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Filosofia e Ética para crianças, uma proposta interdisciplinar

Filosofia e Ética para crianças, uma proposta interdisciplinar

 

Até agora, a Filosofia tem sido mantida distante da criança e dependendo da abordagem
pedagógica e antropológica que fizermos, ela deveria mesmo estar afastada. O problema
não é nada simples, porque para alguns, a racionalidade necessária à elaboração
do pensamento filosófico ainda não estaria presente, pelo menos nas primeiras fases
da infância, enquanto para outros, a capacidade de indagação, questionamento e perplexidade,
e que constitui a ferramenta principal da Filosofia, se mostra com toda força e
espontaneidade justamente na criança. Por exemplo, Gareth Matthews considera que
a teoria piagetiana estaria em oposição a essa possibilidade:

“Piaget pretende corroborar suas afirmações sobre as fases de desenvolvimento
por meio da descoberta dos mesmos padrões de resposta em todas as crianças. Essa
descoberta seria uma comprovação de que a reflexão das crianças realmente se desenvolve
dessa maneira. A resposta incomum é desconsiderada por ser um indicador não confiável
das maneiras como as crianças pensam; (…) contudo é a resposta divergente que costuma
ter um interesse maior para a filosofia.” (MATTHEWS, 2001:46)

Narrando diálogos altamente sugestivos, e sempre espontâneos, em que crianças
propõem perguntas e às vezes soluções filosóficas que foram as mesmas questões e
propostas tratadas por grandes filósofos da história, Matthews arrisca-se a dizer
que:

“O adulto tem um domínio da língua superior ao da criança e pelo menos
o potencial para dominar com mais segurança os conceitos expressos pela língua.
Todavia, é a criança que tem olhos e ouvidos atentos para a perplexidade e a incongruência.
As crianças também costumam ter um grau de franqueza e espontaneidade difícil de
encontrar nos adultos.” (MATTHEWS, 2001:46)

Nas últimas décadas, o programa de Filosofia para Crianças, proposto pelo norte-americano
Matthew Lipman e hoje atraindo o interesse da Unesco e da Unicef, tem mostrado a
possibilidade e a necessidade de tal prática. Lipman “lançou a idéia de que as crianças
podem e merecem ter acesso à Filosofia”. (KOHAN & WUENSCH, 1999: 9) Mas, ao mesmo
tempo em que abriu caminho e quebrou tabus neste campo – e se fosse somente essa
a sua contribuição, já seria excelente – seu programa não deixa de suscitar questionamentos
mesmo entre aqueles que consideram possível e desejável introduzir a Filosofia entre
as crianças.

Nenhum ato pedagógico pode se dar sem uma finalidade ética. Muito menos a Filosofia
poderia estar divorciada disso. A Ética, sendo uma necessidade existencial e social
para os seres humanos de todos os tempos e igualmente um ramo da Filosofia, que
estuda esta necessidade e propõe seus princípios, tem sido objeto de propostas curriculares
(vejam-se os PCN, com seus temas tranversais) e de estudos e experiências pedagógicas.

Para Lipman, o próprio desenvolvimento de uma Comunidade de Investigação, dentro
de seu método de filosofar com as crianças, é uma proposta ética, desenvolvendo
a capacidade de cooperação e interlocução tolerante entre os membros desta comunidade.
E mesmo fora do contexto das idéias lipmanianas, a interdisciplinaridade, que hoje
se reconhece como necessária para novos processos educacionais, permite as pontes
entre Ética e Filosofia, já naturalmente aparentadas.

O método de Lipman, porém, tem enfrentado algumas críticas procedentes, (ver,
por exemplo, SILVEIRA, 2001) por se tratar de uma proposta embebida no pragmatismo
norte-americano, com pouca relação com a nossa realidade, e por estar enraizada
em uma determinada concepção de mundo, mas pretender-se neutra do ponto de vista
teórico. O professor Samuel Skolnikov, da Universidade Hebraica de Jerusalém, põe
em questão a própria Ética que se pretende embutir na Comunidade de Investigação.
A seu ver, isso descaracteriza o pensamento filosófico genuíno e submete o indivíduo
à coletividade: “o pensamento individual não deriva da comunidade, ele pode ser
ocasionado ou estimulado pela comunidade, mas é essencialmente diferente de uma
investigação conjunta.” (SKOLNIKOV, 2000:94)

Outra objeção feita a Lipman, a nosso ver bem mais séria, é que seu método conduziria
a um relativismo. Eis uma questão delicada, pois um dos perigos em que pode incorrer
a Filosofia para crianças é o de tornar-se uma doutrinação, para a qual elas não
teriam defesa. Como escapar do autoritarismo ideológico, sem cair na relativização
exagerada, que leva ao ceticismo? O objetivo do programa Lipman é o desenvolvimento
de “habilidades de pensamento” e, nesse desenvolvimento, pensa ela resolver essa
contradição. Comenta, porém, Silveira:

“Ora, ‘avaliar evidências’, ‘detectar incoerências e incompatibilidades’,
‘tirar conclusões válidas’, ‘construir hipóteses’, ‘empregar critérios’, são todos
procedimentos lógicos. (…) A saída proposta por Lipman para o seu dilema entre relativismo
e absolutismo é infrutífera, pois, ao fiar-se nas ferramentas da lógica para solucioná-lo,
acaba por deslocá-lo do âmbito epistemológico para o estritamente lógico e metodológico.
A discussão, no entanto, deve ser posta em termos de verdade e não apenas de validade
ou coerência. Como, porém, a lógica não se ocupa da verdade, o dilema permanece
insolúvel.” (SILVEIRA, 2001: 168,173)

No caso da Ética, o relativismo (com a abolição de critérios e possibilidade
de verdade) pode levar a um indiferentismo moral, que seria o avesso de qualquer
educação e, ao mesmo tempo, pode se caracterizar também como uma doutrinação – a
doutrina do niilismo pode ser tão dogmática quanto qualquer outra doutrina. (Com
isso se vê que o risco de doutrinação está sempre presente, mas se não o enfrentarmos
com honestidade, nem poderíamos fazer educação).

Nesse sentido, temos desenvolvido um trabalho de Filosofia e Ética para crianças,
que, em primeiro lugar, leva em conta as especificidades da cultura e dos costumes
do povo brasileiro, com sua grande capacidade afetiva, sua criatividade e sua religiosidade.
Essa inserção em nossa cultura está (por acaso ou não) perfeitamente de acordo com
o considerar-se o ser humano, como um ser integral, dentro da visão pedagógica dos
grandes clássicos da Educação, tais como Comenius, Rousseau e Pestalozzi. Por isso
não poderíamos dissociar jamais a Filosofia de outras áreas do conhecimento, encurralando-a
apenas num jogo de lógica formal, mas fazê-la sempre interdisciplinar, voltada para
a formação ética e geradora de atitudes concretas.

A criança é sim capaz do ato de filosofar, pois com Comenius, achamos que “Não é necessário introduzir nada no homem a partir do exterior, mas
apenas fazer germinar e desenvolver as coisas das quais ele contêm o gérmen e fazer-lhe
ver qual a sua natureza. Por isso, Pitágoras preocupava-se em dizer que era tão
natural ao homem saber tudo que, se fossem apresentadas com jeito a um menino de
sete anos todas as questões de toda a filosofia, com certeza responderia a todas
com segurança”. (COMENIUS, 1999:118)

Assim, qualquer idéia de Filosofia para crianças tem de se basear numa concepção
otimista de que o ser humano já traz em si as potencialidades de reflexão crítica
e aplicação prática das virtudes morais e basta desenvolvê-las com uma orientação
pedagógica adequada. Esse pressuposto anula tanto a possibilidade de doutrinação
– pois não se quer impor algo de fora, mas extrair algo de dentro – quanto o relativismo,
porque esse não é natural entre as crianças, o que poderia evidenciar (excelente
objeto para outro estudo) a natureza imanente de certas verdades morais.

A orientação pedagógica de tal projeto não deve lançar a criança numa esfera
distante, pois que, “o filósofo não se afasta de modo algum da realidade cotidiana,
mas sim das interpretações e valorações cotidianas do mundo(…)” (LAUAND, 1988:68)
Compreenda-se assim que uma proposta de Filosofia para Crianças não pode ter uma
receita pronta, apostilada (é essa uma das críticas feitas ao método de Lipman),
pois trata-se também de partir do interesse, da realidade e do contexto dos alunos.

Além disso, considerando-se a criança como um ser integral, dentro da concepção
de Pestalozzi de que a Educação deve se dirigir às mãos, cabeça e coração, (simbolizando
a ação concreta, a racionalidade e o sentimento) uma prática pedagógica envolvendo
Filosofia e Ética não pode ser apenas algo dirigido à razão. Deve ter raízes na
afetividade e na estética, o que é bem mais fácil de se operacionalizar em nossa
cultura, pouco afeita à lógica formal de um Lipman, mas bastante sensível ao estímulo
afetivo e estético. Nesse sentido, podem ser usados textos poéticos, músicas, vídeos,
histórias, peças de teatro para desencadear um processo de reflexão e estimular
sentimentos morais. Segundo Rousseau, aliás, o fazer moral baseia-se em sentimentos
e não apenas em princípios racionalizados. Diz ele que: “nossa sensibilidade é incontestavelmente
anterior à nossa inteligência, e tivemos sentimentos antes de termos idéias.” (ROUSSEAU,
1969:600)

Outro aspecto da proposta é que dentro dos princípios que vêm se desenvolvendo
desde Rousseau, passando por Pestalozzi e chegando mesmo a Piaget, todo aprendizado
deve ser ativo, e isso igualmente no campo moral: “é fazendo o bem que alguém se
torna bom”. (ROUSSEAU, 1969:543). Vejamos o que diz Piaget a esse respeito:

“A ‘escola ativa’ baseia-se na idéia de que as matérias a serem ensinadas
à criança não devem ser impostas de fora, mas redescobertas pela criança por meio
de uma verdadeira investigação e de uma atividade espontânea. ‘Atividade’ se opõe,
assim, à receptividade. A educação moral ativa supõe, conseqüentemente, que a criança
possa fazer experiências morais e que a escola constitui um meio próprio para tais
experiências”. (PIAGET, 1999:20)

Por isso, toda proposta de reflexão filosófica e estímulo ético devem necessariamente
desembocar em algum tipo de ação concreta, seja pela produção de textos, quadros,
canções, teatro, seja por um engajamento dos alunos em trabalhos solidários, campanhas,
formação de grupos de trabalho dentro da escola e fora dela.

Experiências práticas

Anos atrás, na década de 90, realizamos tal proposta numa escola particular em
São Paulo (Colégio Nova Era), e atualmente cada um de nós a está aplicando separadamente
numa escola particular em Jundiaí, Escola Jean Piaget, e numa escola pública em
Bragança Paulista, Escola Jorge Tibiriçá.(1) (Os dois projetos
têm apenas um semestre, devem portanto se desdobrar ainda em muitas outras propostas.)

Entre os objetivos propostos em nosso trabalho estão:

  • Despertar o espírito crítico-filosófico, estimulando o debate e o raciocínio;
  • Aumentar o horizonte cultural das crianças, trazendo informações que geralmente
    não são tratadas na escola;
  • Integrar o trabalho cultural com o aspecto ético, despertando valores universais,
    como fraternidade, justiça, solidariedade, não-violência etc;
  • Incentivar a participação ativa de todos os alunos, estimulando um ambiente
    democrático na escola;
  • Trazer elementos da Arte-Educação, como ganchos culturais e também como estímulo
    à produção dos alunos;
  • Conectar valores universais com as diferentes formas de fé religiosa, numa
    abordagem ecumênica.

