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O Espiritismo na Bíblia

O Espiritismo na Bíblia

O teólogo e professor universitário paraibano Severino Celestino da Silva não
aceita críticas sem fundamentos lógicos. Cansado de ouvir falar que a Bíblia
condena o Espiritismo consultou 16 Bíblias e ali encontrou disparidades de
conteúdo. Lembrou-se das palavras de São Jerônimo: “A verdade não pode existir
em coisas que divergem”. Decidiu mergulhar na fonte hebraica da Bíblia, comparou
com as versões em grego e latim, e descobriu que as traduções apresentam
conceitos políticos e pessoais dos seus tradutores, que comprometeram sua
autenticidade. Debruçou-se na pesquisa, teve a idéia de reunir o resultado no
livro Analisando as Traduções Bíblicas, que aponta as distorções
ocorridas nos textos sagrados de Moisés até hoje. A obra teve tamanha
repercussão pelo Brasil afora e até no exterior (três edições em menos de dois
anos), que já recebeu proposta para editá-lo em espanhol e esperanto.

Ele consultou ainda 103 referências bibliográficas, que colocam o Espiritismo
no seu devido lugar perante a Bíblia, provando também que os fenômenos
mediúnicos, a reencarnação e as bases do Espiritismo, ressaltam dos textos
sagrados. Precavido, ainda foi buscar o aval do israelense Gad Azaria, que
revisou os textos em hebraico. Celestino revela que na Bíblia se encontra toda a
crença da reencarnação, por parte dos profetas e do povo hebreu, em todas as
épocas, e do próprio Cristo que pregava sobre o retorno do espírito noutro
corpo, inclusive afirmando, textualmente, que João Batista era o Elias que já
vivera no tempo dos Reis de Israel e que havia voltado reencarnado no corpo de
João Batista. Dos 23 capítulos do livro, oito se referem à reencarnação na
Bíblia.

Celestino considera a Bíblia o livro mais fantástico do universo, por possuir
um conteúdo moral, religioso e de relacionamento do homem com Deus indiscutível,
porém constata que ainda é muito incompreendida pelo homem. “A Bíblia hoje em
português representa uma verdadeira ‘Torre de Babel’ e se perde aquele que busca
entender a sua mensagem. Este foi o motivo que me levou a escrever este livro
que traz verdades importantes para quem quer seguir um Deus único,
misericordioso, infinitamente justo e bom e sobretudo Amor. É um livro que
mostra ainda a inexistência de religiões na Bíblia, bem como a inexistência de
condenação à Doutrina Espírita. Ele leva você a refletir sobre o amor, a prática
da caridade, o amor ao próximo e que a fé sem obras em si é morta”, explica.

As religiões tradicionais costumam argumentar que a Bíblia não se refere ao
Espiritismo, mas Celestino tem a resposta: “Realmente a Bíblia não apresenta, em
nenhuma de suas páginas, referência ao Espiritismo, de onde logicamente se
conclui que não poderia proibir a sua prática ou condená-lo. Seria até uma
incoerência. A Doutrina Espírita foi codificada por Allan Kardec em 1857, já a
Bíblia foi escrita há quatro mil anos atrás, como poderia condenar uma doutrina
que surgiria tanto tempo depois? O que encontramos em todas as suas páginas são
fenômenos mediúnicos incontestáveis e realizados pelos profetas que eram, na
verdade, grandes médiuns”.

Esclarecendo Deuteronômio

Celestino ainda aponta o discurso dos opositores do Espiritismo, que se
utilizam do Deuteronômio para ilustrar e justificar suas posições
discriminatórias em relação à doutrina kardecista. Ele esclarece essa utilização
do livro bíblico. “O Deuteronômio é um livro fantástico. É nele que existe um
maravilhoso e incontestável legado para a humanidade: os Dez Mandamentos.
Foi nele que Deus registrou a Primeira Aliança. Mas, as pessoas querem ligar as
recomendações de Moisés, feitas para o povo Judeu há quatro mil anos no deserto
do Sinai, como se fossem dirigidas para os espíritas, que nem existiam naquela
época. Eu tenho o maior respeito pelo Deuteronômio, mas é um livro do Judaísmo e
sendo o Espiritismo uma religião cristã, como pode ser condenado por uma
religião judaica?

“Examinando-se com atenção o Deuteronômio em sua língua original, você vai
observar que ele apresenta, com relação à proibição de consulta aos mortos, o
mesmo rigor e respeito apresentado por Alan Kardec no Livro dos Médiuns,
(questões 273, 274 e 275). Portanto, qualquer coisa fora disto é desconhecimento
ou má fé de quem assim se pronuncia”.

