Tamanho
do Texto

12º Encontro Espírita Sobre a Vida e a Obra de Bezerra de Menezes

12º Encontro Espírita Sobre a Vida e a Obra de Bezerra de Menezes

Estudo Espírita
Promovido pelo IRC-Espiritismo
http://www.irc-espiritismo.org.br
Centro Espírita Léon Denis
http://www.celd.org.br

Expositor: Iara Cordeiro
25/08/2001

Dirigente do Estudo da Noite:

MBueno

Oração Inicial:

Mbueno:

Senhor, ensina-nos:
a orar sem esquecer o trabalho;
a dar sem olhar a quem;
a servir sem perguntar até quando;
a sofrer sem magoar seja a quem for;
a progredir sem perder a simplicidade;
a semear o bem sem pensar nos resultados; a desculpar sem condições;
a marchar para frente sem contar os obstáculos; a ver sem malícia;
a escutar sem corromper os assuntos;
a falar sem ferir;
a compreender o próximo sem exigir entendimento; a respeitar os semelhantes, sem reclamar consideração; a dar o melhor de nós, além da execução do próprio dever, sem cobrar taxa de reconhecimento. Senhor, fortalece em nós a paciência para com as dificuldades dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros para com as nossas dificuldades. Ajuda-nos, sobretudo, a reconhecer que a nossa felicidade mais alta será invariavelmente, aquela de cumprir-te os desígnios onde e como queiras, hoje agora e sempre. Emmanuel

Mensagem Introdutória:

Todos aqueles espíritos de bondade atraem para o seu ambiente psíquico outros companheiros de jornada evolutiva. Esses jornadeiros do bem podem nos acompanhar após o decesso, e quase sempre o fazem conduzidos que são pelos laços da amizade e também pelo sentimento do amor.

Na espiritualidade, reúnem-se, para dar continuidade a serviços, aqueles que nos amam e nos protegem. Formam verdadeiras famílias espirituais, que dão prosseguimento às obras que iniciarmos na Terra como encarnados. O compromisso com as tarefas do bem e sua continuidade nos traz a certeza de contarmos com alguém na Terra ou no campo do infinito; não só a certeza da tarefa sem interrupções, como também a de rever os amigos a quem amamos.

Bezerra de Menezes encarna essa projeção espiritual. Amigo na Terra, reencontrou muitos afetos no mundo dos espíritos. Trabalhador, reuniu-se, novamente aos que o ajudaram nas tarefas médicas e espíritas. Pai, esposo e familiar íntegro, a todos reencontrou na ocasião propícia. Espírito imortal, reintegrou-se aos espíritos que, como ele, vivem as alegrias do progresso.

Todos aqueles que trabalharem na Terra com ideal, companheirismo e espírito de apoio reencontrarão, eles também, os seus queridos, na Pátria do Espírito, mostrando, por esse modo, que a vida não só continua, mas também, e principalmente, mantêm unidos, pelos sentimentos, os que viveram as experiências do ser imortal.

Paz.

Luiz
Mensagem psicográfica recebida pelo médium Altivo C. Pamphiro, em 17/6/2001.

Exposição:

<Iara_Cordeiro> De acordo como ouvimos na mensagem de Luiz, as nossas ações na Terra enquanto encarnados terão uma repercussão em nossa vida espiritual quando ingressamos no além.

Por força daquilo que tivermos realizado encontraremos no portal da espiritualidade aqueles que foram beneficiados pelas nossas ações, se forem elas efetivamente boas, amigas, fraternais, da mesma forma como seremos recepcionados por aqueles irmãos que tenham se sentido de alguma forma infelicitados pelas nossas ações não muito positivas.

Seja como for, haverá sempre alguém a nos receber ao entrarmos no além. Quando estudamos a vida e a obra de espíritos como Bezerra de Menezes, atentamos para a suas ações que nos inspirem a fim de que alcancemos uma boa situação no mundo espiritual como a que ele desfruta no presente momento. Analisando sua passagem na Terra, verificamos que Bezerra de Menezes foi um homem que soube dar a sua vida uma expressiva conotação espiritual, ou seja, ele espiritualizou suas ações procurando vivenciá-las segundo o modelo que ele sempre honrou: JESUS!

Sempre foi um homem que agia com amor, com profundo sentimento de fraternidade, com sentimento paternal dando às criaturas que o procuravam, esperança de dias melhores fosse por um socorro médico, fosse por um socorro caridoso à alma combalida.

