Tamanho
do Texto

Espiritualidade dos Animais

1Os animais têm alma?

Essa é uma pergunta recorrente e o interesse pela espiritualidade dos animais vem crescendo a cada dia.Chalmers nos diz que a matéria em si é incapaz de produzir consciência, sendo assim, de onde viria então essa consciência?

Antes de responder se os animais possuem alma, precisamos ver o que o espiritismo nos fala sobre o significado de alma:

Do latim Anima : consciência, aquilo que anima, que sopra vida, Princípio Inteligente Universal, Espírito encarnado. Essas são todas as indicações de alma, e podemos acrescentar que sem a alma a matéria não sobrevive.

De onde vem a alma?

A Alma/Espírito é uma Centelha Divina emanada de Deus. A Mônada Espiritual (Centelha Divina do Principio Inteligente que irá evoluir),se desprende de Deus e inicia seu estágio evolutivo num dos muitos reinos, neles vai acumulando energias que vão aos poucos ampliando as condições de possibilidade para que desperte, depois de passar pelo reino mineral, para o reino vegetal. Ali novamente ela vai adquirindo novas energias, novas condições de sensibilidade que irão se acelerar aos poucos, permitindo-lhe, após séculos, transitar deste para o reino animal, onde irá se individualizar ; é neste reino onde o instinto irá despertar, onde a inteligência, os valores morais, os primeiros indícios da razão irão surgir , permitindo que esse espírito depois de muitos séculos – alguns autores colocam milênios- possa ingressar na fase hominal, que também não é a última nem a mais perfeita, mas somente um estágio de aprendizado, onde valores éticos, morais, onde a racionalidade iniciada no reino anterior deverá se desenvolver em prol de um Bem Maior. Caibar Schutel em A Gênese da Alma sabiamente coloca  que “ tudo tem por alvo o progresso, a evolução para a perfeição, estando todos,desde o mais microscópico ser, submetido as Leis de Evolução.

Também para Sócrates o corpo era o instrumento do Espírito.Mas aí podemos no confundir entre Alma, Espírito(com E maiúsculo)e espírito(com e minúsculo). 

Espírito é a individualização do Princípio Inteligente Universal no plano espiritual, tal como nossos corpos são individualizações materiais no campo FísicoQuando o Espírito reencarna num corpo material é chamado de Alma e a única diferença entre Espírito(com E maiúsculo) e espírito (com e minúsculo) é didática, uma separação entre a alma dos seres humanos e dos animais, que demonstra apenas a diferença na evolução dos valores morais de um e de outro. E agora chegamos a questão mais importante : Os animais tem alma?

Sim, todos os animais possuem um espírito encarnado que lhes anima o corpo material, como poderemos constatar no Livro dos Espíritos.

 Resposta. Q. 597 : Há nos animais um princípio independente da matéria e que sobrevive ao corpo

597-a) – Será esse princípio uma alma semelhante à do homem? 

R. “É também uma alma, se quiserdes, dependendo isto do sentido que se der a esta palavra. É, porém, inferior à do homem. Há entre a alma dos animais e a do homem distância equivalente à que medeia entre a alma do homem e Deus.”

O que sabemos sobre a alma dos animais?

1) A alma é um espírito encarnado e traz em si todas as potencialidades morais e intelectuais. 

2) Os animais trazem, em estado rudimentar e conforme seu nível de progresso evolutivo a inteligência fragmentada e traços -em estado latente- de moralidade.

3) Reencarnam e que no Plano espiritual são tratados por irmãos dedicados a eles, que os preparam e auxiliam até nova reencarnação.

4) Estão destinados à mesma Lei de Progresso que todos os seres humanos.

Seria impossível não crermos, diante disso, que os animais não possuam uma alma que com o tempo irá evoluir atingindo reinos superiores – até onde conhecemos os reinos são divididos em reino mineral, vegetal, animal e hominal, mas há quem aponte o reino dosfunghi, (entre o vegetal e animal) até chegar ao reino que, sem outro termo específico, mas meramente didático, colocaremos como reino hominal. 

A questão agora é conhecermos as implicações que esse conhecimento nos traz.

Simone Nardi 

Referências

Allan Kardec- Livro dos Espíritos /Evangelho Segundo o Espiritismo

      André Luiz- Evolução em dois Mundos

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior