Tamanho
do Texto

A Lauda: Uso e Apresentação para o Rádio

Uma lauda radiofônica, por excelência, possui:

  • UMA LINHA = 65 toques = 4 a 5 segundos.
  • UMA LAUDA= 12 linhas = 1 minuto.

Este tamanho de lauda é utilizado em apresentação de Síntese Noticiosa e
Boletim. Para Texto Manchetado e Programas c/Roteiro mais amplo, utiliza-se
lauda maior, com igual número de toques por linha. (A lauda grande de rádio:
jornal)

Em síntese noticiosa, via de regra, cada notícia tem entre 6 a 8 linhas.
A lauda cheia (12 linhas) é reservada para notícias excepcionais. Em casos
raros, chega-se a lauda e meia (18 linhas). Lembre-se: o programa é uma síntese
noticiosa.
Ao escrever, alinhar cada linha escrita com números da lauda.
Antes de datilografar/digitar texto, deixar 3 espaços livres na linha 1.
No topo, à esquerda, preencher com nome do local origem fonte da notícia (Cx.
ALTA).
No topo, à direita, colocar número total de linhas escritas e ordem da lauda no
corpo do programa.

Preencher espaços na base da lauda:

  • Hora é aquela em que texto é redigido
  • Nome é completo ou usado na redação
  • Fonte pode ser abreviada: AJB, AE etc.

REGRA FUNDAMENTAL: apresente texto limpo, legível, que não provoque
erro de leitura. Cuidado com falhas da máquina, troca de letras, inversão de
palavras. Caso erre ao digitar, rasurar, fazendo uma mancha. Erros excessivos:
rebata o texto.

SÍNTESE NOTICIOSA:
(Noticiários lídos)

Modelo: Repórter Esso (1941), apresentado pela Rádio Nacional-RJ em
associação com United Press.

Apresentação: Um locutor lê blocos diferentes de notícias editadas.

Duração: Entre cinco e dez minutos.

Abertura: Uma manchete ou duas, com assunto(a) mais importante do
turno. A notícia apresentada em lead/lide pela manchete será desdobrada como
notícia final (e mais importante) do programa.

ESTRUTURA

  • quanto à organização importância notícias

MAIOR IMPACTO/IMPORTÂNCIA

  • Manchete/Lead
  • Primeira notícia: algum destaquem
  • Demais notícias: por blocos/nexos editoriais

MENOR IMPACTO/IMPORTÂNCIA

  • INTERVALO: comercial/patrocinadores
  • TEMPO/HORA (vice-versa)

MENOR IMPACTO/IMPORTÂNCIA

  • Demais notícias: por blocos/nexos editoriais

MAIOR IMPACTO/IMPORTÂNCIA

NOTÍCIA MAIS IMPORTANTE

  • (referente à Manchete).

Em termos de desenho de PIRÂMIDE, temos:

 

Estrutura quanto aos AssuntosPor Editoriaise ainda:
LocalCidadeMista
RegionalEconomia
NacionalPolítica
InternacionalEsportes

 

 

 

MODELOS SÍNTESES NOTICIOSAS:

  • Rádio Gaúcha (600 no Dial): CORRESPONDENTE IPIRANGA (edições às 8h,
    12h45min, 18h45min, 20h).
  • Rádio Guaíba (720 no Dial): CORRESPONDENTE RENNER (edições às 9h, 13h,
    18h50min e às 20h).

MODELOS RADIOJORNAIS:

  • Rádio Gaúcha: programa CHAMADA GERAL (Edições às 11h, 11h55min/ e 17h,
    17h55min).
  • Rádio Bandeirantes (640 no Dial): programa PRIMEIRA HORA (7h às 7h30min).

Volta para o índice