Para exemplificar os procedimentos adotados, narramos aqui dois projetos paralelos
com alunos de primeira a quarta séries, na Escola Jean Piaget de Jundiaí e na Escola
Jorge Tibiriçá em Bragança Paulista.

Relato da experiência da Jean Piaget

Na primeira fase, fiz um trabalho de sensibilização para Ética, já introduzindo
um ínicio de reflexão crítica a respeito dos grandes temas da virtude, mas não como
abstrações. Os debates partiram de situações concretas da vida, ou de histórias
que provocaram um questionamento dos comportamentos das crianças diante da vida.
Nenhuma das nossas reflexões seja sobre Ética ou Filosofia ficaram sem um paralelo
com a realidade das crianças.

No primeiro bimestre iniciei o meu trabalho com o tema da Grécia, pois foi lá
que nasceram a Filosofia e a Ética, como matérias específicas. Estudamos alguns
aspectos da cultura grega: a arte, a arquitetura, os jogos, a mitologia, a religião.
Esses aspectos foram abordados de maneira simples, para a compreensão das crianças.
Ilustrei essas aulas com diversos livros que tinham imagens da Grécia. Mostrei também
dois CD-roms com obras gregas, fizemos jogos que estavam nos CD’s a respeito dessas
obras, localizamos a Grécia no mapa. Como encerramento desse trabalho, produzimos
cartazes com colagens de revista, sobre o que é uma ação ética e o que não é. Em
primeiro, discutimos o nascimento da Ética e depois analisamos como ela deve ser
usada na vida.

Após o término desse tema, iniciamos com a virtude da polidez, contei a história
do “por favor”, do Livro das Virtudes. Em seguida, discutimos e realizamos um teatro
com as palavras mágicas: por favor, obrigado, dá-licença. Depois, lemos e discutimos
uma história divertida sobre a virtude dos meninos e criamos uma versão para a virtude
das meninas. E fizemos para encerrar esse tema mais duas atividades: um cartaz escrito
com essas virtudes e uma auto-análise em forma de pintura, sobre quais são as minhas
ações éticas e quais não são.

No segundo bimestre, com as primeiras e segundas séries, a virtude tratada foi
a coragem. Narrei uma história do Hércules do livro de Monteiro Lobato Os doze trabalhos
de Hércules. Depois, contei uma história do Livro das Virtudes, também sobre Hércules.
As duas abordavam o caráter da força nos feitos do herói. Ilustrei as aulas, passando
um desenho sobre o personagem, chamando a atenção dos alunos para identificar quais
aspectos de sua coragem. Em seguida, estudamos a coragem da não-violência, ou como
chamamos, a coragem do amor. Utilizei a história de Sócrates, com enfoque nos seus
feitos pela justiça e verdade. A partir daí, discutimos as diferentes formas de
coragem: “a coragem dos fortes” e “a coragem do amor”. Depois, analisamos as situações
em que é preciso ter coragem no dia a dia e qual delas nós usamos.

Como encerramento desse tema, cada classe produziu uma história coletiva e desenhos.
Reunimos esse material e fizemos um pequeno livro.

Nas terceiras e quartas séries, no segundo bimestre, desenvolvi o tema “vida
após a morte”, escolhido pelas próprias crianças. É certo que esse tema tem dificuldades
por ser abordado por diversas religiões de modo diferente. Mas nós o enfocamos à
luz da Filosofia, mostrando quais as posições existentes sobre o assunto. Em geral,
as pessoas temem falar da morte, pois em nossa cultura, pela falta de tradição filosófica,
ela está mitificada, e não podemos conversar sobre isso. Mesmo assim, o tema desperta
interesse e curiosidade em crianças, jovens e adultos. Não podemos renegar o aspecto
espiritual do ser humano, presente em todos os povos e em todas as culturas, e sem
dúvida com muita enfâse na cultura brasileira.

Feitas as primeiras discussões, contei a história de Sócrates e comentei sobre
Pitágoras, dois dos maiores filósofos de todos os tempos. A dedicação de Sócrates
à educação ética e filósofica de todos e o seu empenho pela Filosofia são um dos
mais importantes testemunhos históricos pelo bem, pela verdade e pela justiça que
a humanidade já viu. Tanto assim, que muitos filósofos e historiadores estabeleceram
comparações da sua importância com a de Jesus. Procurei mostrar nos seus feitos,
além de sua posição de crítica, também a de bondade e amor diante de um mundo que
aos poucos perde esses valores e esquece a sua dimensão espiritual. E nada melhor
do que resgatá-los nessa figura, que foi um dos filósofos que mais enfatizou esse
aspectos.

Realizei diversas discussões com os alunos sobre os seus feitos, sobre a sua
postura espiritualista diante da morte, deixando claro nos seus ensinamentos sua
crença numa vida após morte. Narrei a sua história, falando que foi considerado
o mais sábio dos gregos pelo Oráculo de Delfos e acusado de corromper a juventude
pelos políticos do seu tempo. Não aceitavam as ações socráticas da luta contra a
injustiça e a maldade e a sua defesa de que a principal função do filósofo é ensinar
aos homens a nortearem suas vidas pela verdade e pela ética. No cárcere, não aceita
a fuga, pois fugindo renegaria tudo que havia ensinado e vivenciado a vida toda.
A partir daí, falamos das duas principais correntes que abordam esse tema: os materialistas
que acreditam que a vida se resume à matéria e os espiritualistas, que aceitam a
sobrevivência da alma e ainda comentei sobre os céticos que não sabem se existe
ou não e ficam na dúvida. Estabelecemos comparações entre a época de Sócrates, da
Grécia e sua cultura com os dias atuais, falamos da grande falta de Ética que temos
hoje em dia. E chegamos à conclusão de que ainda precisamos nos inspirar em Sócrates
na luta por um mundo mais justo, mas feliz, em que a bondade , a sabedoria e o amor
reinem nas relacões humanas.

Seguem-se três textos da produção coletiva das crianças:

“Existem dois tipos de coragem. A coragem do amor, usada pelo Sócrates
e a coragem da força, usada pelo Hércules. A coragem da força, às vezes, pode ser
usada para o mal, como na guerra. Mas a coragem do amor nunca pode ser usada para
o mal. Nós, as crianças, nos achamos corajosas porque ajudamos as pessoas. Algumas
vezes usamos a coragem da força quando ajudamos os pais a limpar ou empurrar alguma
coisa, ou quando alguém bate num amigo ou o defende. E usamos a coragem do amor
quando ajudamos as pessoas, cuidamos dos irmãos, dos nossos familiares: pais, avós…”
(1ª série)

“Sócrates em sua vida usou muito a coragem do amor para ajudar as pessoas
a viverem de modo ético. Dava aulas nas praças para todos. Na Grécia nem todo mundo
podia estudar, mas ele ensinava a todos com amor.

Nós também usamos a coragem do amor na vida para dar carinho para os pais, para
cuidar dos nossos irmãos menores, para ajudar a todos os familiares. Ajudamos na
escola os nossos amigos e professores e também as empregadas.

A coragem da força usamos para ajudar a carregar as coisas, o pai arrumar o carro
e algumas vezes para brigar.

Somos corajosos porque ajudamos todo mundo.” (2ª série)

“Pitágoras inventou a Filosofia e Sócrates a Ética. Os dois acreditavam
que os homens não são só corpo, mas todos têm um espírito que vive depois da morte.
Eles eram espiritualistas. Sócrates ensinava a todos a pensar, a serem bons e a
acreditarem na alma imortal. Sócrates e Pitágoras ensinaram a vida toda as pessoas
a serem justas, a lutarem pela verdade, a viverem bondosamente.

