante do que o anterior. O
que se esconde por trás dessa idéia subliminar, implícita na tese de um ser
reencarnação do outro? É que abandonamos, ou pelo menos desvalorizamos, os
critérios de racionalidade, objetividade, cientificidade, além dos aspectos
pedagógicos e da linguagem clara e democrática de Kardec, com todo seu
pensamento de vanguarda – para valorizarmos mais a linguagem melíflua (muitas
vezes piegas) de Chico, o espiritismo visto predominantemente como religião e os
aspectos conservadores tanto do pensamento do médium, quanto de Emmanuel.

Querem ver um exemplo? Kardec, em pleno século XIX, aclamava todas as
conquistas da emancipação feminina. Em artigos na Revista Espírita, apóia
a reivindicação do voto feminino, parabeniza as primeiras mulheres a se formarem
médicas … exalta a participação intelectual da mulher. Emmanuel não deixa de
mostrar, em diversas passagens de seus livros, ranços de machismo lusitano,
romano e da igreja, sempre colocando a mulher ideal como a mais submissa e
calada possível.

A tese de que Chico seria Kardec desqualifica Kardec e exalta indevidamente
Chico Xavier, colocando-o num pedestal de idolatria que nenhum ser humano deve
ocupar. E isso está bem situado nos rumos que o movimento espírita brasileiro
tem tomado: trata-se de um movimento que exalta personalidades mediúnicas
(quando Kardec mal nos deixa conhecer o nome dos médiuns que trabalhavam com
ele, porque não se constrói liderança em mediunidade, como os antigos pajés da
tribo ou as passadas pitonisas da Antigüidade), preferindo o emocionalismo à
racionalidade, o igrejismo ao debate filosófico e científico.

É por isso que meu trabalho tem sido no sentido de resgatar Kardec e seus
antecessores diretos: Comenius, Rousseau, Pestalozzi – todas personalidades de
vanguarda, com pensamento social avançado, com projetos libertários de educação.
É desse caldo cultural que nasceu o espiritismo. Transplantado para o Brasil,
ganhou as cores místicas da cultura católica, de herança jesuítica, que formou a
nação brasileira. É verdade que apenas um povo com o nosso coração e com a
criatividade e a intuição mediúnicas como as nossas poderia acolher o
espiritismo. É verdade que Emmanuel continuou a sua obra de primeiro educador do
Brasil e fez bem a sua parte, por intermédio do Chico, que também fez a sua. Mas
não é por isso que devemos colocar os carros na frente dos bois e perder a raiz
pedagógica, racional e consistente que nos identifica. E essa raiz é
representada por Kardec, que por todas as razões vistas e muitas outras que não
é possível comentar aqui, não reencarnou como Chico, não reencarnou ainda,
porque teríamos de reconhecê-lo por sua mente poderosa, por sua liderança
equilibrada e segura e por trazer uma contribuição muito melhor que a de Chico e
mesmo melhor que a do próprio Kardec, pois senão não haveria razão para
reencarnar-se.

Texto extraído do folheto distribuído pela editora Publicações LACHÂTRE,
por ocasião da XI Bienal do Livro, realizada no Rio de Janeiro, retirado do
Informativo Lachâtre, maio/junho de 2003.