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Os Métodos da Comunicação

Franco, W. O.

Introduzimos aqui, várias considerações sobre o que seja a comunicacão, seus objetivos e métodos, a fim de que possamos estabelecer metas, quando comunicando uma mensagem àqueles com os quais convivemos, particularmente, quando como cristãos comunicamos o Evangelho da Salvação. Procuramos estabelecer dois tipos de comunicação : a individual e coletiva.

Em primeiro lugar, sugere-se o ” ESTABELECER PONTOS DE LIGAÇÃO “, entendendo que o termo “comunicação” vem do latim “communis”, que significa “comum”. Portanto, para que se possa estabelecer comunicação, diálogo com alguém, deve-se estabelecer o máximo de pontos em comum com a pessoa que é nossa interlocutora.

Podemos citar como exemplo, o episódio ocorrido entre Jesus e a mulher de Samaria. Em comum ambos estavam com sede e à beira do poço de Jacó. O fato de Jesus ter dirigido a palavra a uma mulher, e samaritana, sendo Ele judeu, derruba barreiras sociais, morais, raciais, sexuais e religiosas – com a finalidade última de criar um elo de ligação para estabelecer um diálogo com a mulher samaritana. A lei da comunicação entre indivíduos aponta para o seguinte processo : a fim de que haja comunicação‚ é necessário o estabelecimento de pontos de contato, de ligação, entre o comunicador e o receptor.

A segunda meta é tríplice envolvendo ” PENSAMENTO, SENTIMENTO E AÇÃO “, fundamentada no fato que a comunicação envolve intelecto, emoção e vontade. Portanto tudo que se deseja comunicar a outrem, gravita em torno de algo que se conhece, algo que se sente e algo que se pratica.

Há uma maior possibilidade de comunicar alguma coisa a outrem quando aquilo que se quer comunicar é muito bem conhecido e determinado, profundamente sentido e continuamente exercitado. Estes três elementos : pensamento, sentimento e ação devem estar lado a lado, constantemente, a fim de que a comunicação entre pessoas seja estabelecida e resulte positivamente. Este deve ser o ponto de partida da comunicação entre pessoas.

Como cristãos não temos que produzir uma mensagem a ser transmitida a outrem. A mensagem está contida na Bíblia, adotada como padrão de vida. Se porventura esta mensagem não é pensamento, sentimento e emoção, aquilo que dizemos conhecer não produz comunicação eficaz com o interlocutor. Se afirmo que estou comprometido com a verdade eterna revelada na Palavra de Deus, isto deve refletir em meu sistema de valores, nas coisas que valorizo, naquilo em que emprego meu tempo, meu dinheiro, naquilo que me entusiasma a viver, na minha filosofia de vida.

Nós somos o que acreditamos, mais do que aquilo que fazemos ou dizemos. Deus nos chama a encarnação, visto que Seu método é resgatar uma pessoa do mundo que a cerca, recolocando-a outra vez neste mesmo mundo Seu, e pelo que esta nova criatura pensa, sente e faz, demonstra perante o mundo o poder regenerador e renovador da graça divinal.

A terceira meta da comunicação é a difícil arte do ” COLOCANDO EM PALAVRAS “, baseada no fato que, se somos dominados por uma verdade que habita nosso ser, como passá-la a outrem? Ou seja, em termos de comunicação, como traduzir em palavras o que se pensa, sente e faz?

Na verdade, o que se quer comunicar não são apenas as palavras, pois estas são meros símbolos, mas procuramos transmitir ‚ a mensagem de uma vida : então a comunicação deve ser verbal (oral ou escrita) e não-verbal ( atos ou linguagem corporal ), entretanto com coerência nas duas formas ! Aquilo que dizemos precisa estar em harmonia com o que praticamos perante os outros ; citamos como exemplo, Jesus Cristo que nunca fez nada que desabonasse o seu ensino : sua atitude e palavras eram sempre coerentes .

A comunicação é um processo‚ portanto deve-se sempre estar “APRIMORANDO A COMUNICAÇÃO”, a qual deverá passar por duas fases : preparação e apresentação.

1- A Preparação ‚ a mais importante ferramenta de que dispomos a fim de obter sucesso em comunicar a nossa mensagem. Ela deve consistir principalmente de INTRODUÇÃO, DISCUSSÃO E CONCLUSÃO. Cada uma destas partes deve ser muito bem elaborada e estruturada, demonstrando inclusive nossa criatividade,e vivência, para que o conteúdo atinja o seu objetivo : transmitir uma mensagem de vida. A avaliação de nossa comunicação não é feita aferindo-se o que nós dizemos, mas o que as pessoas passam a pensar, não o que sentimos, mas o que as pessoas passam a sentir, não o que fazemos, mas o que as pessoas passam a fazer.

2- A Apresentação implica em enunciar com clareza, com firmeza, para que os ouvintes possam perceber e compreender exatamente o que se diz. A postura e volume de voz são fatores importantes na comunicação de uma mensagem aos interlocutores. Permitindo que o som das palavras enunciadas sejam percebido claramente, a fim de que não haja má interpretação, o que produz um “ruído” na memsagem transmitida.

3 – Uma etapa final da comunicação é a resposta dos ouvintes. Pois se não atentarmos para esta etapa, todo o trabalho anterior poderá ser perdido. Buscar a resposta significa procurar saber como as pessoas aprenderam, como estão se sentindo, o que estão fazendo. Abrir espaço para a “resposta” das pessoas nos leva de volta ao ponto de partida – a tríplice colocação da comunicação : pensamento-sentimento-ação, sendo colocado em palavras, por parte das pessoas , com suas próprias palavras, expressando o resultado da comunicação da mensagem.

 

© Franco, W.O francowo@francowo.org
 

 

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