Lá na Grécia, na época de Sócrates, as mulheres e os escravos não podiam estudar,
só estudava quem era rico. Mas ele dava aulas a todos.

Mas nem todos os filósofos são espiritualistas, alguns são materialistas, acham
que o espírito não existe. Para eles, quando as pessoas morrem, tudo acaba, e a
vida não continua.

Acreditamos na vida pós-morte do mesmo jeito que Pitágoras e Sócrates, o maior
filósofo de todos os tempos. Acreditamos por causa da filosofia e também da religião.”
(4ª série)

Relato da experiência da Jorge Tibiriçá

Comecei por introduzir o cenário da Grécia Antiga, falando de algumas “invenções
gregas”: a democracia, as Olimpíadas, a Filosofia. A partir do conhecimento das
próprias crianças, definimos a democracia e estabelecemos paralelos (semelhanças
e diferenças) entre a democracia grega e a brasileira (atual) em relação à participação
das mulheres, à existência de escravos e a promessas não cumpridas (a demagogia).
Narrei a história de Pitágoras e a invenção da palavra Filosofia, como amizade da
sabedoria. Tudo isso muito ilustrado por livros, pinturas, desenhos e de forma lúdica
e interessante, começando todas as aulas com músicas para todos cantarem juntos.

Lancei o desafio nas salas, para que me dissessem se existe o bem e o mal e o
que seria um e outro e que em seguida contaria a história de um dos maiores filófosos
de todos os tempos, também grego, que tinha se preocupado em se perguntar sobre
isso. Colhi idéias como “o bem é praticar boas ações”, “ajudar os outros”, “ser
honesto”, “tudo o que é bom para o ser humano”, “tudo que faz a humanidade feliz”.

A primeira constatação feita já em outras ocasiões , e mais uma vez confirmada,
é que o relativismo anda distante de qualquer mente infantil. Não há criança que
não esteja convicta da existência de “bem e mal”, “verdade e mentira”, “certo e
errado”. Mesmo contando a história dos sofistas, que diziam não haver essas dicotomias,
elas não perdem essa convicção, que precisa até se tornar menos maniqueísta.

A história de Sócrates ganha contornos heróicos para as crianças – e não se poderia
querer contar uma história como essa de maneira fria e intelectualista, mas é claro
que quem contar dessa maneira como contei precisa ter como eu, sincera admiração
por essa figura, aliás precisa ter a convicção que houve e há homens e mulheres
na humanidade que podem inspirar admiração e conquistar adesões. Sócrates aparece
como o herói que teve a coragem e a serenidade de enfrentar a morte por causa de
suas idéias, que eram contrárias às dos sofistas da época, relativistas e céticos,
idéias que favoreciam a corrupação política, a dominação e a injustiça. Foi o filósofo
que se interessou em discutir o que é a virtude, o bem, a justiça e também viveu
esses valores.

Poderia parecer sem interesse para crianças de nove ou dez anos uma história
que não tenha fantasias, mitologias e contos de fada, mas apenas a realidade histórica,
embora contada de forma entusiasta e vibrante. Ao contrário, as crianças em sua
generalidade vibram com Sócrates, interessam-se, perguntam e fazem referências a
ele meses e meses depois de encerrado o tema.

O momento da defesa de Sócrates diante do tribunal, sua recusa de fuga, sua serenidade
diante da morte, suas últimas palavras – tudo isso deixa as crianças sem respirar,
provocando emoção e olhos brilhantes.

Depois desta parte narrativa e das discussões em torno do tema, passei um trecho
do filme Fantasia de Walt Disney , passado no Monte Olimpo, com a trilha sonora
da 6ª Sinfonia (Pastoral) de Beethoven. Identificamos no desenho, os personagens
mitológicos e estebelecemos comparações entre a visão de mundo dos gregos e a nossa
(politeísta e monoteísta).

Como encerramento deste projeto, várias aulas foram dedicadas à confecção de
pinturas inspiradas na Arte Grega. Com a colaboração de Liliam Lungarezi, graduanda
em Arte Visuais pela PUC-Campinas, mostramos diversas figuras da Arte da Grécia
Antiga (vasos, esculturas, arquitetura) e propusemos trabalhos em grupo (para estimular
a cooperação e observar o comportamento dos alunos nas relações de equipe). O resultado
foi brilhante, com o uso de carvão e giz de cera.

O trabalho em equipe em liberdade, apenas com orientação minha e de Liliam, foi
revelador, mostrando a dificuldade de cooperação de alguns grupos, a falta de hábito
de discutir para realizar algo, a tendência ao melindre e ao personalismo. Mas tendo
se manifestado esses comportamentos, puderam ser trabalhados adequadamente e, com
sucesso, acabando-se as atividades com as classes mostrando umas às outras suas
produções.

Esse projeto durou quase o semestre inteiro, já que o apliquei, na maior parte
do tempo sozinha, em dez classes (com média de 30 alunos), de terceira e quarta
série.

Nota:

(1) A experiência da Jean Piaget está sendo conduzida por Alessandro Cesar Bigheto,
com a matéria “Ética e Filosofia” ministrada para pré-escola e ensino fundamental
de primeira a quarta séries e a da Escola Jorge Tibiriçá, por Dora Incontri, dentro
do projeto de pesquisa de pós-doutoramento na FEUSP, “Ética, Filosofia, Religião
e Arte – um projeto interdisciplinar em escola pública”, com apoio da Fapesp.Voltar

Bibliografia:

  • BOCHENSKI, J. M. Diretrizes do Pensamento filosófico. São Paulo, EPU, 1977.
  • COVELLO, Sergio C. Comenius – A construção da Pedagogia. São Paulo, Editora Comenius,
    1999.
  • INCONTRI, Dora. Pestalozzi – Educação e Ética. São Paulo, Editora Scipione, 1997.
  • KOHAN, Walter O. & KENNEDY, David. (Org.) Filosofia e Infância, possibilidades
    de um encontro. Vol. 3 Petropolis, Vozes, 2000.
  • KOHAN, Walter O. & WAKSMAN, Vera (Org.) Filosofia para crianças, na prática escolar.
    Vol. II. Petrópoles, Vozes, 1998
  • KOHAN, Walter O. & WUENSCH, ANA M.(Org.) Filosofia para crianças. Vol. I. Petrópoles,
    Vozes, 1998
  • KOHAN, Walter O. LEAL, Bernardina. (org.) Filosofia para Criança em Debate. Vol.
    4 Petrópolis, Vozes, 2000.
  • LAUAND, Luiz J. Filosofia, Educação e Arte. São Paulo, Edições IAMC, 1988.
  • MATTHEWS, Gareth B. A Filosofia e a Criança. São Paulo, Martins Fontes, 2001.
  • PIAGET, Jean. Os procedimentos da Educação Moral. In MACEDO, Lino de (Org.).
    Cinco Estudos de Educação Moral. SãoPaulo, Casa do Psicólogo,1996.
  • ROUSSEAU, J. J Œuvre complètes. Vol. IV. Paris, Éditions Gallimard, 1969.
  • SCOLNICOV, Samuel. A problemática comunidade de investigação: Sócrates e Kant
    sobre Lipman e Dewey. (In: KOHAN, Walter O. LEAL, Bernardina. (org.) Filosofia para
    Criança em Debate. Vol. 4 Petrópolis, Vozes, 2000).
  • SILVEIRA, Renê J. T. A Filosofia vai à escola? Campinas, Autores Associados,
    2001.

Dora Incontri
Pós-doutoranda FEUSP
Apoio Fapesp

Alessandro Cesar Bigheto
Pedagogo

(Publicado in Videtur, Porto/São Paulo, Universidade do Porto/USP, V.
15, 2002)

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