Tamanho
do Texto

A Divulgação do Espiritismo

6666666666

Amilcar Del Chiaro

    O Espiritismo atravessa, talvez, a melhor fase da sua existência, comparável aos primeiros 10 anos, que no dizer de Kardec, deu a volta ao mundo, despertando o interesse daqueles que procuravam novos rumos para a sua vida, e a curiosidade daqueles que estavam a cata de emoções. Hoje, os meios de comunicação superam extraordinariamente aqueles dos tempos de Kardec. A imprensa era quase embrionária, mas colaborou muito na divulgação, tanto no campo do livro, como dos periódicos. A breve tempo, vários jornais espíritas circulavam na Europa, seguindo o rastro da Revista Espírita de Allan Kardec. O Brasil contribuiria com o Eco de Além Túmulo, e os Estados Unidos da América do Norte, antes da Revista Espírita, já possuía 17 jornais consagrados ao Novo Espiritualismo. Se o Espiritismo se retraiu na França, e outros países da Europa, onde foi florescente, encontrou no Brasil um campo fértil, embora quase excessivamente místico. Hoje contamos com livros, jornais, rádios e televisão. Agora mais modernamente a Internet, ainda mal utilizada, pois encontramos grande quantidade de discussões estéreis e ofensas pessoais, nas listas de conversação.

Contudo, há os que utilizam bem este poderoso meio de comunicação. Destacamos a Rede Boa Nova de Rádio, que transmite seus programas pela Internet, contribuindo para que os espíritas brasileiros que residem no exterior, possam, sentir o pulso do movimento, e de certa forma sentir-se em casa. Além disto, temos hoje os satélites de comunicação, e a Boa nova se faz presente, chegando a grande quantidade de lares deste imenso Brasil. Se compararmos o movimento espírita a uma corrida de revezamento, podemos considerar que recebemos o bastão da geração anterior, e estamos no trecho da pista que nos compete cobrir, e temos a obrigação moral de passar o bastão à próxima geração, em condições excelentes para a continuidade da prova. As sementes jogadas aos sulcos abertos na terra, começam a germinar aqui e acolá, demonstrando o valor dessa Doutrina de luz, que veio para nos resgatar das trevas do medo e da ignorância.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior