Tamanho
do Texto

12º Encontro Espírita de Medicina Espiritual

12º Encontro Espírita de Medicina Espiritual

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Luiz Dallarosa
Rio de Janeiro
27/10/2001

Dirigente do Estudo da Noite:

Safiri

Oração Inicial:

<Naema> Amigos,
é um prazer estarmos junto com todos vocês nesta noite momento em que vamos nos concentrar
e procurar fixar nossos pensamentos
em coisas boas
em bons desejos
esse momento antecede algo de muito importante para nós para nossa evolução
para nosso caminhar
antecede os momentos de estudo e reflexão que viemos buscar que eles possam ser prazerosos a nós
e a todos que nos acompanham
que nosso palestrante possa ser inspirado pelos bons espíritos e compartilhar conosco seus conhecimentos agradecemos, Deus, por essa oportunidade que nos dá que possamos aproveitar bem
Assim Seja

Mensagem Introdutória:

MENSAGEM PARA O 12o ENCONTRO ESPÍRITA SOBRE MEDICINA ESPIRITUAL

A arte de curar é irmã da arte de viver. Ambas se completam. O homem busca na cura dos seus males a grande oportunidade de prosseguir em sua luta de vida e trabalho. Intuitivamente, através dos milênios, buscou-se a cura do corpo, para dar-se continuidade à vida que se leva. O anseio do homem de hoje é o mesmo do homem antigo – querer viver para continuar suas experiências de imortalidade. Quando a humanidade tiver a certeza de que a vida material terá continuidade em outra dimensão, deixará de adotar o “medo de morrer” como padrão de comportamento ante o inevitável da desencarnação.

A certeza da imortalidade trará para os indivíduos a convicção de que poderão, dar continuidade, em outra dimensão, às suas obras. O bom prosseguirá fazendo o bem, mas o que não deseja evoluir e se compraz no mal e na ignorância terá como companhia aqueles que, como ele próprio, não querem caminhar. Observarão, também, um fenômeno perfeitamente normal para a Lei de Deus e conseqüentemente para a Lei do Progresso: [Quanto mais trabalhar por sua elevação mais o homem acelerará seu adiantamento moral e intelectual; quanto mais se imobilizar mais emperrará a sua própria caminhada na direção do futuro. Que o homem lute pela saúde do corpo físico, mas que não tema a morte, pois que esta nada mais é do que a passagem para outra dimensão, onde o espírito imortal dará continuidade à própria caminhada. Paz
Luiz

Mensagem psicográfica recebida pelo médium Altivo C. Pamphiro, em 15/6/2001

Exposição:

<Luiz_Dallarosa> Boa noite a todos os companheiros Estamos iniciando o XII Encontro Espírita de Medicina Espiritual, e neste ano, como nos anos anteriores iremos abordar variados temas relacionados a Medicina Espiritual. O Encontro está dividido em 4 seções a saber: Doutrinária, Científica, Técnica de Passes e Atualidades. A Doutrinária irá estudar assuntos referentes a motivo do porque ficamos doentes, como podemos prevenir as doenças e, neste anos, iremos abordar mais especificamente a doença mental, como depressão, pânico, ansiedade e outros à luz da Doutrina Espírita. A científica está subdividida em dois segmentos, que versam sobre o magnetismo, os fluidos, os mecanismos do passe.

A técnica de passes discute os tipos de passes dentro da casa Espírita, métodos aplicados à cura, o passe de cura e o passe na desobsessão. A atualidades irá estudar o projeto GENOMA à luz da D.E. Traremos um convidado, Dr. Américo Nunes Filho, que irá nos brindar com este estudo sobre o projeto GENOMA, clonagem, transplantes, enfim, temas atuais por vezes polêmicos visando dirimir as dúvidas dos participantes em torno deste tema. A Medicina Espiritual é a medicina dos Espíritos, que praticam no ambiente terreno, junto à nos encarnados, variados métodos de cura. O EEME tem como patrono o espírito Ignácio Bittencourt, médium, espírita, fundador de alguma casas espíritas no inicio do século, que dedicou a sua vida a divulgação doutrinária e a cura. Estamos prontos para as perguntas dos participantes…

Perguntas/Respostas:

01 <humana> Luis, você falou em curar o corpo num futuro através de suas causas…então, conhecendo por ex a origem da ulcera, e curando ela através do perdão evitara cirurgia e isso? uma pessoa com tendências débeis poderia ser doutrinada a se auto conhecer evitando o pior etc?

<Luiz_Dallarosa> Em primeiro lugar nós caminhamos para o planeta de regeneração, que em suma terá menos doenças e doentes. As novas técnicas e descobertas fazem com que nós possamos vislumbrar este futuro. Através do conhecimento dos genes, da manipulação genética, de todas as técnicas de controle das doenças, nós poderemos deduzir que muitos problemas existentes hoje não existirão no amanhã. Obviamente, uma das técnicas mais antigas para se curar é evitando os traumas psíquicos oriundos da nossa inferioridade espiritual, ou seja, ao lado dessa melhoria tecnológica, o homem precisará caminhar em conjunto com a melhoria moral.

A palavra perdão empregada por Jesus a 2000 anos está bem atual, visto que muitas doenças se originam nos escombros da nossa mente e determina consequências no corpo físico. O perdão, portanto, é e sempre será um mecanismo atual de se coibir doenças (prevenir) e curá-las. Embora toda a tecnologia que estamos assistindo, ainda não somos capazes de entender como esse mecanismo funciona, ou seja, como o perdão consegue realmente evitar e curar intrinsecamente o nosso ser. (t)

02 <PiRaTe-nEt> ! Você acha que a clonagem poderá criar um corpo perfeito e assim um espírito que por expiação tivesse que nascer defeituoso, nasceria perfeito? o que aconteceria? Os desígnios do alto e da lei não podem estar submetidos aos do homem, não é?

<Luiz_Dallarosa> Os desígnios de Deus são insondáveis… mas acredito que a medida que a humanidade for progredindo e o controle das técnicas reprodutivas for se aprimorando, corpos físicos mais perfeitos poderão ser criados e com o passar dos anos, ou dos milênios, prevalecer na face terrena, mas esta não é a lei do Progresso? Ainda mais podemos entender que os espíritos mais inferiores irão paulatinamente ser deslocados para outros planetas que irão absorver essa massa de espíritos que precisam da matéria densa e de provas e expiações para poder progredir. É uma consequência natural da vida no Universo. Não podemos esquecer que não falamos de anos, e sim de séculos. Isto, se por algum motivo qualquer a Terra não sofrer nenhum outro impacto, cataclismos, etc, que impeça de haver o seu natural desenvolvimento. (t)

03<PiRaTe-nEt> !Certa feita, Divaldo franco disse que a Aids não pode ser curada porque não existe a cura ainda. Um espírito dotado de amor e fé poderia curar-se ? Jesus disse-nos que podemos fazer tudo o que ele faz e mais.

<Luiz_Dallarosa> Da mesma forma que Ele disse que se tivéssemos a fé do tamanho de um grão de mostarda, nós poderíamos transportar uma montanha “daqui” para “ali”. Jesus sem dúvida curou cegos, paralíticos, leprosos e estes últimos eram considerados os aidéticos da época. No entanto, nós temos que levar em consideração que Jesus é um Espírito Superior e nós somos espíritos caminhando na evolução, não tendo tanta vontade, determinação, fé, coragem, etc, capaz de promover todos aquelas curas, que na época Ele fez. A AIDS é uma doença hoje em dia controlada pelo coquetel terapêutico.

A maioria das pessoas que contraem a doença tem obrigatoriamente algum tipo de compromisso com a Lei de Deus, no entanto, pode ocorrer em alguns casos um controle ou até mesmo uma remissão, considerada ainda difícil, pela fé da criatura que a tem, ou esta cura ser promovida pela ação dos espíritos através da Medicina Espiritual. De qualquer forma tem de haver a permissão de Deus e o mérito da criatura pra que isso ocorra. Há na literatura espírita casos em que o espírito do doente através do período de emancipação da alma é levado para regiões apropriadas e feito tratamentos adequados no perispírito, promovendo senão a cura, mas a melhoria substancial de seu corpo, dando-lhe uma moratória. Cabe a criatura que a recebe aproveitá-la da melhor forma possível. Quantos de nós sem o sabermos estamos recebendo ajuda do alto e a estamos desperdiçando? (t)

Gostaríamos de lembrar a todos os participantes que nós temos um site na internet, www.medicina.espiritual.com.br, no qual todos estão convidados a visitar. Ali encontrarão algumas apostilas de estudos já realizados e esperamos que vocês possam também dar algumas contribuições para a melhoria do mesmo. O Encontro de Medicina Espiritual deste ano está bastante interessante e, amanhã estaremos todos juntos pela internet. Só podemos agradecer a Deus a Jesus e aos Bons Espíritos pelo esclarecimento que a D.E. nos traz diante de tantos dilemas humanos. Esperamos que todos possam de igual modo compartilhar da mesma alegria que temos diante do reconhecimento da vida espiritual. Quiçá todos nós possamos novamente estarmos juntos. Abraços Luiz. (t)

Oração Final:

<Naema> Senhor, ensina-nos:
a orar sem esquecer o trabalho;
a dar sem olhar a quem;
a servir sem perguntar até quando;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
a progredir sem perder a simplicidade;
a semear o bem sem pensar nos resultados; a desculpar sem condições;
a marchar para frente sem contar os obstáculos; a ver sem malícia;
a escutar sem corromper os assuntos;
a falar sem ferir;

a compreender o próximo sem exigir entendimento; a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração; a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxa de reconhecimento. Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades. Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre. Emmanuel

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior