Tamanho
do Texto

A Existência de Deus

deus_e1-300x225

Por Amilcar Del Chiaro

     Deus existe? Essa pergunta já foi feita muitas vezes, e continua ser feita por aqueles que ainda não compreendem Deus, a não ser na sua forma antropomórfica, e com as virtudes e defeitos humanos. Ao abordar esse assunto, os espíritos advertiram Kardec da limitação do pensamento humano, mas o Espiritismo se aproxima da visão cósmica de Deus, ao dizer que ele é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom. Logicamente aí não está tudo, mas aproxima-se, pelo nosso raciocínio, que se Deus não tivesse essas qualidades, se uma só lhe faltasse, não seria Deus. Há os que argumentam que se Deus existisse, e tivesse essas qualidades que enumeramos, o mundo não seria um lugar tão ruim e o homem não seria tão mal, quanto é. Parece ser um argumento de peso, entretanto, não resiste ao simples conhecimento de que Deus nos criou simples e ignorantes, mas com livre arbítrio e a destinação de sermos perfeitos. Para alcançar a perfeição, ele criou as leis da reencarnação e de causa e efeito. Com isso, compreendemos que somos os construtores do nosso destino.

     A existência de Deus é um dos conceitos básicos do Espiritismo. A Lei de Adoração está incluída entre as leis naturais. Leon Denis conceituou essa adoração de uma forma linda, ao dizer: Tende por Templo o Universo. Por altar a consciência. Por Imagem Deus. Por Lei a caridade. A espanhola Amália Domingo Soller, a poetisa das violetas, uma das mulheres mais lúcidas e valorosas do início do Espiritismo, escreveu: Deve-se adorar a Deus amando e praticando o bem, e para ele não há necessidade de templos nem de sacerdotes, sendo seu melhor altar o coração do ser virtuoso, e seu melhor culto uma moralidade inatacável. Deus não exige que o homem professe determinada religião, mas que seja humilde e sobretudo que ame o seu próximo como a si mesmo. Jesus de Nazaré sintetizou todas as leis e os profetas na sentença: Amar a Deus sobre Todas as Coisas, ao próximo como a si mesmo. Recomendou ainda, que para sermos felizes, devemos fazer ao próximo aquilo que queremos que nos seja feito.O universo não se fez por si mesmo. Ele é o Criador. Infelizmente algumas religiões querem impor ao homem aquilo que era coerente para uma época antiga, de milhares de anos atrás, e tenta submeter o homem com histórias como a criação em seis dias, Adão feito do barro e Eva de uma costela do homem. Tudo isso tem o seu valor simbólico, mas teorias como a de um povo escolhido, preferido, não tem mais cabimento em nosso mundo. O Espiritismo reedita o erro com o Brasil, classificando-o, como um povo especial, o coração do mundo e a pátria do Evangelho.

   O coração do mundo estará sempre onde estiver um homem de boa vontade, que ame o seu próximo. Quando corrigirmos as injustiças cometidas no passado com o genocídio dos indígenas, a escravização dos africanos, as guerras no cone sul, e as diferenças sociais brutais que vivemos, aí sim, seremos modelo para o mundo.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior