Tamanho
do Texto

Depressão: Eu Não tenho Vergonha

1Os números são cada vez mais alarmantes de pessoas que sofrem de depressão e infelizmente muitos acabam não suportando chegando a atitudes mais drásticas como o suicídio. O suicídio está matando um brasileiro a cada 45 minutos. A OMS(Organização Mundial de Saúde) destaca  ainda que em cada 10 casos, 9 podem ser prevenidos.

De acordo com dados do CVV, no Rio Grande do Sul, estado com maior índice de suicídio no Brasil, foi colocada a disposição um número de telefone gratuito para as pessoas que se sentem depressivas, o 188, já que os outros estados às ligações são cobradas. Após a instalação desse número, as ligações aumentaram em 74%, sendo 3.638 atendentes e 6.331 ligações.

Durante o programa Transição, Divaldo Franco abordou sobre a percepção espírita do assunto: “ A depressão é como uma planta parasita que vai tomando conta do raciocínio do individuo até remeter-lhe a melancolia, ansiedade e o medo”.

“A depressão é pandêmica, a cada 10 pessoas, pelos menos 3 foram depressivas, já levamos em si as ideias de queixa, estamos sempre queixando de algo em nosso dia a dia. O espiritismo é uma psicoterapia extraordinária para os transtornos da natureza psiquiátrica, sendo o objetivo não curar corpos, mas curar almas, e curando almas, os espíritos nos ajudam, lembrando que eles não doentes, estão com transtornos bipolar de afetividade”, enfatizou Divaldo Franco.

A depressão já é a doença que mais afasta as pessoas do trabalho no mundo, cerca de 56%, e 76% tem vergonha de falar sobre o assunto. Muitas vezes a pessoa pode ter vergonha da própria doença, mas a primeira coisa que devemos realizar é reconhecer a depressão.

O final do ano é marcado pelas festividades a necessidade de ser feliz, que para algumas pessoas acaba se tornando uma pressão, elas se sentem solitárias às vezes muitas não remetem a época de final de ano como boa, devido a alguma perda de ente querido e outros problemas não resolvidos.

Para sensibilizar as pessoas, visto que a depressão é uma doença difícil de ser diagnosticada, foi lançado o movimento Conte Comigo, apresentando formas de como ajudar e de se diagnosticar a doença, explicando os sintomas mais comuns, como humor deprimido na maior parte do dia, irritabilidade e maior raiva na parte do dia, perda de interesse ou prazer, associada como distimia, uma tristeza profunda, com os sintomas surgindo no inicio da vida adulta, com a principal característica voltada para a falta de vontade em realizar atividades que tinha prazer.

Uma das causas que pode culminar na depressão é o histórico familiar, estresse pelo estilo de vida ou problemas financeiros e principalmente a tendência ao pessimismo.

Para ajudarmos alguém que possui depressão após a identificação, o movimento Conte Comigo mostra algumas dicas, como ter cuidado e compreender a doença, visualizar novos caminhos para refletir e procurar um profissional da saúde, apoiar a pessoa, dando atenção em suas palavras e anseios, não desistir de ajudar mesmo quando a pessoa recusar a ajuda, monitorar as mudanças bruscas de humor e acompanhar os processos para o tratamento.

Como refletiu Chico Xavier “ A sua tristeza não iluminará os seus caminhos”, e“as suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade”.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior