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Educação em valores Espíritas

No início deste ano chegou-nos às mãos um jornal espírita trazendo uma
interessante matéria sobre um método de educação criado por Sri Sathya Sai Baba,
na Índia, denominado “Educação em Valores Humanos”. O que nos chamou a atenção
foi esse tipo de preocupação numa casa espírita. Um Centro Espírita, segundo
nosso entendimento, deve ser um centro, por excelência, de divulgação da
Doutrina Espírita. Não se entenda que os espíritas não possam ou não devam se
interessar por outras áreas, mas o Centro Espírita não deve se preocupar a não
ser em difundir a mensagem espírita em seu tríplice aspecto: Filosofia, Ciência
e Religião; mais especificamente, Jesus e Kardec.

O irmão leitor deve então se perguntar: Em que difere o método Sathya Sai de
Educação em Valores Humanos da metodologia espírita? A metodologia espírita está
toda calcada no evangelho de Jesus e a do método “Educação em Valores Humanos”
está baseada nele mesmo, o Sathya Sai. A Doutrina Espírita tem em Jesus seu guia
e modelo, veja-se a questão 625 de O Livro dos Espíritos. Para Sri Sathia Sai
Baba, Jesus é “imagination” como nos disse o médium Divaldo Pereira
Franco, em palestra. Sai Baba é, para alguns, um AVATAR, que significa a
encarnação de um Deus, uma encarnação divina. No livro “El Yoga de La Accion
Correcta
”, segunda edição, abril de 1988, tradução de Herta Pfeifer, que
contém discursos escritos por Bagavan Sri Sathya Sai Baba, à página 68, ele
coloca seu pensamento dessa maneira: “Apariciones causativas de la Divindad
como Rama y Krishna, maestros religiosos como Sankara, Ramanuja y Madhwa,
portadores de la Sabiduría como Buddha, Jesús el Cristo y Mahoma
(…)”. Uma
tradução que se pode dar da expressão: “Apariciones causativas de la Divindad
é a mesma de AVATAR, encarnações divinas, como ele próprio, Sri Sathya Sai Baba.
Veja-se que Jesus está dois degraus abaixo de onde ele se coloca, portanto o
método criado por Sai Baba não inclui Jesus. As perguntas que fazemos são as
seguintes: Deve um Centro Espírita basear seu ensino em uma doutrina estranha?
Deve-se divulgar o Espiritismo sem Jesus?

Outra questão que também se torna pertinente levantarmos é a seguinte: Com
que finalidade surgiu o método Sathya Sai de “Educação em Valores Humanos”? No
livro, “Educacion Sathya Sai en Valores Humanos”, primeira edição em
espanhol, agosto de 1990, traduzido por Elizabeth Espósito, que contém discursos
de Sai Baba, recompilados por Loraine Turrows. Logo na introdução se pode
responder a esta pergunta. Falando sobre “El propósito de la educación”,
ele diz que a educação como está atualmente, desenvolve o intelecto e as
habilidades, mas nada faz para desenvolver as boas qualidades; que o sucesso do
homem nos campos da ciência e da tecnologia tem contribuído apenas para melhorar
as condições materiais de vida; mas o de que precisamos nos dias atuais é de uma
transformação do espírito; que isso só acontece quando se promove o cultivo do
espírito junto com a educação nas ciências físicas; a educação moral e
espiritual prepararão o homem para levar uma vida disciplinada. Conquanto as
idéias em si sejam boas, há aí um viés que hoje não tem mais sentido se propor,
que é a imposição do ensino religioso nas escolas. Mais adiante Sai Baba diz o
que transcrevemos textualmente, “ La educación debe inculcar temor y fe en el
estudiante
”, sabe-se que a pedagogia do medo é algo que não encontra mais
lugar na escola moderna. Logo adiante ele pergunta: ?Quien es responsable del
estado deplorable de la educación actual, de la falta de disciplina entre os
estudiantes y la ausência de valores morales entre las personas instruídas?

Ele mesmo reponde mais abaixo, “Por dicha situación hay que culpar a los
padres, a los maestros, a la administración y al Gobierno”.
Como se observa
o objetivo principal é criticar o governo. No método Sathya Sai de educação
conforme ele mesmo diz, “Los estudiantes y maestros deben observar una regla
básica. Deben evitar totalmente la política.(…) Yo no tengo nada contra la
política o los políticos. (…) Pero insisto en que uno no debe aventurarse en
ella en una etapa inmadura y adolescente. Cuando un estudiante se entrega a la
política, non puede ser bueno en sus estudios o en ella, solo malgastará su vida
preciosa. No hay lugar para que los maestros se entreguen a la política. (…)
Los maestros que se dedican a la política lo hacen para sus propios fines
egoístas, para mejorar su posición e influencia
.” Quem conhece um pouco da
Índia, da região onde Sri Sathya Sai Baba atua, sabe que ele fundou muitas
escolas, inclusive universidades, hospitais, etc. Por isso ele não quer nem a
ingerência do Governo nem a presença de Sindicatos porque, então, ele reina
sozinho, essa é a verdade.

Sem interferir na educação convencional a cargo do Governo e de particulares,
a Educação em Valores Espíritas que é conhecida como “Evangelização Espírita”
tem como objeto, o homem no seu sentido integral, ou seja, como ser
bio-psico-socio-cultural e espiritual e como objetivo a integração deste, como
espírito encarnado, com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Essa, na nossa
modesta opinião, deve ser a maior preocupação dos Centros Espíritas, como Lar,
Escola, Hospital de Almas, e Oficina de Trabalho, verdadeiras células básicas do
Movimento Espírita.

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