Acompanhando seus pacientes, pode ele verificar que um médico não tem como campo de ação apenas aquele definido pelas enfermidades existentes no corpo físico.

Pelos estudos realizados para o entendimento da Doutrina Espírita, que felicitou a sua alma, percebeu ele que um enfermo, quando se lhe apresentava com o corpo doente trazia muitas vezes a alma marcada por enfermidades de longa duração.

Assim, ele pode expressar esta sua percepção, quando em uma mensagem registrada em O REFORMADOR, e transcrita na obra BEZERRA DE MENEZES – ONTEM E HOJE, Pág 92, pela FEB ele diz: “Só compreendi a verdadeira finalidade da medicina, quando pude emprega-la concomitantemente na cura do corpo e do espírito, porque no corpo apenas se refletem as moléstias do espírito, ou, antes, do perispírito.”

Isto demonstra a seriedade de um espírito que procurou caminhar valorizando sua reencarnação e cumprindo uma programação de trabalho que faz com que vejamos que há necessidade de também aprendermos a valorizar a nossa presente encarnação. Bezerra de Menezes no momento, na espiritualidade, podemos dizer HOMEM-ESPÍRITO continua a nos sensibilizar com a sua ação amorosa… quando socorre a todas as criaturas que percebe ainda sofrendo situações que decorrem da deseducação dos espíritos levando-os às infelicidades que tanto afligem à humanidade.

Em obra assinada pelo espírito Manoel Philomeno de Miranda, pela mediunidade de Divaldo Pereira Franco , Bezerra de Menezes olhando para a Terra, considera um campo de batalha no qual campeiam dores desenfreadas e as emergências tornam-se cada vez mais numerosas, convocando desta forma todas as criaturas que se sentem ligadas ao Cristo de Deus, à prática das ações que tenham o amor, o carinho, a tolerância, a paciência como elementos fundamentais para o socorro ao próximo.

Como ele mesmo diz, “São escassos os homens dispostos aos serviços da vera fraternidade e da caridade em ação libertadora. Discute-se muito e realiza-se pouco”

Como vemos, estamos sendo convidados, na condição de espíritas a fazermos parte de falange de trabalhadores que como Bezerra estenderão por onde passarmos aqueles sentimentos que marcam. a sua personalidade: Paternal, amoroso, caritativo sobremaneira.

Como realizarmos isso??? Seria a grande Pergunta… Diremos simplesmente: buscando seguir o exemplo Bezerra pois que ele é no presente momento, em nome de Jesus o exemplo mais expressivo que podemos encontrar.

Como homem entre nós, não deixou de passar pelas suas vicissitudes, como nós passamos pelas nossas, demonstrando profunda resignação, obediência às leis de Deus, reconhecimento de que as lutas que o acometiam eram momentâneas e que como espírito ele haveria de conseguir a sua libertação das possíveis situações que o mantivessem ligado a um passado ainda doloroso.

Dentro da sua exemplificação, servindo aos seus semelhantes com muito amor estabeleceu ele elos de união com criaturas das quais nem mesmo guardou os nomes, mas que com ele se identificaram pelo carinho, pelo reconhecimento, pelo muito amor que aprenderam também a desenvolver ao verem-lhe o exemplo maior.

Estas criaturas estreitando laços de fraternidade real, fazem parte de uma “família” que reconhece Bezerra de Menezes como condutor de suas caminhadas.

Numa definição do que significa o trabalho desenvolvido por Bezerra como espírito e espírita, hoje no além vale lembrar uma palavra sua em entrevista concedida a Divaldo Franco que nos diz assim: “A felicidade sem lindes existe, meu filho, como decorrência do bem que fazemos, das lágrimas que enxugamos, das palavras que semeamos no caminho, para atapetar a senda que um dia percorreremos”

Assim, buscando conhecer a expressão desse espírito em nossas vidas, seu exemplo como estímulo às nossas caminhadas, vamos estudar sua vida e sua obra para que um dia também ao entrarmos no mundo espiritual, possamos gozar de uma felicidade que estará sendo construída desde agora, por nós com a nossa vivência espírita valorizando nossa encarnação atual.(T)

Perguntas/Respostas:

01. <{Flora}> Sofrimentos SEMPRE são maneiras de aprender, ou podem ser apenas sofrimentos atraídos por nós mesmos?? (t)

<Iara_Cordeiro> Mesmo aqueles que decorram de uma atitude intempestiva de nossa parte, são os sofrimentos uma forma de aprendermos a não fazer aos outros o que não queremos que nos façam. Ao sentirmos em nós a extensão da dor percebemos o que sentem os outros quando não agimos de forma a lhes proporcionar harmonia e equilíbrio.

02. <_MR_X_> apenas uma curiosidade…há possibilidade do irmão Bezerra de Menezes reencarnar?t

<Iara_Cordeiro> Pelo o que sabemos, ele já não tem mais quaisquer compromissos espirituais com o planeta Terra, razão pela qual foi convidado por Maria de Nazaré, a mãe de Jesus para ascender a um mundo melhor do que o nosso. SE POR LIVRE ARBÍTRIO DO PRÓPRIO BEZERRA DE MENEZES reencarnando, isso poderá se dar atendendo trabalhos missionários como o foi da sua última encarnação.

03. <Stone_> Como podemos usar o exemplo de Bezerra em nossas vidas, guardando, de forma sábia, a distância da sua evolução como espírito (sem santificações) em relação a nós?

<Iara_Cordeiro> Podemos aplicar o exemplo de Bezerra da seguinte maneira: sendo verdadeiramente espíritas em nossas ações, em nossas palavras e em nossos pensamentos. Olhando para o outro como uma promessa de crescimento e que um dia serão tão focos de luz como o é o nosso querido amigo na espiritualidade. Ou seja, viveremos a promessa de Jesus para nós mesmos.

04. <raio_de_luar> Gostaria de saber se Bezerra de Menezes trabalhava como médium também. (t)

<Iara_Cordeiro> Pelas nossas pesquisas as informações que recolhemos apontam para mediunidade intuitiva, que aplicava nos seus receituários e também momentos de evangelização com os espíritos obsessores no socorro desobsessivo. (t)

05. <_MR_X_> mas ele como medico podia responder a socorro desobsessivo t

<Iara_Cordeiro> Claro. Entenda-se aqui que ele agia como homem caridoso. Não interferia aí sua profissão; veja que muitos profissionais (professores, advogados, enfermeiros, comerciários e etc) atuam como homens de bem e não como profissionais daquela área. Na desobsessão, falamos à alma com a linguagem do amor e não das nossas especialidades profissionais. (t)

Oração Final:

Mbueno:

Caríssimos amigos, vamos a prece de encerramento. Deus, nosso Pai, que sois todo Poder e Bondade, dai a força àqueles que passam pela provação, dai a luz àquele que procura a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade. Deus ! Dai ao viajor a estrela guia,
ao aflito a consolação,
ao doente o repouso.
Pai ! Dai ao culpado o arrependimento,
ao Espírito a Verdade,
à criança o guia,
ao órfão o pai.
Senhor !

Que vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes. Piedade, Senhor,
para aqueles que vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé. Deus !
Um raio, uma faísca do vosso amor pode abrasar a terra; deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão,
todas as dores se acalmarão.
Um só coração,
um só pensamento subirá até vós,
como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha,
nós vos esperamos com os braços abertos, oh! Bondade,
oh! Beleza,

oh! Perfeição,
e queremos de alguma sorte merecer a vossa misericórdia. Deus !
dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até vós; dai-nos a caridade pura, dai-nos a fé e a razão; dai-nos a simplicidade que fará das nossas almas o espelho onde se refletirá a Vossa Imagem.

(Prece de Cáritas)

Que assim seja !

Você gostou deste conteúdo?

Todo o conteúdo produzido pela Fundação Espírita André Luiz é aberto e gratuito e, com a sua ajuda, sempre será.

Ao todo são transmitidas 180 horas mensais de programas ao vivo e 240 horas mensais de programas inéditos através de nossos canais de comunicação: Rádio Boa Nova, Tv Mundo Maior e Portal do Espírito. Nós acreditamos que o acesso aos ensinamentos da doutrina espírita muda o mundo, mas manter uma estrutura deste porte é muito caro, por isso a importância do apoio de nossos leitores.

Quando você apoia iniciativas como a nossa, você faz com que pessoas que não podem pagar pela informação continuem tendo acesso a ela.

Ajude o espiritismo a alcançar mais pessoas

Apoie essa causa <3
logo_feal radio boa nova logo_mundo_maior_editora tv logo_mundo_maior_filmes logo_amigos logo mundo maior logo Mercalivros logo_maior