Tamanho
do Texto

DEMONSTRAR O REAL SIGNIFICADO DO ESPÍRITO SANTO NÃO É PECADO

A respeitada instituição americana “Seminário de Jesus”, que se compõe de cerca de 150 ex-padres e ex-pastores, diz que é verdade apenas 18% do que o evangelho diz que Jesus disse.

 Como o que mais temos de mais comum entre nós são as nossas diferenças de opiniões, para os autores da Bíblia e seus intérpretes, ela, provavelmente, seja o livro que mais tem provocado no mundo diferenças de opiniões a respeito de seus textos, ora interpretados de modo correto, figuradamente, ora de modo errado, literalmente. Muito bem nos adverte o apóstolo dos gentios: “O qual nos habilitou para sermos de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica” (2 Coríntios 3: 6).  

Porém, o que mais tem acontecido é justamente o contrário, pois as interpretações literais sãos as mais comuns, e mais pela Igreja do que pelas igrejas protestantes e evangélicas. Mas em todas elas encontram-se também erros de interpretações figuradas, e o pior, às vezes, escandalosamente forçadas tanto as literais como as figuradas. É que os teólogos procuram adaptar os textos da Bíblia às suas respetivas doutrinas. E, então, muitas interpretações dela, como se diz, acredite nelas quem quiser!

 Os leitores desta coluna e de meus livros, principalmente o “A face Oculta das religiões”, e de outros autores espíritas e não espíritas estudiosos desse assunto já sabem que o Espírito Santo  é uma das questões que mais tem dividido os teólogos de todas as religiões.

 Há três Espíritos Santos no cristianismo. O principal bíblico é o de Deus Pai correspondente à Primeira Pessoa da Santíssima Trindade e é denominado também de ‘O Santo Espírito’ (Salmo 51:11, tradução do pastor português do século XVII João de Almeida, mas hoje, muito alterada). Outro Espírito Santo bíblico é o Espírito ou alma que somos e que habita em nós como que uma extensão de Deus Pai até nós. “Farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel” (Daniel 13: 45 da Bíblia Católica); e “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo (de um espírito santo’ no grego bíblico) que está em vós…” (1 Coríntios 6: 19).  Mais um Espírito Santo do cristianismo é o do dogma da Terceira Pessoa da Saníssima Trindade e que é polêmico porque é confuso e foi colocado na Bíblia só depois que os teólogos o criaram, principalmente, a partir do Concílio Ecumênico de Constantinopla, em 381, que foi o primeiro concílio realizado nessa cidade, hoje, Istambul (Turquia).

 Com exceção do Espírito Santo ou o Santo Espírito do próprio Deus, o Espírito Santo deve ter o seu significado real na Bíblia corrigido, pois ele é o conjunto dos espíritos humanos. O seu original grego correto é ‘um espírito santo’, que foi substituído por o ‘Espírito Santo dogmático’ da Terceira Pessoa Trinitária, quando o seu significado real é o conjunto de todos os espíritos humanos.

 Colocaram na Bíblia no lugar de ‘um espírito santo‘ ‘o Espírito Santo’ (Terceira Pessoa Trinitária), erro esse que tem trazido grande confusão para o cristianismo e outras correntes religiosas. Aqui queremos perguntar qual é o Espírito Santo mais importante, se os dois são Deuses, o de Deus Pai ou o dogmático da Terceira Pessoa Trinitária? E demonstrar esse erro dos teólogos jamais é blasfemar ou pecar contra o verdadeiro Espírito Santo de Deus, o Pai!

 PS: Agora em DVD, o filme espírita “Nos Passos do Mestre”, da Mundo Maior Filmes, da Fundação Espírita André Luiz (FEAL) e dirigido por André Marouço. http://www.mundomaior.com.br/

NOTA

“Autoprogramação Mude sua Mente Mude sua Vida”, de Dr Júlio Gomes, BH, 2017, www.editoraaguabranca.com.br

 

  • Autor: Jose Reis Chaves