Tamanho
do Texto

11º Encontro de Medicina Espiritual

11º Encontro de Medicina Espiritual

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Luiz Dallarosa
Rio de Janeiro
21/10/2000

Dirigente do Estudo da Noite:

Naema

Oração Inicial:

Naema:

Queridos amigos, boa noite a todos
é um prazer estarmos novamente juntos
para refletirmos em nossa Doutrina
e aprendermos um pouco mais
sempre com o coração e mentes abertos
para recebermos os preciosos ensinamentos que nos são colocados a disposição
que possamos contar com o amparo
dos bons espíritos em mais essa caminhada e sairmos daqui com mais conhecimentos adquiridos e que possamos sempre ser intuídos para pô-los em prática
Obrigada , meu Deus, por mais esta chance Assim seja!

Mensagem Introdutória:

<Naema> Vamos pedir ao nosso amigo Luiz que cole o texto introdutório, depois inicie sua explanação, após esse período estaremos abertos a questionamentos. A palavra é sua Luiz

<Luiz_Dallarosa> Boa noite, amigos…
Vamos ao texto de hoje…

Mensagem para o 11º Encontro Espírita sobre Medicina Espiritual

Criando condições para que o homem se torne mais feliz, a Doutrina Espírita ensina que, em todas as circunstâncias, o homem é o ser maior da Criação que habita a Terra.

Orientando-o a respeitar os limites do corpo, mostrando-lhe as conseqüências morais, intelectuais e físicas de cada ato que pratique, fazendo-o ver que a cada ação corresponde uma reação, o Espiritismo prepara o homem do futuro.

E como se comportará este ser, amparado pelos conhecimentos espirituais?
Verá que todas as vezes que ofender o corpo, com excessos de qualquer ordem, estará, por isso mesmo, doente do sentimento e fará com que seu corpo fique doente também.

Entenderá que se souber modificar-se, poderá ter saúde em abundância.

Pesquisará os meios de melhor conversar, pois saberá que as palavras carregam em si mesmas uma força própria que pode construir o edifício da fé, tanto quanto destruí-lo. Por isso se aterá a formular questões, pensamentos e idéias sempre amparado na vontade de elevar-se e de servir ao próximo.

Compreenderá que os esforços da pesquisa dos materiais que combatam as doenças é sempre muitíssimo importante, mas agirá mostrando que há importância igualmente grande na busca de valores outros que não o tornem vulnerável a novas doenças.

Enfim, lembrará que todos os seus esforços tendem a elevá-lo social e moralmente, mas não se contentará com isso, pois procurará buscar Jesus como condutor de nossas vidas e desenvolverá a doutrina de amor deste divino mestre como medida profilática para uma sociedade que ainda anseia pela paz para sua vida cotidiana.

Assim será o curador de um futuro próximo. Aguardemos com fé e esperança esse divino momento.

Ignácio Bittencourt
(Mensagem recebida pelo médium Altivo C. Pamphiro, em 13/09/2000).

Exposição:

<Luiz_Dallarosa> Iniciaremos, amanhã, o 11º Encontro Espírita sobre Medicina Espiritual e teremos vários assuntos pertinentes, a saber…

Por que ficamos doentes?
Como vamos nos curar?
O que fazer para não ficarmos doentes?
O Magnetismo em nossa vida
Fluidos, perispírito.
A ciência e a medicina espiritual.
O homem e os fluidos curadores.
A medicina espiritual e a cura da alma. O perispírito, os centros de força e os fluidos aplicados ao passe. Condições ideais para aplicar o passe.
A técnica do passe: A prática do passe na Casa Espírita – proposta de um trabalho organizado.

E, neste ano, ainda abordaremos o conceito de Apometria, as técnicas utilizadas e comparando com a doutrina espírita. Tudo isso dividido em tópicos, com vários palestrantes.

A medicina espiritual é a medicina praticada pelos espíritos, que utilizando a presença dos médiuns que promove a cura de uma enfermidade ou, pelo menos, ameniza o sofrimento.

A prática que se utiliza dentro da casa espírita é a do passe, que nada mais é do que o magnetismo humano colocado em movimento.

Abordamos, primeiramente, sobre doença e saúde, as definições de cada termo do ponto de vista médico, social e espiritual e vários exemplos já bem documentados dentro da literatura espírita.

Posteriormente, tentamos mostrar cientificamente a ação do magnetismo geral e humano agindo na Terra e no nosso organismo para renovar as nossas energias e, mais adiante, abordamos o conceito de perispírito, fluido, passe, técnica de passe e de todos os métodos de cura existentes dentro da casa espírita, tentando desmistificar e melhor mostrar o que se realiza como prática mediúnica.

Neste ano, como em todos os anos, trazemos assuntos novos e este ano abordaremos sobre Apometria e as técnicas utilizadas e teremos a presença na mesa de debates de Jorge Andréa, renomado orador e escritor espírita e Arleir Bellieny, psicólogo, orador espírita e também Márcia Cordeiro, médica, oradora e médium do CELD.

Esperamos contar com a presença dos que estão conectados, fisicamente, ou se não for possível, pela Internet (instruções de participação pela Internet no site do CELD: www.celd.org.br)

Eu sou o coordenador geral do Encontro Espírita sobre Medicina Espiritual, trabalho no Centro Espírita Léon Denis, do Rio de Janeiro, sou médico e médium, nos trabalhos de cura e desobsessão.

Perguntas/Respostas:

01. <sharpzz> antes de reencarnar como o espírito pode programar certa doença em tal fase da vida?(T)

<Luiz_Dallarosa> sharpzz, o assunto é muito complexo e individual. A informação que nós temos, na literatura espírita e de informações dos espíritos aqui no CELD é que grande parte das enfermidades são produzidas pelo nosso próprio desregramento desta ou de vidas anteriores, que por si só gera as enfermidades das mais variadas conforme o gênero de desregramento.

A dita programação fica por conta das necessidades reencarnatórias e de aprendizado do espírito que retorna à Terra e, conseqüentemente como já foi dito, é individual, visto que cada indivíduo tem a sua necessidade, mas o espírito em condições medianas, que tenha uma assessoria boa no plano espiritual, poderá receber uma determinada “enfermidade”, dado às necessidades de aprendizado.

Daí, as doenças expiatórias, aquelas que limitam a liberdade de expressão do espírito através do corpo na atual encarnação, como por exemplo as doenças genéticas, por ex: mongolismo, idiotia, etc.

Além disso, as muitas outras síndromes
catalogadas dentro da medicina, que não permite que o espírito consiga se expressar adequadamente dentro do contexto humano.

As ditas doenças psiquiátricas, como a psicose, essas são enfermidades que o próprio espírito provoca em si mesmo devido à própria desorganização mental, possivelmente em encarnação anterior, que se expressa pelos sintomas já conhecidos de psicose na atual fase reencarnatória.

Há portanto que entender, gostaríamos de frisar isso, que há duas formas complexas de se ver o assunto a que o próprio espírito renasce com suas próprias perturbações e enfermidades e aquelas que são da Lei de Deus. (t)

02. <_Celinha_> Não sei se a pergunta tem muita relação com o estudo, mas vou tentar. Primeiro, meu boa noite ao Luiz e aos amigos.. Luiz… o que pode considerar sobre casas espíritas que estudam o magnetismo e propriedades das plantas e minerais para o tratamento no corpo humano? Isso desvirtua o Espiritismo ou essa prática pode indicar caminhos alternativos? (t)

<Luiz_Dallarosa> Normalmente, a casa espírita se preocupa com os assuntos pertinentes à doutrina espírita.

Em determinadas casas pode haver estudos específicos e alternativos para se estudar e conhecer a medicina alternativa, como homeopatia, fitoterapia, cristais, kirlian, etc. Contudo, deve-se ficar claro que isso nada tem a ver com a doutrina espírita.

A prática dessa medicina alternativa também não tem nada a ver com a doutrina espírita e deve ser evitado para não haver confusão sobre esses vários assuntos, salvo a homeopatia que, simbolicamente se pratica como alternativa dos espíritos que desejam ajudar e que, pela mediunidade receititsta, aplicam esses medicamentos, mas deve-se deixar claro que a casa espírita tem a obrigação de divulgar e estudar a doutrina espírita. (t)

04. <\_|mossad|\_> podemos receber ataques de desencarnados que danifique nosso perispirito… e ate influencia o corpo físico? t

<Luiz_Dallarosa> Sim. Há casos em que o espírito obsessor e o obsediado endividado com o mesmo pela própria conduta ou pelo peso do sentimento de culpa que carrega produz uma forte atração que chega a casos de possessão e, conseqüentemente, a dominar o obsediado. Neste particular, o obsediado pode ficar a mercê do obsessor e sofrer as conseqüências do desequilíbrio que o obsessor tem, quer perispiritual, quer física. Há vários casos na literatura espírita sobre esses assuntos. (t)

Oração Final:

_Celinha_.

Pai de Infinita Bondade… agradecemos a oportunidade bendita de estarmos aqui reunidos para estudar sobre as Tuas leis Agradecemos pela Vida, pela oportunidade de estarmos reencarnados e aprendendo sempre, seja na dor seja no amor. Obrigada Pai e Te pedimos que a Sua infinita Luz, ilumine a todos os nossos irmãos, em especial aqueles que se encontram em regiões onde a guerra acontece por motivos religiosos e políticos. Protege-nos Senhor e abençoa-nos… hoje agora e sempre. Graças a Deus…que Assim seja.

logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior