Tamanho
do Texto

Somos Algozes ou Vítimas?

Por Amarilis de Oliveira 

 

Ser humano é muito mais do que simplesmente termos o físico, pois nele não somos, apenas estamos.

E, nós, espíritos, temos a tendência de errar na vigília e escorregar na hipocrisia. Querem ver? Pois pensem e analisem, não precisarão de muito esforço, tenho certeza.

Pregamos a ecologia e defendemos a Mata Atlântica com toda propriedade, mas coitada da árvore plantada em frente à nossa casa, sequinha, esquecemos de regar-lhe, nem que seja uma vez na semana. E, se a chuva demora, morre ao abandono.

A samambaia da garagem, nem olhamos para ela. Não avaliamos que o pouco verde que nos cerca trabalha ao nosso favor, mesmo em silêncio e sem cobrança.

Gritamos com força: – Precisamos diminuir o lixo do planeta! Mas, os outros que o façam, porque assim que saí um modelo novo de celular, com mais recursos, mesmo que nunca usaremos e, embora o que temos funcione ainda muito bem, jogamos fora o nosso sem pensar duas vezes e saímos correndo para comprar a novidade, criando mais lixo, e pior, lixo tóxico.

Fazemos passeatas para se construir estádios, e faltam hospitais, escolas de boa qualidade, e ninguém faz passeata para exigir isso, pois já pagamos adiantados, podendo ou não, através dos altos impostos cobrados.

A corrupção e impunidade correm soltas, mas nos deixamos manipular  em “vigiar” outras coisas que não fazem diferença nenhuma em nossas vidas.

Doamos tempo ajudando nos hospitais e casas de ajuda, o que é louvável, mas não temos paciência com o filho peralta, com o parente em cima de uma cama, ou com  os queixumes de uma pessoa que passa por uma fase difícil e precisa de um amigo.

Doamos dinheiro, muitas vezes em cheques polpudos às campanhas e sequer pagamos um salário justo aos funcionários, ou horas extras, dando-lhes a chance de progredirem, investirem em si mesmos, em melhor qualidade de vida, e juramos não ser escravocratas!

Gente! Caridade começa em casa, onde parece que esquecemos de fazer e estende-se a tudo que nos cerca. É uma das causas da crise social que nos cerca, onde somos algozes e vítimas.

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior