Tamanho
do Texto

Sorte, Graça, Azar, Acaso

A cada momento damos conotação de sorte, azar, acaso, graça, bênção, desgraça, aos acontecimentos em nossa vida, pois não podemos negar que quando as coisas estão bem, repentinamente acontece um fato que nos causa surpresa e até mal estar, se for de consequências mais grave.
Mas é isso, a vida neste Planeta é cheia de surpresas, principalmente desagradáveis, pois que bons momentos geralmente não se da o valor devido, por acreditarmos que seria o normal, quando na realidade normal é acontecerem turbulências em nosso caminho.
Sempre dizemos que não existe sorte, azar, acaso, graça e sim merecimento. Tudo de ruim que nos acomete está atrelado ao nosso proceder, que pode ser relativo a esta vida ou a vidas anteriores. A nós parece que somos mais devedores do que credores, pois que os acontecimentos ruins são em maior número que os bons.
Todos os inconvenientes que nos são acometidos acontecem na proporção exata de incômodo. Até o fato de escangalhar um aparelho eletrônico em nossa casa em razão de um relâmpago faz parte do contexto de nossa existência. Normalmente dizemos que tal aparelho queimou por termos o deixado ligado no momento da tempestade. Isso é verdade, se não estivesse ligado não queimaria, mas possibilitamos com a nossa invigilância se proceder ao resgate ou prova que faz parte da lei maior de ação e reação.
Vamos caminhando pela calçada e em dado momento tropeçamos, caímos e torcemos o tornozelo, ou até quem sabe quebramos um braço. Vamos culpar a ruim condição da calçada, ou quem sabe anomalia do nosso sapato, ou ainda falta de atenção no caminhar e muitos ainda culpam o prefeito pelo desnível do terreno. Na verdade fomos relapsos no caminhar por algum motivo, mas poderíamos ter caído e nada acontecer! Mas não. Houve uma consequência maior, isto porque existe a lei de causa e efeito que naquele momento se pronunciou.
Em fim, nossa vida está atrelada a acontecimentos que alguns não entendem suficientemente, e que se relacionam com a vida do espírito que somos cujo princípio já viveu várias vidas e continuará por muitas ainda, só que nesta está habitando um corpo perecível como o nosso. Sendo este Princípio Inteligente do Universo, Criado para ser eterno, deverá moldar-se em suas atitudes para que a próxima vida seja menos penosa do que esta, e certamente será merecedor de fatos menos desagradáveis, e que ao tropeçar na calçada, sofra apenas o desconforto da vergonha, mas jamais ferimentos até graves.
É evidente que temos que achar desculpas para tudo que acontece de ruim em nossa vida. Temos que ter o motivo, principalmente para justificar aos outros, quando na verdade somos impotentes em evitar que a maioria dos males nos acometa.
Então é bom lembrar que devemos colocar muita transpiração nos nossos objetivos, pois não existe sorte, graça, azar, acaso…

Autor: Nilton Cardoso

Unidades Feal

FUNDAÇÃO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ |||

Feal

Você gostou deste conteúdo?

Há décadas a FEAL - Fundação Espírita André Luiz assumiu o compromisso de divulgar conteúdos edificantes voltados ao bem estar dos seres humanos gratuitamente e, com a sua ajuda, sempre será.

Podemos contar com você?
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior