Tamanho
do Texto

O que é ser um Voluntário?

voluntarios-300x200

 

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) Voluntariado “é o conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. Corresponde a uma decisão livre e voluntária apoiada em motivações e opções pessoais que caracterizam o voluntário.”

Mas o que é ser um Voluntário? Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade. Ser voluntário é colocar o coração no querer, inteligência no prever e dedicação no fazer.

“O voluntário é o jovem ou o adulto que, por interesse pessoal e espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração alguma, a atividades voltadas ao bem estar social ou a outros campos”. (ONU – Organização das Nações Unidas)

Em recente estudo realizado na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, definiu-se o voluntário “como o ator social e agente de transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. Doando seu tempo e conhecimentos, realiza um trabalho gerado pela energia de seu impulso solidário, e atende não só às necessidades do próximo, como também aos imperativos de uma causa. O voluntário atende também suas próprias motivações pessoais, sejam elas de caráter religioso, cultural, filosófico ou emocional.”

Todos podem ser voluntários, independente de idade, condição social ou profissão. Mas o trabalho voluntário dever ser encarado com responsabilidade e com profissionalismo. Não se pode esquecer de que sempre há regras a serem seguidas e metas a serem cumpridas, não importando a causa ou a amplitude do projeto. É preciso ter convergência e harmonização com os interesses dos destinatários da ação e com a cultura e valores das organizações promotoras.

A Fundação Espírita André Luiz tem como proposta a divulgação da mensagem do bem através dos seus canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Mundo Maior Editora e Distribuidora, TV Mundo Maior, Mundo Maior Filmes e Uniespírito.

O Voluntariado FEAL ajuda a Fundação Espírita André Luiz a ampliar a divulgação da Doutrina Espírita, em prol de um planeta de regeneração. Os voluntários atuam em diversas áreas como rádio, TV, cinema e vídeo, livrarias, ensino, eventos, divulgação entre outras. Atuando em atividades desenvolvidas pelos meios de comunicação da FEAL e pelos departamentos de Divulgação e Voluntariado.

Para maiores informações de como ser um Voluntário FEAL entre em contato com o Departamento de Voluntariado FEAL pelo telefone: (11) 2457-7000 ou pelo e-mail: voluntariado@feal.com.br

Seja um Voluntariado FEAL e ajude a comunicar a mensagem do bem!

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior