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Educação

A primeira questão que se coloca ao tratarmos da Educação é a do ser homem. O
objeto, o meio e o fim da Educação é o homem por isso importa antes de mais nada
refletirmos sobre a sua origem, sua natureza e sua finalidade

As Ciências, a Filosofia, a Religião têm dado respostas diferentes, às vezes
aparentemente inconciliáveis, a esse problema.

Entretanto, raros têm conseguido uma visão equilibrada e verdadeira do que
seja o homem. Isso porque cada estudioso se entrincheira em seu dom particular
de pesquisa, atendo-se apenas à sua perspectiva.

O Espiritismo busca e oferece esta síntese, porque se propõe a levar conta os
dados de todas as áreas do conhecimento. Ele mesmo se constitui doutrina
tríplice (Ciência, Filosofia e Religião) e incorpora o princípio da evolução do
conhecimento Assim, o que hoje afirmamos sobre o homem como verdade poderá
adquirir amanhã novas dimensões conceituais, pelo avanço das pesquisas humanas e
pelo progresso da capacidade do homem em compreender mesmo e o universo.

Apesar da relatividade do nosso saber, sempre sujeito à lei do progresso
podemos fazer algumas afirmações, que nos orientem na compreensão do ser homem:

O homem é um ser animal.

Pelo corpo, descende de espécies inferiores , sendo produto da lei da
evolução, lei que se manifesta em todos os domínios da natureza física e
espiritual

Essa afirmativa não rebaixa o homem em sua dignidade-como certos setores
religiosos até hoje supõem Ao invés, elevam-se os irracionais a nossos
predecessores, a criaturas irmãs, menos adiantadas na escala da vida. Neles se
elabora o princípio da inteligência que um dia pelo influxo da lei evolutiva e
pelo sopro da Inteligência suprema, atingirá o status da racionalidade.

1-A teoria da evolução, proposta por Darwin e aperfeiçoada em nosso século,
peca pela observação parcial do processo evolutivo, porque ela o vê apenas do
ponto de vista material, quando sabemos que existe uma intervenção do Plano
Espiritual no progresso da natureza. A evolução é orientada pelas Inteligências
que agem em nome do Criador. Além disso, não foi apenas o corpo físico que se
alterou pelas mutações genéticas; as mutações originais devem ter ocorrido
primeiro no corpo espiritual, porque este é a matriz da forma física. Esse tema,
entretanto, ainda está muito longe de ser plenamente esclarecido. Não remos
meios, por enquanto, de formular uma teoria completa sobre a interação da
evolução nos dois planos: físico e espiritual.

O homem é um ser social.

A dependência física em que nasce; a constituição natural da célula familiar,
formada pela contingência da reprodução; a contínua necessidade de cooperação
com seu semelhante para sobreviver; a própria carência de afetividade, que todo
ser humano manifesta,-são apenas alguns dos fatores que indicam a sociabilidade
inerente ao homem. Dela, ele jamais escapará, cabendo-lhe apenas aperfeiçoá-la,
rumo à fraternidade universal.

O homem é um ser espiritual.

As manifestações espíritas demonstram que a sua razão, seus sentimentos, suas
lembranças, seu saber e suas qualidades morais, seu eu, enfim, residem no
espírito, que pré-existe e sobrevive ao corpo e cujo destino é a perfeição.

Esse espírito-e não só o corpo se desenvolveu nos reinos inferiores da
Criação, antes de atingir o plano da liberdade e da razão. E, no plano hominal,
vai progredindo ainda sempre, em sucessivas reencarnações, até alcançar a
condição de Espírito puro.

No ser espiritual, manifesta – se a marca da divindade , pela lei moral,
incrustada em sua consciência e que ele vai desvendando e compreendendo à medida
que evolui.

Em todos os aspectos do homem, percebe-se a imanência de Deus em sua
natureza.

O QUE É EDUCAÇÃO

Educação é toda influência exercida por um Espírito sobre outro, no sentido
de despertar um processo de evolução . Essa influência leva o educando a
promover autonomamente o seu aprendizado moral e intelectual. Trata-se de um
processo sem qualquer forma de coação , pois o educador apela para a vontade do
educando e conquista-lhe a adesão voluntária para uma ação de aperfeiçoamento.

EDUCAR É POIS ELEVAR, ESTIMULAR A BUSCA DA PERFEIÇÃO, DESPERTAR A CONSCIÊNCIA,
FACILITAR O PROGRESSO INTEGRAL DO SER

O que se entendo muitas vezes por educação é apenas o processo de integração
da criança na sociedade, ou seja é sinônimo de SOCIALIZAÇÃO.

Outras vezes educação é somente transmissão de conhecimento. (INSTRUÇÃO) que
é transmissão de um conteúdo cognitivo, o que também é uma forma de educação,
mas mais restrito.

FINALIDADE DA EDUCAÇÃO

A finalidade da educação está embutida em seu próprio conceito: É AJUDAR O
OUTRO A EVOLUIR . Esta meta está em consonância com a finalidade da vida
universal. TUDO EVOLUI PARA A PERFEIÇÃO. E está em harmonia com a finalidade
particular da nossa existência na Terra: AQUI REENCARNAMOS PARA DARMOS MAIS UM
PASSO NESSA JORNADA INFINITA DA EVOLUÇÃO.

  • Evolução é um processo longo e penoso
  • Contribui p/q o ser desenvolva a perfectibilidade possível
  • Facilitar cumprimento missão especifica
  • ajudar indivíduo revelar suas características individuais
  • Semear verdades e virtudes
  • Formar sempre educadores

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Grécia – Atenas – formava cidadãos
Esparta – formava soldados

Na Idade Média a educação foi dominada pela Igreja- que procurava manter o
homem na ignorância, sendo a única detentora do conhecimento

SÉCULO VXIII (18) – ROUSSEAU – marco inicial da reforma da educação com sua
obra EMÍLIO – desenvolvimento natural da criança

SÉCULO XIX (19) – PESTALOZZI – mestre Kardec – homem possui um grande
potencial interior “DESENVOLVIMENTO HARMONIOSO E PROGRESSIVO DE TODAS AS
FACULDADES DO SER”

RUDOLF STEINER – criador da pedagogia de WALDORF – importância trabalhar o
sentimento da criança.

CLAPARÈDE e PIAGET destacam que a educação deve ser ativa, antes um
laboratório do que um auditório e que o conhecimento e construído através de um
processo continuo de adaptação.

VIGOTSKI – demonstra a importância da integração social e do trabalho
cooperativo entre crianças

FINALMENTE a doutrina espírita vem inaugurar nova fase da história da
educação , bem como RESTAURAR O EVANGELHO DE JESUS (O MAIOR EDUCADOR) como base
fundamental do processo evolutivo do espírito.

LE 917 – A EDUCAÇÃO, SE BEM ENTENDIDA, É A CHAVE DO PROGRESSO MORAL.

A DOUTRINA ESPÍRITA É O ÚLTIMO ELO DA CORRENTE, POR APRESENTAR AS CHAVES PARA
A MAIORIA DAS DÚVIDAS EXISTENTES, PROPICIANDO UMA COMPREENSÃO CLARA E LÚCIDA
SOBRE A EDUCAÇÃO DO ESPÍRITO

EDUCANDO

Educando somos todos. Não existe idade para se educar. Em toda a nossa
existência, através das trocas de experiências, estamos nos modificando e
crescendo.

Por mais simples que seja o indivíduo, sempre pode nos ensinar algo.

Não somente os considerados bons nos ensinam. Os necessitados e desajustados
nos exemplificam o que não deve ser feito. E muitos, apesar de suas carências,
nos dão exemplos do desenvolvimento de certas qualidades. Todos somos filhos de
Deus, e trazemos dentro de nós a Sua marca luminosa; cumpri-nos desenvolvê-la
através da educação.

Com relação à escola, educandos seriam os alunos. Mas, a verdade é que os
professores, também, se educam, se modificam, e aprendem com os alunos.

Quanto aos educandos em geral, a Educação Espírita tem muito a realizar.

O Espiritismo traz uma nova compreensão do indivíduo. O ser não é uma página
em branco, mas um universo já formado. Um reencarnado é alguém que possui em seu
interior experiências agradáveis e desagradáveis .

Com tendências várias desenvolvidas através dos séculos.

O PROFESSOR ESPÍRITA

Professor espírita é o que estuda a Doutrina Espírita e as suas técnicas de
educação, para facilitar sua tarefa.

Formado a luz da Pedagogia Espírita, ele exemplificará as palavras “EDUCAR É
UM ATO DE AMOR”

As técnicas oferecidas pelo Espiritismo são :
PRECE DESOBSESSÃO PASSE
COMPREENSÃO DA REENCARNAÇÃO

Sabe que simpatias e antipatias fazem parte da caminhada evolutiva

Conhecerá suas fraquezas para dominá-las

Verá cada deficiente intelectual um irmão que abusou de suas facilidades

Cada um acima da média, alguém que deve desenvolver humildade e a compreensão
da finalidade da inteligência.

KARDEC O PEDAGOGO

Educar é transformar. O Livro dos Espíritos, toda a codificação kardeciana,
visa a transformação do homem; é um trabalho de educação

Alguns espíritas dizem que os livros da Codificação são complicados; não é
verdade. Crianças conseguem entendê-los.

Os livros são de fácil entendimento; abordam assuntos difíceis com muita
propriedade, através de diálogos objetivos e progressivos.

O sistema de perguntas e respostas esclarece o indivíduo, dando lhe ainda
material para meditar sobre os assuntos abordados.

O Espiritismo visa educar as massas para transformar a Terra em mundo de
regeneração.

Devemos estudar, compreender, divulgar e aplicá-los

Kardec lembra que para ser médico precisa 10 anos, para ser um espírita
razoável é necessário muito mais, por séculos teorizamos sobre as verdades
eternas agora precisamos por em prática, como Kardec que praticou-a durante toda
a sua vida.

JESUS

Jesus foi O MESTRE , o maior modelo (LE 625) moral, por ser espírito puro

EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VAI AI PAI SENÃO POR MIM. (João
14,6)

CAMINHO – o método – a disciplina
VERDADE – o currículo
VIDA – o currículo , a escola
NINGUÉM – o educando
AO PAI – o fim
POR MIM – o educador ( exemplo – parábolas – viveu ensinamento – deu a vida)

CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO

A FAMÍLIA

Apesar das dificuldades que passa a família, ajustes e desajustes a família
ainda não atingiu seu ponto de maturidade para o exercício de sua função
educativa.

Um dos problemas maiores é a fácil dissolução dos seus laços – casais
separando – ainda não existe a igualdade de direitos e deveres no lar –
A mulher está sobrecarregada – tem mais deveres que direitos

No futuro a sociedade deve se organizar para se Ter maior convivência
familiar – a jornada de 08 h está em decadência – terceirização / serviço de
meio período / possibilidade de trabalho e estudo via computador – tudo isso vem
facilitar a vida familiar.

O LAR ser o cenário onde o indivíduo possa se sentir plenamente confiante,
aceito e amado
onde possa expor seus conflitos mais íntimos com sinceridade
sem medo de perder a compreensão de seus familiares
possa desabafar seus problemas e dialogar
esteio da auto educação

O EXEMPLO EDIFICANTE
AMBIENTE MORAL
VIBRAÇÕES AMOROSAS são determinantes na existência presente e na vida imortal

A ESCOLA

Para atender às necessidades evolutivas das novas gerações e mesmo se quiser
sobreviver como instituição, a escola terá que promover reformas radicais e
urgentes

Abolir carteiras e quadro-negro – educação autoritária e passiva

Autonomia individual – alunos tem domínio s/ objetos pedagógicos – sobre a
estrutura da sala, segundo as necessidades no momento

Permitir a participação de toda a comunidade escolar : professores, pais,
alunos, funcionários na gestão da escola.

Na parte pedagógica deve passar a educar, não mais apenas instruir, pensa-se
que a função EDUCAR é da família e que a escola deve somente INSTRUIR, essa
mentalidade deve mudar, pois a ESCOLA É UMA FAMÍLIA MAIOR

Trazer para as escolas pessoas com diversas formações universitárias, e não
apenas a pedagógica, para arejá-la com outras mentalidades.

NO CENTRO ESPÍRITA

Há pessoas que entendem a prática da Doutrina apenas no exíguo espaço do
Centro Espírita. Quando estão no mundo, na profissão, na família, numa festa,
nas relações sociais, agem como se não fossem espíritas.

Mas o compromisso existencial do Espírita é justamente o de ser em qualquer
lugar a qualquer hora um elemento de influências positivas, um pólo de trans-
formação do ambiente.

Sem prepotência, sem austeridade excessiva, sem propensão a verdade absoluta,
sem autoritarismo, como quem passa e serve.

Tudo isso porque no CENTRO ESPÍRITA que é mais um lugar de educação do
ESPÍRITO IMORTAL , ele aprende as verdades eternas, através do estudo da
doutrina, da pratica da caridade, da educação de sua mediunidade, desenvolvendo
suas potencialidades rumo a perfeição, através de seminários, debates, reuniões
de estudo em que todos podem colocar suas dúvidas, questionamentos, crescendo
todos juntos.

Ler mensagem de COMENIUS Educação(Dora) pag. 230

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