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A Gênese Segundo o Espiritismo (Resumo) – Parte 2

A Gênese Segundo o Espiritismo (Resumo) – Parte 2

Muito embora as forças materiais atuem mecanicamente, pelas leis de atração e
repulsão, como as plantas nascem, brotam, crescem e se reproduzem sempre da
mesma maneira, por ação do calor, eletricidade, luz, umidade, não se pretende
afirmar que tais forças sejam inteligentes. São postas em ação, distribuídas
apropriadamente de modo a produzir um efeito útil por uma causa inteligente. “Deus
não se mostra, mas se revela pelas suas obras
“.

Da natureza divina

Falta-nos o sentido próprio para compreender a natureza divina, o qual só
adquiriremos com a completa depuração do espírito. Podemos, no entanto, conhecer
seus ATRIBUTOS:

  1. Deus é a suprema e soberana inteligência;
  2. Deus é eterno; (Não teve começo nem fim)
  3. Deus é imutável;
  4. Deus é imaterial; (Se não o fosse estaria sujeito a mudanças)
  5. Deus é onipotente;
  6. Deus é soberanamente justo e bom; (Se tivesse qualquer resquício de
    maldade, não poderia ser infinitamente justo, bom e perfeito)
  7. Deus é infinitamente perfeito;
  8. Deus é único;

Assim, qualquer religião, filosofia, dogma, que estiver em contradição com
quaisquer destes atributos divinos, não poderá estar com a verdade. “A
religião perfeita será aquela cujos artigos de fé jamais contrariem tais
atributos, suportando a prova de verificação sem nada sofrerem
“.

A Providência

A ação providencial divina se faz sentir nas menores coisas, demonstrando que
tudo vê, a tudo preside, está em toda a parte agindo através das LEIS GERAIS DO
UNIVERSO de modo que toda a criatura está submetida à sua ação, sem que haja
necessidade da intervenção incessante da Providência.

Imaginemos um fluido inteligente que preencha todo o universo, de modo que a
Natureza inteira esteja mergulhada neste fluído divino. Assim, todos os seres
estão saturados dele, de modo que qualquer pensamento, por menor que seja,
estará diretamente em contato com o Criador. “Estamos NELE como ELE está em
nós
“.

Assim como uma sensação em qualquer parte do corpo é percebida pelo espírito,
através do fluído perispirítico , também o pensamento de qualquer criatura será
instantaneamente sentido por Deus.

Admitindo-se que deva haver um centro de onde a Soberana Inteligência irradie
incessantemente por todo o Universo, pode-se supor também que percorra
constantemente todas as regiões do espaço, ou ainda que não necessite
movimentar-se por sua CONSCIÊNCIA abranger todo o Universo, podendo assim estar
em qualquer local ao mesmo tempo.

A visão de Deus

Enquanto encarnados podemos ter a compreensão de Deus através de seus
atributos. Somente nossa alma pode ter a percepção de Deus, percepção esta que
será maior à medida que o espírito progrida moralmente através de suas várias
encarnações, despojando-se das imperfeições que lhe toldam a visão espiritual,
até alcançar a plenitude de suas faculdades. Somente as almas puras, portanto,
possuem a faculdade de ver o Criador.

(Publicado no Boletim GEAE Número 426 de 24 de dezembro de 2001)

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