Para as pessoas que insistem em afirmar que o Espiritismo não é uma religião
cristã, ele reage: “Só quem não conhece o Espiritismo pode fazer tal afirmativa.
Os postulados da Doutrina Espírita são todos baseados em princípios cristãos. O
Espiritismo complementa o Cristianismo e nos mostra ainda claramente de onde
viemos, o que estamos fazendo na terra e para onde iremos. Toda a prática
espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: ‘Dai de graça o que de
graça recebeste
’ (Mt. 10,8). A moral que o Espiritismo prega é a moral
cristã, ditada pelo Cristo, o maior espírito que habitou o nosso planeta.

“O Espiritismo nos ensina que somos espíritos imortais e quer estejamos na
terra, quer no mundo espiritual, trabalhamos ativamente para alcançar a
perfeição. O Espiritismo respeita todas as religiões, valoriza todos os esforços
para a prática do bem e trabalha pela confraternização entre todos os homens,
independentemente de sua origem, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou
social. Reconhece, ainda, que o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei da
justiça, do amor e da caridade, na sua maior pureza. O Espiritismo nos demonstra
que a justiça divina é rigorosamente cumprida, havendo recompensa para os bons e
cobrança para os maus. (Mt. 5,25; Efé. 6,8 e 9; Col 3,25; Tia.2,13; Gál. 6,6-8).
E nos mostra também que não há penas eternas. O espírito culpado, logo que se
arrependa do mal que praticou, obtém a condição de repará-lo. Neste sentido, é
preciso trabalhar para corrigir o mal que foi praticado contra o semelhante”.

E ainda, com relação às confusões feitas pelos opositores do Espiritismo,
Celestino esclarece: “O Espiritismo não possui hierarquia religiosa, não tem
sacerdotes, nem rituais ou formas de culto exterior e nem queima de incenso ou
velas, não usa amuletos ou similares, altares, imagens, andores, velas,
procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas
alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos,
cartomancia, pirâmides, cristais, búzios ou quaisquer outros objetos. Em resumo,
o Espiritismo é o Evangelho redivivo de Jesus”.

As provas da reencarnação

Dos 23 capítulos do livro de Celestino, oito se referem à reencarnação na
Bíblia. Eis algumas considerações: “O rabino Arieh Kaplan afirma que:
‘Não é possível entender a Cabalá sem acreditar na eternidade da alma e suas
reencarnações’.Com o nome de ‘Transmigração das Almas’, todo o povo judeu,
inclusive a corrente ortodoxa hassídica, acredita que depois da morte a Alma
reencarna numa nova forma física. Aqueles judeus hassídicos característicos, de
chapéus pretos, tranças (peot) e longos casacos negros são pessoas que
acreditam na reencarnação. O hassidismo é uma forma de Judaísmo fundada na
Polônia em meados do século XVIII pelo rabino Israel Baal Shem Tov (1700-1760)
que começou sob a liderança de Dov Baer De Mejirech. Israel Baal Shem Tov
extraiu elementos da Cabalá e espalhou por toda Europa oriental.

“A reencarnação é uma crença fundamental do hassidismo. Seus conceitos
constam dos livros Sefer Ha-Bahir(Livro da Iluminação), primeiro
livro da Cabalá judaica e do Zohar (Livro do Esplendor). Ambos os livros
atribuem grande importância à doutrina da reencarnação, usada para explicar que
os justos sofrem porque pecaram em uma vida anterior. Nele, o renascimento é
comparado a uma vinha que deve ser replantada para que possa produzir boas uvas.
A ‘Transmigração’ emprestou um significado novo a muitos aspectos da vida do
povo judeu, pois o marido morto voltava literalmente à vida no filho nascido de
sua mulher e seu irmão, num casamento por Levirato. A morte de crianças
pequenas era menos trágica, pois elas estariam sendo punidas por pecados
anteriores e renasceriam para uma vida nova. Pessoas malvadas eram felizes neste
mundo por terem praticado o bem em alguma existência prévia”.

“Prosélitos do judaísmo eram almas judaicas que se haviam encarnado em corpos
gentios ou pagãos. Ela também permitia o aperfeiçoamento gradual do indivíduo
através de vidas diferentes. O Zohar afirma ainda que a redenção do mundo
acontecerá quando cada indivíduo, através de ‘Transmigração das Almas
(reencarnações), completar sua missão de unificação. Ele nos diz que o termo
bíblico ‘gerações’ pode ser substituído por ‘encarnações’. Baseados nestes
conceitos, os cabalistas desenvolveram a sua própria interpretação sobre a
aliança que Deus fez com Abraão e sua semente. Deus disse: ‘Estabelecerei o meu
concerto entre mim e ti, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações, por
concerto perpétuo’. Acreditavam que Deus havia feito esta aliança com a semente
de Abraão não apenas por uma vida, mas por milhares de encarnações.

– E para os que não acreditam na visão da Cabalá, como é que fica?

– O Antigo Testamento, responde Celestino, apresenta várias referências sobre
a reencarnação. Citaremos aqui a passagem em que Deus diz ao profeta Jeremias
que o conhecia antes dele ser concebido. Antes mesmo de te
formar no ventre de tua mãe, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te
consagrei; Eu te constitui profeta para as nações’.
(Jer. 1,5). Esta
passagem sugere que a alma de Jeremias já existia antes de seu nascimento no
século VI antes de cristo. Na Bíblia, se encontra toda a crença na reencarnação
por parte dos profetas, de David, do povo hebreu em todas as épocas e do próprio
Cristo que nunca negou a reencarnação. Pelo contrário, em Mateus 11,13 e 14 Ele
afirma textualmente que João Batista era o Elias que já vivera no tempo dos Reis
de Israel e que havia voltado reencarnado no corpo de João Batista . Veja
os versículos na íntegra: Porque todos os profetas bem como a Lei
profetizaram até João. E, se quiserdes dar crédito, ele é o Elias que devia vir
’.
Mt. 11,13 e 14. Palavras do Cristo. Quem quiser que as negue, eu não me atrevo.
Temos ainda em toda a Bíblia passagens do Gênesis ao Apocalipse que mostram a
certeza na volta da alma ou espírito em outro corpo e que tanto os profetas como
os judeus ortodoxos até hoje ainda acreditam.

Passagens da Ressurreição

Segundo Celestino, a Ressurreição, em princípio, é definida como o retorno da
alma ao corpo que parecia estar morto. “Na Bíblia existem oito casos de
ressurreição. Três casos ocorrem no Velho Testamento, o primeiro é narrado no I
livro dos Reis cap. 17 vers. 21 e 22, (a ressurreição do filho da viúva por
Elias). O segundo no II livro dos Reis 4,32-37 (a ressurreição do filho da
mulher Sunamita por Eliseu) e o terceiro também no II livro dos Reis 13,20 e 21.
(ressurreição de um homem cujo cadáver tocou nos ossos de Eliseu) No Novo
Testamento temos outros cinco casos de ressurreição. Três foram realizados por
Jesus, o Cristo, como está narrado nos Evangelhos: ressurreição da filha de
Jairo, o chefe da Sinagoga, narrado em Mateus 9,18-25; a ressurreição do filho
da viúva de Naim (Lucas 7, 11-17) e a ressurreição de Lázaro (João 11, 1-43). As
outras duas ressurreição foram realizadas por Pedro e por Paulo respectivamente,
narrados nos Atos dos Apóstolos 9,36-42 e 20, 7-12. Existe uma corrente que
prega a ressurreição como ocorrendo no último dia e com o mesmo corpo que se
viveu. Isto não é verdadeiro.

“Na verdade, o que se traduz como ressurreição na Bíblia, com exceção dos
casos citados, significa reencarnação, pois a ressurreição ocorre com o
perispírito ou corpo espiritual como fala Paulo aos Coríntios na sua I carta,
cap. 15, 35 a 53. A Igreja Católica recita todos os dias na missa, o Credo de
Nicéia, que ao ser criado em 325 da nossa era, aceitava a reencarnação e por
isso cita ‘creio na ressurreição da carne’. O mesmo ocorre com outras
passagem bíblicas que foram adaptadas aos conceitos e crenças pessoais de quem
as traduziu. No entanto, Paulo de Tarso foi bem enfático ao afirmar que
‘a carne, e o sangue não podem herdar o Reino de Deus’. Orígenes, discípulo de
São Clemente de Alexandria, analisando a Paulo, concluiu que quem ressuscita é o
perispírito ou corpo espiritual. O corpo material é entregue a terra para ser
destruído e o espírito ou alma vai a Deus”.

A sobrevivência do espírito

Celestino afirma que a imortalidade da alma também consta na Bíblia, sendo
uma crença dos gregos, dos egípcios, hindus, chineses e outros povos. Nos Salmos
de David existem muitas citações, que expressam sua crença no Sheolou
Inferno,
só que como uma passagem temporária, jamais como uma região de
tormentos eternos. David lançou, juntamente com os profetas, o conceito de ‘Olam
ha-bá
’ que significa Mundo por Vir’, que era o mundo
espiritual da alma, após a morte, no celestial Jardim do Éden. David foi ungido
rei por Samuel, filho de Ana e de Elcana. No I livro de Samuel cap. 2,6,
encontra-se o cântico de Ana onde está escrito: O Senhor dá a
morte e a vida, faz descer ao Sheol e de lá voltar
. David cita em vários dos
seus Salmos este conceito. O Cristo nos Evangelhos mostra claramente e em muitas
citações a certeza da existência e sobrevivência da alma após a morte. ‘Ora é
esta a vontade daquele que me enviou: que Eu não deixe perecer nenhum daqueles
que me deu, mas que os ressuscite no último dia’ (João 6,39). Existe, neste
evangelho, de uma maneira geral, a promessa e a certeza de que todos chegarão um
dia à Deus. A parábola do homem rico e Lázaro é uma prova da sobrevivência do
espírito (Lc. 12,13). O juízo final em Mateus 25, 31-46 é outra, e assim
sucessivamente.

O Evangelho Segundo o Espiritismo

Muitos questionam por que a Doutrina Espírita criou o livro O Evangelho
Segundo o Espiritismo
ao invés de seguir a Bíblia. Celestino tem a
resposta: “Este é mais um conceito errôneo de quem não conhece o Espiritismo.
O Evangelho Segundo o Espiritismo
é uma coletânea de versículos extraídos da
Bíblia e interpretados pelos espíritos. É um livro de orientações maravilhosas
para as dificuldades da vida. Possui 28 capítulos, onde setenta por cento dos
ensinamentos foram extraídos do Sermão do Monte, o maior legado que Cristo nos
deixou e composto por ensinamentos que são aceitos por todos os cristãos. Os
outros versículos são retirados dos Evangelhos e até da Primeira Aliança (Antigo
Testamento), pois o seu XIV capítulo, ‘Honrar Pai e Mãe’, foi retirado do
Êxodo 20,12. Portanto, não se trata de uma Bíblia dos Espíritas, mas de um
roteiro moral e de muita luz retirados diretamente das páginas da Bíblia.

A Terceira Revelação

Sobre o fato do Espiritismo ser considerado a terceira revelação, Celestino
explica que existem três revelações divinas no universo: “A primeira revelação
foi feita através de Moisés no Monte Sinai que são os ‘Dez Mandamentos’. Na
seqüência, os profetas predisseram a vinda do Cristo que nos legou a segunda
revelação que foi o Evangelho. E foi o próprio Cristo quem predisse a terceira
revelação: o Espiritismo. No capítulo 14 do Evangelho de João, em suas
despedidas registrando nos versículos 15 a 17, Jesus deixa uma das suas
mensagens finais: ‘Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu
rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente
convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê
nem o conhece: mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em
vós’.Cita ainda o Cristo nos versículos 12 a 14 do capítulo 16 do Evangelho de
João:Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar
agora. As verdades do Espiritismo ainda não são aceitas por muitos. Quando vier
o paráclito, o Espírito da verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não
falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.
Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vô-lo anunciará’.

O profeta Joel, que viveu 750 anos A.C. (cap. 3, 1 a 5) (algumas
Bíblias traduzidas, trazem Joel 2,28) foi quem primeiro profetizou a chegada dos
dons da profecia, ou seja, da mediunidade e do Espiritismo. O texto é o
seguinte: ‘Depois disto derramarei o meu espírito sobre toda carne: vossos
filhos e vossas filhas profetizarão; vossos velhos terão sonhos, e vossos jovens
terão visões; e também derramarei o meu espírito sobre os escravos e as
escravas. Tudo isto é predito também pelo Cristo, como vimos acima, e o fato
ocorre com os discípulos na reunião do Pentecostes e está narrado em Atos 2,
1-21”.

A salvação segundo o Espiritismo

Celestino analisa a questão da salvação sob a ótica espírita como sendo uma
conquista diária. Esclarece: “Nós preparamos o nosso caminho todos os dias para
o nosso reencontro com Deus. É lógico que, em princípio, a salvação é para
todos, porém segundo o nosso proceder, uns chegam primeiro outros depois, porém
todos chegam. ‘Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau os seus
pensamentos, e volte para Deus, pois terá compaixão dele, e para o nosso Deus,
porque é rico em perdão’ (Is. 55,7). Cristo acrescenta: ‘Assim é a vontade de
vosso Pai celeste que não se perca um só destes pequeninos’ (Mt. 18,14). ‘Em
verdade vos digo, os publicanos e as meretrizes vos precedem no reino de Deus’
(Mt.21, 31). Aqui o Cristo deixa bem claro que todos entrarão no reino dos Céus,
até os publicanos e as meretrizes. Entrarão depois, mas que entrarão não se tem
a menor dúvida”.