allan kardec

Tamanho
do Texto

O legado de Allan Kardec para o mundo

Todos nós sabemos que o espiritismo foi consolidado como doutrina na França, no século XIX, pelo pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como Allan Kardec. Entretanto, os conceitos e características que foram abordados por ele já existiam ao longo da história.

Por exemplo, no Egito Antigo o conceito de vida após a morte já existia, os egípcios acreditavam que seus faraós poderiam voltar ao seu antigo corpo, por isso, faziam rituais de mumificação e construíam monumentos em forma de túmulos (pirâmides) onde escreviam a história de sua última vida.

Outro exemplo que podemos citar em relação a reencarnação é a tradição Budista, religião que nasceu nos países asiáticos. Nesta crença, todos os seres possuem um espírito e esta vida é eterna, portanto, quando morremos, nosso espírito irá retornar a um outro ser.

E a mediunidade? Como era vista?

Para os espíritas, a mediunidade é uma faculdade inerente ao ser humano, que independe da crença religiosa. Porém, na Idade Média, perante o domínio da Igreja Católica, a mediunidade não era tratada com naturalidade e muitos consideravam essas pessoas loucas ou praticantes de magia negra e bruxaria. Essas situações levaram à condenação no tribunal da santa inquisição, com a justificativa que estavam falando com demônios.

O legado de Allan Kardec para o mundo

Os casos que marcaram o início do espiritismo e o legado de Allan Kardec foram: Irmãs Fox e as mesas girantes.

Irmãs Fox

Em 1848, em Hydesville, EUA, na casa da Família Fox, as irmãs Kate e Margareth escutavam leves batidas nas paredes e assoalhos de sua casa. Com o tempo, os ruídos aumentaram e as crianças passaram a ouvir batidas nítidas e móveis se arrastando.

Até que então, na noite do dia 31 de março de 1848, foi descoberto uma maneira de entrar em contato com a entidade espiritual. Kate, desafiou a “força do invisível”, batendo palmas, ela disse: “Sr. Pé Rachado, faça o que eu faço”. De modo imediato repetiram-se as palmadas. Quando a menina parou, o som parou em seguida.

Um dos irmão de Margareth e Kate descobriu que um homem havia morrido na casa. Após o ocorrido, as irmãs começaram a se manifestar ostensivamente.

Mesas Girantes

Já os casos das mesas girantes chamaram a atenção do codificador da doutrina espírita. Certo dia, andando pelas ruas de Paris, Léon Denizard, encontrou com um amigo que lhe descreveu uma série de fenômenos que chamavam a atenção na Europa e que supostamente eram provocados pela ação direta de espíritos.

Curioso, Kardec, foi até o local, onde observou que mesas e outros objetivos ganharam movimento sem a ajuda de qualquer pessoa ou mecanismo. De início, ele não aceitou, porém, estava disposto a entender.

A partir disso, começou a estudar esses fenômenos, e depois de muita análise, pesquisa, estudo concluiu que esses fenômenos tinham origem inteligente e eram provocados por seres que habitaram a Terra, ou seja, serem desencarnados.

Codificação da doutrina espírita e obras

Após os casos das mesas girantes, entre os anos de 1855 e 1869, Allan Kardec consagrou a doutrina espírita e sob a assistência dos Espíritos Superiores, representados pelo Espírito da Verdade, estabeleceu as bases da codificação espírita, que dizem respeito aos aspectos: filosófico, científico e religioso.

E ainda, durante 14 anos, ele se dedicou ao espiritismo, onde fundou a Revista Espírita, dirigiu a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas e codificou os 5 livros pilares da doutrina espírita, são eles:

  • O Livro dos Espíritos;
  • O Livro dos Médiuns;
  • O Evangelho Segundo o Espiritismo;
  • O Céu e o Inferno e A Gênese
Desencarnação e legado

Allan Kardec desencarnou no dia 31 de março de 1869, e em seu sepultamento, seu amigo, Camille Falammarion, disse as seguintes palavras a respeito de seu legado:

“Voltaste a esse mundo donde viemos e colhes o fruto de teus estudos terrestres. Aos nossos pés dorme o teu envoltório, extinguiu-se o teu cérebro, fecharam-se-te os olhos para não mais se abrirem, não mais ouvida será a tua palavra… Sabemos que todos havemos de mergulhar nesse mesmo último sono, de volver a essa mesma inércia, a esse mesmo pó. Mas, não é nesse envoltório que pomos a nossa glória e a nossa esperança. Tomba o corpo, a alma permanece e retorna ao Espaço. Encontrar-nos-emos num mundo melhor e no céu imenso onde usaremos das nossas mais preciosas faculdades, onde continuaremos os estudos para cujo desenvolvimento a Terra é teatro por demais acanhado. (…) Até à vista, meu caro Allan Kardec, até à vista! Camille Flammarion (Livro Obras Póstumas)

Já Gabriel Delanne, disse:

Substituindo a fé cega numa vida futura, pela inquebrantável certeza, resultante de constatações científicas, tal é o inestimável serviço prestado por Allan Kardec à humanidade, Gabriel Delanne (na Revista Espírita de 1907)

Sem dúvida nenhuma o legado de Allan Kardec para o mundo é enorme, afinal, através do espiritismo é possível compreender inúmeras questões tendo como base a moral filosófica, religiosa e científica.

Para finalizar, uma curiosidade: Você sabia que Hyppolyte Léon Denizard Rivail adotou o pseudônimo de Allan Kardec após uma comunicação mediúnica? O professor ouviu de um médium que ele fora um celta chamado Allan Kardec, e ainda, que ele deveria reunir os estudos e as conclusões dos últimos séculos em uma doutrina que propagasse os ensinamentos de Cristo e trouxesse alívio para os corações.

Deseja saber mais? Acompanhe na programação do 1ª Mês Espírita Mundial um vídeo especial e esclarecedor sobre os precursores da ideia cristã e do Espiritismo.

Confira também na  programação outros temas interessantes do Espiritismo!

Faça a sua inscrição pelo site do evento para receber todas as informações, curiosidades e a programação completa do  1ª Mês Espírita Mundial que será realizado durante todo o mês de abril Acesse: https://feal.com.br/mes-espirita-mundial

Dica de leitura Mundo Maior Editora

Fontes: Rádio Boa Nova e Wikipédia

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior