Tamanho
do Texto

A Maior Expressão da Caridade

Jesus Cristo: o nosso guia e modelo de perfeição espiritual. (vide questão 625 de O Livro dos Espíritos)

Ele nos ensinou a maior expressão da caridade: Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei. (João, 13:34)

Nesse mandamento é que se constitui a salvação, porque fora da caridade não há salvação, nos ensina o Evangelho Redivivo, na codificação espírita, porque nesse mandamento há a presença da figura da reciprocidade (amando uns aos outros entre si, num verdadeiro amor ágape).

O interessante é que Emmanuel, através das mãos venerandas de Chico Xavier, nos ensina na lição 179 do livro Caminho, verdade e vida, que o mandamento em pauta é a evolução do mandamento ama a teu próximo como a ti mesmo.

Isso por quê?

Porque, segundo Emmanuel, amar o próximo como a si mesmo é um dever, cuja execução não é razoável que o homem cogite da compreensão alheia, devendo amar o próximo como a si mesmo.

E o mandamento que Jesus o chama de novo, o amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei, assegura o regime da verdadeira solidariedade entre os discípulos, garante a confiança fraternal e a certeza do entendimento recíproco.

Assim, caríssimos leitores, concluímos esta reflexão, buscando entender e compreender que o maior esforço que Jesus quer de nós é que amemos uns aos outros com boa vontade; com a doçura saindo de dentro de nós ao encontro do próximo, não olhando as suas faltas; e nos doando, por completo, relevando e perdoando as ofensas. (vide questão 886 de O Livro dos Espíritos)

Isso é viver a maior expressão da caridade. E fora da caridade, realmente, não há salvação, isto é, não há a nossa libertação do orgulho e do egoísmo, desses vícios que assolam tanto a humanidade.

Que possamos pensar e refletir sobre a qualidade do nosso esforço na aplicação deste tema em nossas ações redentoras no cotidiano!

Autor: Yé Gonçalves

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior