Tamanho
do Texto

Dois Caminhos

Dois Caminhos

É fácil saber se uma pedra foi retirada de
um rio ou se foi quebrada em uma pedreira. As de pedreira apresentam muitas
quinas, são ásperas e irregulares, agressivas ao tato. As pedras de rio são
lisas e roliças, já sofreram um polimento natural. Ao longo do tempo, a
correnteza das águas vai se encarregando de atirá-las umas contra as outras,
para arredondar-lhes as arestas. Na medida em que vão se tornando polidas, vai
sendo reduzido o atrito entre elas, já não se ferem, deslizam harmoniosamente
umas entre as outras, como esferas lubrificadas de um rolimã.

O processo evolutivo espiritual das criaturas humanas pode ser comparado ao
do burilamento das pedras de rio. O Espírito é criado puro e ignorante. Puro,
porque não traz qualquer tendência para o mal. ignorante, porque não adquiriu
ainda qualquer conhecimento. Ao longo das reencarnações sucessivas, a correnteza
da vida também nos atira uns contra outros: somos levados a conviver entre
semelhantes. Em nossa infância espiritual, ainda como pedras-brutas, essa
convivência é marcada pelo atrito entre nossas arestas. A rusticidade do homem
das cavernas nos mostra o que foram nossas primeiras encarnações; o instinto
animal predominando sobre a razão e o sentimento, a matéria sobre o Espírito, o
estado de guerra como condição permanente.

Passaram-se séculos e milênios, abandonamos as cavernas, participamos da
construção, do apogeu e da queda de diferentes impérios, vivenciamos diversas
culturas. Com as conquistas da ciência, domesticamos a natureza, transformamos a
paisagem ao nosso redor, descobrimos como tornar a existência mais confortável.
Observando, no entanto, nosso mundo interior, nos deparamos com a presença
incômoda e persistente de imperfeições atávicas, paleolíticas. A História nos
revela que, mesmo após deixar as cavernas, o homem conservou traços do
troglodita em sua intimidade espiritual. Pois foi nossa ignorância rústica que,
diante da vacilação de Pilatos, exigiu o martírio do doce Jesus. Foram nosso
orgulho e nosso egoísmo que produziram as guerras, os massacres das Cruzadas, as
fogueiras da Inquisição e os horrores da Escravatura. Ingênuos os que supõem que
não estavam lá. Assim, ao longo desses séculos, avançamos muito mais no
progresso material, exterior, do que a jornada ética, íntima, do Espírito.

“A evolução espiritual é contínua, não regride nunca, mas pode ser retardada
em seu processamento se não se aproveitar bem a oportunidade que Deus concede ao
Espírito reencarnante.” (FEB, Currículo para as Escolas de Evangelização). Viver
em sociedade é aspecto essencial desta oportunidade. Freqüentemente nos sentimos
inconformados por termos de conviver com pessoas que nos aborrecem, nos irritam,
nos são antipáticas, mas essa convivência é um dos processos naturais de nosso
burilamento. Tais pessoas são indispensáveis: elas nos incomodam exatamente em
nossos pontos mais fracos, mais sensíveis, e nos apontam, portanto, quais são
esses pontos, quais são nossas piores arestas: os que precisam de ajuda
incomodam ao nosso egoísmo, os que julgamos melhores que nós nos ferem a vaidade
e o orgulho, e assim por diante. Cada conflito é um alerta e um roçar polidor de
arestas. Quanto mais ásperos somos, mais dolorosos são os atritos, pois a dor é
conseqüência de nossos atos de desamor para com o próximo, nesta ou em outras
existências.

Diferentemente das pedras, entretanto, a criatura humana, sendo dotada de
inteligência, consciência e livre-arbítrio, pode escolher caminho evolutivo
menos doloroso. Jesus nos aponta o rumo: amarmo-nos uns aos outros. Nenhum de
nós Foi criado para sofrer e o amor pode livrar-nos da dor, pois ele nos “cobre
a multidão dos pecados” (1 Pedro IV, 8).

A evolução é lei universal e irrevogável, mas dois caminhos nos são
oferecidos para percorrê-la: dor ou amor. A prática do amor proporciona
polimento indolor em nossas almas, suaviza-nos as arestas, desenvolve-nos o
altruísmo, harmoniza nossa convivência com os semelhantes. A decisão é sempre
nossa.

Revista Espírita Allan Kardec, nº 39.