Parábola dos Trabalhadores e das Diversas Horas do Trabalho
Disse Jesus: “O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de
madrugada, a fim de assalariar trabalhadores para sua vinha. Tendo convencionado
com os trabalhadores que pagaria um denário a cada um por dia, mandou-os para a
vinha. Saiu de novo à terceira hora do dia e, vendo outros que se conservavam na
praça sem fazer coisa alguma, disse-lhes: – Ide também vós outros para a minha vinha
e vos pagarei o que for razoável. Eles foram. Saiu novamente à hora sexta e à hora
nona do dia e fez o mesmo. Saindo mais uma vez à hora undécima, encontrou ainda
outros que estavam desocupados, aos quais disse: – Porque permaneceis aí o dia inteiro
sem trabalhar? Disseram eles : – E’ que ninguém nos assalariou. Ele então lhes disse:
– Ide vós também para a minha vinha. Ao cair da tarde, disse o dono da vinha àquele
que cuidava dos seus negócios: – Chama os trabalhadores e paga-lhes, começando pelos
últimos e indo até aos primeiros. Aproximando-se então os que só à undécima hora
haviam chegado, receberam um denário cada um. Vindo a seu turno os que tinham sido
encontrados em primeiro lugar, julgaram que iam receber mais, porém, receberam apenas
um denário cada um. Recebendo-o, queixaram-se ao pai de família, dizendo: – Estes
últimos trabalharam apenas uma hora e lhes dás tanto quanto a nós, que suportamos
o peso do dia e do calor. Mas, respondendo, disse o dono da vinha a um deles: Meu
amigo, não te causo dano algum. Não convencionaste comigo receber um denário pelo
teu dia? Toma o que te pertence e vai-te; apraz-me a mim dar a este último tanto
quanto a ti. Não me é então lícito fazer o que quero? Tens mau olho, porque sou
bom? À primeira vista, pode parecer que Jesus, nesta parábola, esteja consagrando
a arbitrariedade e a injustiça. De fato, não seria falta de equidade pagar o mesmo
salário, tanto aos que trabalham doze horas, como aos que trabalham dois terços,
a metade, um terço, ou apenas um duodécimo da jornada? Sê-lo-ia, efetivamente, se
todos os trabalhadores tivessem a mesma capacidade e eficiência. Tal, porém, não
é o que se verifica. Há operários diligentes, de boa vontade, que, devotando-se
de corpo e alma às tarefas que lhes são confiadas, produzem mais e melhor, em menos
tempo que o comum, assim como há os mercenários, os que não têm amor ao trabalho,
os que se mexem somente quando são vigiados, os que estão de olhos pregados no relógio,
pressurosos de que passe o dia, cuja produção, evidentemente, é muito menor que
a dos primeiros. Uma vez, pois, que o mérito de cada obreiro seja aferido, não pelas
horas de serviço, mas pela produção, que interessa ao dono do negócio saber se,
para dar o mesmo rendimento, um precisa de doze horas, outro de nove, outro de seis,
outro de três e outro de urna? Malgrado a diversidade das horas de trabalho, a remuneração
igual, aqui, é de inteira justiça. Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros
serão os últimos, porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos “ (Mateus,
20:1 a 16).
Transportando-se esta parábola para o campo da espiritualidade, o ensino não
se perde; pelo contrário, destaca-se ainda mais. O pai de família é Deus; a vinha
somos nós, a Humanidade; e o trabalho, a aquisição das virtudes que devem enobrecer
nossas almas.
Para realizar esse desiderato, uns precisam de menos tempo, outros de mais, conforme
cumpram, bem ou mal, os seus deveres.
O prêmio, entretanto, é um só: a alegria, o gozo espiritual decorrente da própria
evolução alcançada.
Neste texto evangélico confirma-se, ainda que de forma velada, a doutrina reencarnacionista.
Os trabalhadores da primeira hora são os espíritos que contam com maior número
de encarnações, mas que não souberam aproveitá-las, perdendo as oportunidades que
lhes foram concedidas para se regenerarem e progredirem. Os trabalhadores contratados
posteriormente simbolizam os espíritos que foram gerados há menos tempo, mas que,
fazendo melhor uso do livre-arbítrio, caminhando em linha reta, sem se perderem
por atalhos e desvios, lograram em apenas algumas existências o progresso que outros
tardaram a realizar. Assim se explica porque “os primeiros poderão ser dos últimos
e os últimos serem os primeiros” a ganhar o reino dos céus.
Esta interessante parábola constitui, ainda, um cântico de esperança para todos.
Por ela, Jesus nos ensina que qualquer tempo é oportuno para cuidarmos do aperfeiçoamento
de nossas almas, e, quer nos encontremos nos albores da existência, quer estejamos,
já, beirando a velhice, desde que aceitemos, com boa disposição, o convite para
o trabalho, haveremos de fazer jus ao salário divino.