jesus sócrates e platão

Tamanho
do Texto

Platão, Sócrates, Jesus e os Espíritos

O que Jesus, o grande Mestre da humanidade, ícone do Cristianismo no mundo teria em comum com os filósofos gregos Platão e Sócrates?

Essa relação é realmente curiosa de personagens que viveram em tempos diferentes e carregam pontos em comum que merecem a nossa reflexão.

Mas  antes de mais nada é fundamental entender o que representa Jesus no Espiritismo:

Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou é a expressão mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos têm aparecido na Terra, o Espírito Divino o animava… (Livro dos Espíritos- 625).

E quanto a relação da filosofia e do espiritismo? A questão 145 de O Livro dos Espíritos esclarece que os filósofos foram os precursores da Doutrina Espírita, preparando caminho, mesmo muitas vezes tendo se equivocado, tomando o suas próprias ideias pela luz.

A relação entre a filosofia e o Espiritismo: O caminho da razão e da fé

A contribuição desses pensadores gregos foi fundamental, levando o homem a questionamentos sobre o que estamos fazendo aqui e para onde vamos? Primeiramente se destaca Sócrates, como um dos precursores da abordagem moderna da psicologia e depois Platão, seu discípulo, responsável por divulgar os pensamentos de Sócrates.

E sobre esse caminho pela busca de respostas sobre si mesmo e a vida, encontramos na filosofia socrática um ponto essencial ao autoconhecimento:

Conhece-te a si mesmo.

Para os pensadores gregos esse representa o ponto de partida para o entendimento da vida de forma ampla e o caminho para a felicidade.

Esta máxima “Conhece-te a si mesmo” também significa a base dos ensinamentos da Doutrina Espírita na busca pelo progresso. Qual o meio mais eficaz para nos melhorarmos nesta vida e resistirmos às solicitações do mal? “Um sábio da antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo” (919- O Livro dos Espíritos).

Assim como encontramos na filosofia de Sócrates e Platão o lançar das sementes como base de ensinamentos preciosos sobre o pensar sobre si mesmo, e a prática no bem, no Espiritismo nos aprofundamos quanto às verdades eternas do espírito imortal.

Jesus, séculos depois da filosofia de Sócrates, exemplificou para humanidade a base de  todos os ensinamentos Cristãos:

“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Encontramos na mensagem de Sócrates, Platão e Jesus muitos pontos em comum que merecem uma reflexão profunda.

Deseja saber mais? Acompanhe na programação do 1ª Mês Espírita Mundial um vídeo especial e esclarecedor sobre os precursores da ideia cristã e do Espiritismo.

Confira também na  programação outros temas interessantes do Espiritismo!

Faça a sua inscrição pelo site do evento para receber todas as informações, curiosidades e a programação completa do  1ª Mês Espírita Mundial que será realizado durante todo o mês de abril Acesse: https://feal.com.br/mes-espirita-mundial

Confira também uma ótima dica de leitura da Mundo Maior para se aprofundar no tema:
Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior